terça-feira, 30 de agosto de 2011

Resultado da Assembleia dia 27 de agosto na ACM

1 - Referendou-se o ESTADO DE GREVE.

2 - PARALISAÇÃO no dia do SAERJ, o que na verdade (segundo minha interpretação) significa a IDA sim às escolas para BOICOTÁ-LO. Afinal, os professores que estão na era da ditadura podem trabalhar para que sua realização aconteça... Durante toda a semana anterior à sua aplicação, devemos nos mobilizar para conscientizar pais e alunos a dizerem NÃO a tal avaliação meritocrática. O Sepe Central entrará com uma liminar contra a avaliação também.

3 - No dia 24/09 haverá Assembleia. Mais informações no site do Sepe.

4 - Ato na abertura da Bienal, com cada um que participará pegando camisas de "GREVE EU FIZ" em suas regionais.

No dia 03/09 ocorrerão duas plenárias: da Luta Educadora no C.E. João Alfredo e da ORC (Oposição de Resistência Classista) no Visconde de Cairú, ambas às 15h. Na segunda, os temas principais serão: concepção sindical, avaliação da greve dos trabalhadores da educação pública estadual e estratégias de organização da luta para além da greve.

É isso, galera! JUNTOS SOMOS FORTES!

Redação  Profa. Vanessa Figueiredo .

domingo, 21 de agosto de 2011

CARTA AOS PROFESSORES E COMUNIDADE DE JACARAPAGUÁ

“(...) Numa perspectiva revolucionária, impõe-se que os alfebetizadores percebam e aprofundem a percepção de que o fundamental mesmo é fazer história e por ela serem feitos e refeitos e não ler estórias alienantes (...)” (FREIRE, Paulo - CARTAS À GUINÉ-BISSAU, Registro de uma experiência em processo - Paz e Terra - Segunda edição, 1978, RJ, Pág.27).

    Nós, professores da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro, realizamos uma greve de 60 dias, na qual lutamos diariamente por avanços em nossas reivindicações.  Num país onde 70% dos jovens com menos de vinte anos dependem do Ensino Público e os professores de oito estados, neste primeiro semestre, estão ou estiveram em greve, lutando por melhorias no ensino, demonstram o descaso dos governos em todas as instâncias com esses jovens. As nossas reivindicações profissionais apontam para uma melhoria da nossa atuação em sala de aula.    Esses jovens estão sendo conduzidos a uma prova nacional unificada : o ENEM - que hoje é a porta de entrada para a maioria das universidades públicas. Pense bem: o nosso aluno tem somente 50% da carga horária das escolas privadas, logo, ele tem apenas 50% de chances de conseguir uma boa pontuação no ENEM.
  Ao término do primeiro “round “de uma luta longa, objetivando aumentar os investimentos na escola pública, ampliar a rede de escolas, melhorar os salários dos educadores e propiciar uma escola pública capaz de formar futuros cidadãos críticos, conscientes, preparados para disputar o mercado de trabalho e uma vaga nas faculdades públicas, obtivemos algumas vitórias. Mas ,ainda temos um caminho longo para construir.
   O Estado do Rio de Janeiro não se ausenta desse processo de desmonte da escola pública, ao contrário, aqui parece ser o celeiro dessa política perversa que  terceiriza  o espaço escolar, alugam os  aparelhos de ar condicionado e computadores e contratatam instituições privadas (em detrimento às universidades públicas que poderiam ser parceiras nessa tarefa) para as “avaliações” de desempenho da escola com um todo. O papel do estado hoje, no Rio de Janeiro, é de garantir o lucro das empresas privadas, pagas com o dinheiro dos nossos impostos.Esta política pretende também fechar 22 escolas noturnas em áreas estratégicas  para população que trabalha e precisa estudar à noite.  
  No período da greve, o governador Cabral tentou por várias vezes, desmobilizar e desqualificar nosso movimento usando de todos os recursos disponíveis: gás de pimenta, ameaças de remoção dos professores, corte de salários, contratação de profissionais de instituições privadas para substituir os grevistas, etc.
    Essa prática também está presente contra outras frentes de resistência e mobilização social contra as remoções que desabrigam milhares de famílias em Jacarepaguá para a construção (com licitações duvidosas) de grandes obras cujo “legado” ou herança, será, na verdade, uma cidade mais cara para se viver. Quem de nós não conhece ao menos uma família, seja nas comunidades carentes, seja nos pequenos condomínios e vilas de Jacarepaguá, ameaçada de despejo para a construção de mais uma estrada ou de um “parque esportivo”???
Enquanto isso, o governador Cabral investe bilhões para a realização de grandes eventos: Copa do Mundo, Rock in Rio, Olimpíadas.
    Logo, temos, enquanto cidadãos, que estar atentos a essa política que poderá soar como uma música suave para os ouvidos desatentos e ecoar pelo Brasil a fora, embalando os sonhos de um governador que pretende chegar à presidência da República...  
Obs.Precisamos continuar nesta luta, mas para isto é necessário o comprometimento e a participação ativa de educadores, responsáveis, alunos e a sociedade civíl.  


Professores, filie-se ao SEPE!!!






Nota:



Companheiros Professores pedimos para divulgarem esta carta junto aos alunos e comunidade escolar.
Podem baixar de nosso blog ou retirar em nossa sede.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA GREVE REGIONAL 6

Atenção Professor! Reunião da Regional 6 do SEPE, nesta Sexta-feira às 18:30 horas. Local Sede da Regional Estrada do Tindiba, 2395   /  sala 302 - Taquara - Jacarepaguá.

Pauta:
Avaliação da Atuação na Greve e Próximas ações.

Não falte.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ATO em Nilópolis - 5/8/2011


A Greve Continua

1- A greve continua.







2- Nova assembleia na sexta-feira, dia 12/08, às 14 horas. O local ainda não está certo, mas parece que será em uma associação na Lapa.

3- Amanhã, dia 10/08 (quarta-feira), haverá uma audiência pública na Alerj, sala 317, onde serão apresentadas as propostas do governador Sérgio Cabral. O sindicato pede que estejamos presentes para fazer pressão e sensibilizar os deputados para que melhorem o reajuste oferecido (3,5%) e se incorpore o valor total do Nova Escola.
Na audiência pública o sindicato fará as denúncias encaminhadas pelos professores, principalmente os abusos relacionados à GLP, o código 30 durante a greve, contratados temporários para repor as aulas dos grevistas, entre outros.
4- Assembleia da Regional 6, nesta Quinta-feira(11/ 08) às 18 horas :


Colégio Estadual Brigadeiro Schorht
Rua dos Prazeres, 271 - Taquara - Jacarepaguá




Em algumas escolas os tempos das turmas dos professores em greve estão sendo oferecidas como GLP a outros professores, muitas vezes colegas da própria escola. Só não sei o que é mais absurdo, disponibilizar a GLP ou os colegas de trabalho pegarem a GLP.


A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTÁ ENVIANDO, POR E-MAIL, UM MODELO DE DOCUMENTO EM QUE O PROFESSOR SE DECLARA COMPROMETIDO A REPOR AS AULAS PERDIDAS DURANTE A GREVE. NÃO ASSINEM! PROCUREM O ADVODAGO DO SINDICATO.






Fonte: Profa. Luciana Monsores

Fotos: Profa. Maria das Dores Mendes Pimental

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Greve nas escolas estaduais: Assembleia nesta terça (9 de agosto) vai definir os rumos da paralisação na rede estadual

     Os professores e funcionários administrativos das escolas estaduais, em greve  mais de dois mesesrealizam umaassembleia geral nas escadarias da Alerj nesta terça-feira (dia 9 de agosto), a partir das 14h. O objetivo da assembleiana Alerj é acompanhar as negociações no legislativo estadual em torno das propostas enviadas pelo governador SérgioCabral para serem votadas pelos deputados e pressionar os parlamentares a incluírem emendas nos dois projetos de leique melhorem o índice de reajuste (3,5%) e garantam a incorporação imediata da totalidade das gratificações doPrograma Nova EscolaDurante a semana passada, a direção do Sepe visitou os gabinetes de deputadostanto dabancada governista como da oposiçãoque se mostraram favoráveis à inclusão de emendas que aproximem a propostado governo com as reivindicações da categoria.

Sepe tem recebido queixas de profissionais que estão fazendo a greve e estão sofrendo ameaças das direções dasescolas de substituição por professores contratados. O Sepe  alertou o governo que não aceitará tais medidas portender que a greve é um direito dos servidores e que a contratação é uma retaliação à greve queaté o presentemomentonão foi julgada pela Justiça.

Para o sindicatoé inadmissível que a Seeduc promova retaliações justamente num momento de negociação com ogoverno e com os próprios deputados. O Sepe  enviou propostas de emendas às mensagens do governador e continuaaberto às negociações.





Fonte: SEPE RJ

Greve dos profissionais da educação do Rio de Janeiro segue com força total

MANIFESTO DOS EDUCADORES E DEFENSORES DA CAUSA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE A LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


MANIFESTO DOS EDUCADORES E DEFENSORES DA CAUSA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE A LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Após infrutíferas tentativas de negociação, que se arrastam por anos, os profissionais da educação do Estado do Rio de Janeiro, em concorrida Assembléia, realizada no dia 7 de junho de 2011, decidiram deflagrar greve. Atualmente, um professor graduado recebe R$  750,00 brutos e um funcionário tem piso de 433,00. Somente em 2011, 2,4 mil professores pediram exoneração por completa falta de perspectiva de valorização profissional. A questão afeta a formação de novos professores nas universidades, pois, concretamente, muitos avaliam que a opção pela educação pública implica privações econômicas insuportáveis. As principais reivindicações da greve objetivam criar um patamar mínimo para que a escola pública estadual possa ser reconstruída: reajuste de 26%, incorporação da gratificação do “Nova Escola”, liberação de 1/3 da jornada de trabalho para preparação de aulas, atendimento a estudantes, participação em reuniões etc., eleições diretas nas escolas e melhoria da infraestrutura geral da rede.

Compreendemos que a greve não é episódica e conjuntural. Ao contrário, está inscrita em um escopo muito mais amplo: objetiva sensibilizar a sociedade brasileira para uma das mais cruciais questões políticas não resolvidas da formação social brasileira: o reduzido montante de recursos estatais para a educação pública acarretando um quadro de sucateamento da rede pública e a paulatina transferência de atribuições do Estado para o mercado, por meio de parcerias público-privadas.

Interesses particularistas de sindicatos patronais, de corporações da mídia, do agronegócio e, sobretudo, do setor financeiro arvoram-se o direito de educar a juventude brasileira. Para montar máquinas partidárias, diversos governos abrem as escolas à uma miríade de seitas religiosas retrocedendo no valor da escola laica.

Estamos cientes de que não é um exagero afirmar que o futuro da escola pública está em questão. A luta dos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro é generosa, resgata valores fundacionais para uma sociedade democrática e, por isso, nos solidarizamos, fortemente, com a luta em curso. Os recursos existem, desde que a educação seja uma prioridade. Por isso, instamos o governador Sérgio Cabral a negociar de modo verdadeiro com o SEPE, objetivando resolver a referida agenda mínima e a restabelecer o diálogo com os educadores comprometidos com a educação pública, não mercantil, capaz de contribuir para a formação integral das crianças e dos jovens do Estado do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2011





Veja e assine a petição manifesto em defesa da causa da Educação do Rio de Janeiro em greve



Fonte: SEPE RJ

domingo, 7 de agosto de 2011

Noticias da Greve na CBN - Mesagem da Alerj Comte Bittencourt

Amanhã (08/08), Comte Bittencourt estará ao vivo na Rádio CBN, às 10h15, falando sobre a mensagem enviada à Alerj e as emendas que estão sendo preparadas para antecipar o Nova Escola e modifica o valor do aumento dos professores do estado. Rádio CBN 92,5 FM. Vamos conferir!


Link:
Rádio AoVivo RJ




Fonte: Profa. Cristiane Moraes

sábado, 6 de agosto de 2011

Sepe convoca profissionais da rede estadual para assembleia na Alerj na terça-feira (dia 9 de agosto)

O Sepe está convocando os profissionais da rede estadual para a assembleia geral da categoria, que será realizada na próxima terça-feira (dia 9 de agosto), às 14h, nas escadarias da Alerj. O sindicato esteve na Alerj na tarde de ontem para apresentar as nossas propostas de emendas às mensagens enviadas pelo governo estadual para votação, com o objetivo que estas sejam encampadas pelos parlamentares e melhorem as propostas do governo. É muito importante que a categoria compareça em massa na assembleia, já que as mensagens podem ser votadas no dia da assembleia e a nossa pressão para conseguir o apoio parlamentar às nossas reivindicações é fundamental.   








Fonte: SEPE RJ


Fotos: Profa. Luciana Arissawa 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Carta aos Pais ou Responsáveis e alunos do CAIC Euclydes da Cunha



          Nós, professores e professoras desta escola, estamos
escrevendo esta carta para conversar com você responsável e com você
aluno(a) sobre o que nos atinge a todos e todas: o sonho da educação
de qualidade que nos está sendo roubado.
       Temos visto as condições de nossa escola que no princípio nos causava
indignação e que depois de um tempo vai-se acostumando até se tornar
natural. E isso não é bom. Não podemos tratar a falta de estrutura da
escola como uma coisa natural: banheiros, portas e janelas quebrados e
sem manutenção(entre outras coisas), ratos e mosquitos com focos
distribuídos pela escola toda, enfim, um conjunto de coisas que
destroem a imagem da escola e a faz parecer um depósito de gente e não
um espaço de desenvolvimento humano. Por que é assim, e por que temos
que aceitar tudo isso? Pagamos nossos impostos e além disso temos o
direito subjetivo a uma educação decente. Perguntamos:  o que é
decente para o governo não pode ser para o trabalhador também? Será
que os filhos dos governantes estudam em escola pública?
       Não há verba para dar uma educação de qualidade para os filhos dos
trabalhadores. Não há verba para pagar um salário decente e formação
para os professores. Mas há 30 milhões disponíveis da verba pública
para realizar a festa pelo sorteio dos grupos  das eliminatórias da
Copa do mundo das olimpíadas de 2014 na Marina da Glória, a linda
festa realizada no dia 30/07/2010. E o que nós, professores, estamos
cobrando do Estado são míseros 190 reais! E isto ainda não é o
necessário para um professor viver decentemente,  pois significa um
pouco mais de 900 reais de salário.
       Nós, professores, estamos sendo massacrados por um Plano de Metas do
governo Cabral que exige um currículo mínimo, que são os conteúdos que
temos que trabalhar com nossos alunos, pois há critérios que escapam
do controle do professor: se esse aluno sair da escola ou se uma aluna
ou professora ficar grávida a escola sofre diminuição da verba a ela
destinada pelo critério da meritocracia que o Estado quer impor. E
para que um currículo mínimo? Para aplicar o provão chamado Saerjinho
elaborado nos modelos internacionais, como mecanismo de avaliação do
emprego da verba da educação... que não chega! Cadê esse dinheiro para
melhorias na educação?  Além disso esse provão avalia apenas o governo
estadual sem considerar  os problemas de ensino muito anteriores que
são provenientes da educação municipal.
       Nós professores estamos em greve. E mesmo assim nesta escola foi
feito  um Conselho de Classe e lançamento de notas sem muitos
professores presentes. Queremos denunciar também que fazer o
lançamento de notas pelo sistema virtual chamado conexão-educação,
além de ser ineficaz, tem manipulado notas falsas para turmas que
estiveram sem professor. Nós nos recusamos a fazer uso deste sistema
por considerar que isso é tarefa administrativa já que cabe ao
professor manter notas nos diários de classe. Não estamos sendo pagos
por horas adicionais por este trabalho duplo.
       Convocamos todos os responsáveis e alunos, todos os professores e
funcionários, a fazer parte dessa luta conosco: por uma educação de
qualidade e uma escola que desenvolva o ser humano e que trate a todos
nós com respeito!
Assinam os professores em greve no CAIC

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A greve continua

Em assembleia na Fundição Progresso, na Lapaos profissionais de educação das escolas estaduais decidiram continuar agreve - daqui a poucoocorrerá ato em frente à Alerj. A categoria decidiu também manter o acampamento em frente àSeeduc e marcou nova assembleia na terça-feiradia 9, às 14hnas escadarias da Alerj.


Os profissionais da rede estadualdepois de decidirem em assembleia na Fundição Progresso pela continuidade da greve,estão se dirigindo para a Alerj, em passeata pela Avenida Chile. Nas escadarias da Alerjeles farão um ato de protesto, em conjunto com os bombeiros e com profissionais da FAETEC (Escolas Técnicas Estaduaisque votaram hoje por umaparalisação de 48 horas nestas unidades técnicas.




















Fonte: SEPERJ
FOTOS: Profa. Luciana Monsores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Companheiros do Chile em uma jornada de 1.800 horas pela Educação

Ato na Praça Seca no domingo 31-07

No Domingo 31/ 07 a Regional 6, realizou um ato público na Praça Seca onde: Conversamos com a População, recolhemos assinaturas do abaixo assinado e ainda realizamos atividades culturais. Durante 2 horas tivemos falas da população em nosso microfone e várias manifestações de apoio. Distribuimos 300 adesivos de diversos tamanhos. A população está ao nosso lado Cabral!!!









Dia 03/08(Quarta-feira)  às 9 h assembleia na Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24 Lapa, atrás do Circo Voador. Logo após ato na Alerj  às 14h. Sua presença é muito importante!!!