quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vejam a declaração absurda que a Secretária Claudia Costin deu ao jornal Extra!

Secretária de Educação adverte diretora que instituiu rodízio de aulas em escola no Itanhangá

A Secretaria municipal de Educação adverte: se houver falta de professor neste início de ano letivo, os próprios diretores devem assumir as salas de aula. A secretária Claudia Costin reprovou a atitude tomada pela diretora da Escola Municipal Lopes Trovão, no Itanhangá. O EXTRA mostrou ontem que os alunos de Educação Infantil iam às aulas dia sim, dia não, por buracos no quadro de docentes. A recomendação foi explicitada por uma circular, distribuída aos pais dos estudantes.
— Os diretores são professores também. É uma boa oportunidade para exercitar o contato com a sala de aula — frisou Costin, que mandou uma advertência para a diretora da escola:


Além da forma desrespeitosa usada pela secretária ao se referir sobre os diretores, ainda dá soluções que demonstram, publicamente, a precariedade das condições de trabalho nas escolas, que iniciam o ano letivo sem o quadro completo de profissionais, problema que cabe à secretaria resolver e, como não resolve, indicando, aí, um problema de gestão da própria secretaria que não cumpre com sua função, usa o desvio de função da equipe de direção das escolas como solução! O comprometimento da qualidade do trabalho que esta situação provoca é evidente! Mais uma vez, ela transfere para a escola responsabilidades que são da secretaria. Adotar arranjos improvisados como solução denuncia o nível real de preocupação desta secretaria em cumprir o seu papel.
A Regional 6 se solidariza com todos os profissionais da Escola Municipal Lopes Trovão, que não é a única que passa pelo problema da falta de professores. Ao contrário do que o senhor prefeito divulga, várias turmas da Educação Infantil da rede estão sem professores.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sepe entra na Justiça contra o descumprimento da Lei nº 11.178 (lei do 1/3)


O Sepe entrou na Justiça contra o governo estadual e contra a prefeitura do Rio pelo descumprimento da Lei federal nº11.178, que estipula 1/3 da carga horária para atividades extraclasse. Estas ações do sindicato terão repercussão em todas as demais redes. O STF já decidiu pela constitucionalidade da lei, que também cria o piso nacional.
Uma das conquistas da histórica greve da rede estadual em 2011 foi uma emenda ao Decreto nº677, aprovado em agosto pelos deputados, que garantia o cumprimento da Lei do 1/3. No entanto, desrespeitando o que havia sido negociado para o término da greve, Cabral vetou esta emenda. O Legislativo ainda não apreciou os vetos do governador.Esperamos que os deputados honrem com a palavra dada, mas sabemos que somente a mobilização da categoria pode fazer o governo respeitar esse direito

Não é só nas escolas, que encontramos os professores!!! Bloco da Educação do Rio.




































Arquivo da Cidade recebe textos inéditos


A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, uma publicação do Arquivo Geral da Cidade, está recebendo textos inéditos cuja temática é livre, desde que relacionada à cidade do Rio de Janeiro. Os textos podem ser apresentados como artigos, entrevistas e resenhas de livros, e deverão ser encaminhados até o dia 30 de abril de 2012. Os artigos publicados na revista serão disponibilizados no site:www.rio.rj.gov.br/arquivo.

INFORMES


Concurso Público para o Magistério Municipal - Professor I Espanhol / 2012  
As inscrições serão abertas das 10h do dia 28/02/2012 até às 23h59min do dia 08/03/2012. Consulte o Edital Regulamentador

Concurso Público para o Magistério Municipal - Professor I Matemática / 2012

As inscrições serão abertas das 10h do dia 28/02/2012 até às 23h59min do dia 08/03/2012. Consulte o Edital Regulamentador





Conselho Municipal de Educação marca nova sessão plenária pública para terça-feira
Em sua sede no Maracanã, Rua Mata Machado, 15, o Conselho Municipal de Educação realizará nova sessão plenária pública na terça-feira, dia 28.

A reunião começa às 15h, conforme comunicado do Conselho, no dia 23, no Diário Oficial do Município.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais uma luta vitoriosa!

Vários professores procuraram nossa Regional porque seus horários haviam sido distribuídos por algumas escolas, causando um enorme transtorno e comprometendo a qualidade do trabalho pedagógico. Mais uma vez, nossa diretoria, em ação conjunta com esses profissionais, conseguiu reverter esta situação e todos cumprirão seus horários apenas em suas escolas. Parabéns a todos pela conquista!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Companheiras/os do SEPE/RJ seguem as deliberações aprovadas pela Assembléia da Rede Municipal do Rio de Janeiro em 11/02/2012


1 - PARALISAÇÃO DE 24H DA REDE MUNICIPAL NO DIA 14 DE MARÇO - QUARTA - COM ATO PÚBLICO EM FRENTE A CÂMARA MUNICIPAL NA PARTE DA MANHÃ COM CONCENTRAÇÃO DAS 10H EM DIANTE E ASSEMBLÉIA GERAL DA REDE MUNICIPAL DAS 14H EM DIANTE NA ABI INDICATIVAMENTE (precisamos confirmar o local já na segunda feita agora).
2 - CONSELHO DELIBERATIVO DA REDE MUNICIPAL NO DIA 01 DE MARÇO - QUINTA - 18H EM DIANTE NO SEPE PARA DEBATER E DELIBERAR PROPOSTAS PARA A ASSEMBLÉIA MUNICIPAL DO DIA 14/03.
3 - Tentaremos construir reuniões com o Movimento Unificado das Entidades representativas de outros Servidores Municipais para que o Ato Público da manhã do dia 14/03 possa ser unificado com outros setores do funcionalismo municipal. As Regionais da Capital nas suas Assembléias deverão debater a proposta de uma Campanha "Fora Eduardo Paes" para que seja avaliada na próxima Assembléia da Rede Municipal do dia 14/03 e na Conferência do Município marcada para o dia 17/03.     
4 - A reivindicação de reajuste emergencial aprovada tem como preliminar a Incorporação das gratificações/bonus existentens nos vencimentos dos Professores e Funcionários e o aumento emergencial de 20% que é justificado pelo crescimento orçamentário previsto de 14% somado a previsão de cerca de 6% do IPCA amplo entre 2011/2012. Registramos que no Boletim do Município que será preparado pelo sindicato deveremos deverá constar além das tabelas com as atuais remunerações e as projeções dos novos valores previstos com o reajuste emergencial também uma tabela com a reivindicação histórica do SEPE/RJ que é de um piso inicial de cinco salários mínimos para o Professor e três e meio salários mínimos para os funcionários.
5 - Procurar todos vereadores integrantes da Comissão de Educação (uma reunião já está agendada com o Vereador Paulo Messina) para denunciar os problemas criados pela SME/RJ neste recomeço letivo de 2012 que inclusive desrespeitam leis federais e municipais como é o caso da oferta de espanhol aos alunos e do 1/3 e 2/3 docente. Precisamos tentar garantir a realização de uma Audiência Pública o mais breve que for possível sobre a questão da grade curricular e a delimitação de horários de profissionais de educação/alunos nas unidades escolares.
6 - O SEPE/RJ deverá entrar em contato com os Departamentos de Artes/Educação Artistica/Musica/Espanhol das Universidades Públicas bem como as Associações porventura existentes no Rio de Janeiro dos Professores destas disciplinas além de Instituições como o Instituto Cervantes para propor uma reuinião e ida conjunta na SME/RJ ainda, caso seja possível, antes do Carnaval já ao longo da próxima semana para tentar pressionar pelo imediato cancelamento formal - publicado em diário oficial - das determinações curriculares que prejudicam a ofertas destas disciplinas.
7 - Foram autorizados todas as medidas judiciais que sejam possíveis para a defesa das disciplinas que tiveram sua oferta legal limitada pelas últimas resoluções curriculares da SME/RJ caso não exista recuo administrativo da Secretaria até o final da próxima semana. Também autorizamos todo apoio juridico possível para defender profissionais que perderam lotação por conta da Circular 01/2012 da SME/RJ ou que tenham sofrido retaliação/assedio moral por não terem corrigido as avaliações institucionais da Prefeitura no ano de 2011. Igualmente deliberamos que o Departamento Juridico faça um parecer da viabilidade do questionamento judicial contra a diferença dos valores pagos pelos salários das APAs contratadas pela Conlurb que trabalham nas escolas e as Merendeiras estatutárias. Sendo possível no parecer a propositura de ação juridica pela isonomia dos vencimentos a mesma já fica aqui formalmente autorizada. Finalmente fica determinado a divulgação no endereço eletrônico do sindicato da numeração dos processos judiciais que o DJ do SEPE já entrou reivindicando a aplicação correta da legislação federal de 1/3 e 2/3 para a rede municipal bem como a distribuição do conteúdo desta inicial as direções das Regionais da Capital.  
8 - Materiais da Campanha Salarial de 2012 serão inicialmente um Boletim da Rede Municipal que deve ser produzido até o final da próxima semana antes do carnaval bem como deverá ser preparado para ficar pronto até o Conselho Deliberativo de 01/03 um outro Boletim Específico dos Funcionários Administrativos da Rede Municipal além de Jornal Mural convocando a paralisação do dia 14/03. Deverá ser feita uma campanha publicitária de inserções nos rádios e jornais na primeira quinzena de março para ampliar a convocação do ato e assembléia do dia 14/03. O SEPE Central deverá pagar um veiculo por Regional para visitar escolas da rede municipal entre 27/02 e 09/03 - sendo que será custeado apenas um dia em cada Regional - como forma de apoio centralizado a convocação das atividades do dia 14/03. As Regionais deverão indicar qual data preferem para essa visita centralizada até o final da próxima semana.
9 - Definimos que faremos a retomada dos encontros dos coletivos por área disciplinar e profissional na programação da Conferência da Rede Municipal de Educação prevista para ocorrer no sábado do dia 17 de março de 2012. Aprovamos também que o SEPE/RJ deverá procurar estimular a recuperação das reuniões do Forum de Defesa da Educação Pública do Rio de Janeiro para que o mesmo organize com suas diversas entidades componentes representantes dos profissionais  e estudantes da educação básica, técnica e superior um nova Marcha em Defesa da Educação Pública apontada para o final de Março de 2012.
10 - Por fim aprovamos duas Moções que devem ser colocadas no endereço eletrônico do sindicato. A primeira Moção é tanto de Repúdio as Perseguições que Profissionais de Educação da Rede Municipal estão sofrendo por resistirem a implementação dos projetos meritocráticos da SME/RJ como de Solidariedade a resistência destes Professores e Funcionários Assediados Moralmente. A segunda Moção tem o texto a seguir:
Moção de Apoio Crítico a Greve dos Profissionais da Segurança Pública Estadual - Bombeiros, Policiais Militares e Civis
O SEPE/RJ apoia a greve dos Bombeiros e Policiais do Estado do Rio de Janeiro por expressar na prática as contradições inerentes das relações de exploração capital e trabalho. Repudiamos a ofensiva dos Governos Cabral e Dilma contra os Profissionais da Segurança Pública que ganham miseráveis salários e possuem péssimas condições de trabalho. A greve da PM, Polícia Civil e Bombeiros tem um caráter progressista, que coloca em cheque a reacionária hierárquia militar, desestabiliza os governos estadual e federal e abre a discussão sobre o direito de sindicalização e de greve dos militares. Entretanto esta moção faz a ressalva de que a força policial estadual representa historicamente a imposição da ordem capitalista e a proteção da grande propriedade privada.
O SEPE/RJ não tem a ilusão de que a violência policial contra os trabalhadores será imediatamente amenizada depois desta greve. Não acreditamos que a polícia compreenderá de imediato nossas greves e manifestações e que também não mais usará sobre nós suas armas letais e não letais e que não prenderão nossos militantes. Que a instituição policial desobedecerá doravante as ilegais e autoritárias ordens de reintegração de posse - como ocorreu na Ocupação do Pinheirinho em São José dos Campos - para retirar a força de suas casas os trabalhadores com objetivo de entregar a propriedade aos grandes especuladores capitalistas. Ou ainda, sabemos que força policial violenta é necessária ao Estado na Sociedade Capitalista para levar a cabo suas desiguais políticas de repressão e controle social como - por exemplo - as UPPs no Estado do Rio de Janeiro. Toda Solidariedade Classista aos Trabalhadores da Segurança em Mobilização e Greve. Pela Libertação das Lideranças Grevistas Militares Presas.
ASSEMBLÉIA DO SEPE/RJ DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DE 11 DE FEVEREIRO DE 2012.  

Rede estadual fará paralisações de 24 horas nos dias 28/2 e 14/3: Veja o que foi decidido na assembléia geral no sábado (dia 11/2) na ACM

Os profissionais da rede estadual realizaram uma assembleia geral no sábado (dia 11), no auditório da ACM, no Centro. Aplenária votou pela realização de paralisações de 24 horas nos dias 28 de fevereiro e 14 de março, dando início àmobilização em torno da campanha salarial 2012 e a luta pela conquista dos nossos direitos. 
No dia 28 de fevereiro, além da paralisação, a categoria realizará uma assembléia geral, em local a confirmar e, depois, um ato público na Alerj, à tarde, do qual participarão o MUSPE e suas entidades representativas, inclusive os setores dasegurança pública. Ainda neste dia, a rede estadual lançará a campanha salarial de 2012, tendo como reivindicaçãoemergencial, além da incorporação de todas as gratificações ainda existentes para professores e funcionários, umreajuste de 36%.
A assembleia também aprovou que o Sepe disponibilizará todo o apoio político e juridico que for possível aos profissionaisque procurarem o sindicato em busca de proteção contra a perda de lotação escolar original.

Resultados da reunião com a SEEDUC – 10/02

Na primeira reunião, na ultima terça-feira dia 07/ 02/ 2012, o secretário Wilson Risolia participou das discussões. No dia 10, como ele não pôde comparecer, o subsecretário de Gestão de Pessoas da Seeduc, Luiz Carlos Becker, representou o governo – o subsecretário também participou da primeira reunião. A seguir, listamos os assuntos discutidos na reunião.

1)    Professores excedentes: a Secretaria fará uma orientação interna para que estes profissionais sejam lotados dentrodas suas próprias escolas em projetos de reforço escolar, projeto Autonomia, coordenação comunidade-escola e comocoordenadores de reforço. O pagamento dos salários continuará normal e o auxilio transporte também – até tudo estarresolvido pela Seeduc. Os casos que não forem resolvidos após estas medidas serão discutidos com o Sepe;

2)    Animadores culturais: reverteram a demissão da animadora Sônia e regularizaram o seu pagamento. A Secretarialevantou a dívida com a Previdência e aguarda uma reunião com a Receita Federal para resolver a questão. Em relaçãoàs licenças médicas, a Secretaria aguarda o parecer da Perícia Médica e da Procuradoria para solucionar o problema;

3)    Funcionários: ocorrerá uma reunião específica para tratar da regularização dos profissionais de 30 horas;

4)    Horário dos professores de Religião e da segunda Língua Estrangeira(espanhol e francês): Secretaria vai verificar oquadro de horários para resolver a solução – o Sepe vai acompanhar a situação de perto;

5)    Projeto Autonomia: ocorrerá audiência específica do sindicato com o responsável pelo programa;

6)    Aposentadoria dos readaptados: os casos mais recentes, no entendimento da Seeduc, já têm direito à aposentadoria. A Secretaria vai apresentar documentos sobre isto na próxima semana;

7)    Aposentadoria por invalidez ou doenças graves: a Seeduc encaminhará o estudo da Secretaria Jurídica do Sepe ao RioPrevidência;

8)    Professor em unidade e Parceria Público Privada(PPP): segundo a própria Seeduc, eles devem se adaptar aoprograma. Caso contrário, deverão procurar nova lotação – o Sepe pede a estes profissionais que estiverem nesta situação para procurarem o sindicato;

9)    Conexão Educação: a Seeduc enviará para as escolas uma circular, informando que o professor que não lançar as notasnão poderá ser cortado do quadro de horários e transferido da unidade pela direção – a circular também falará sobre as matrículas dos alunos.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VITÓRIA!

Professores da Regional, que estavam ameaçados de sobrarem em suas escolas, permanecerão nas mesmas, em função da ação conjunta desses professores com nossa diretoria. Mais uma vitória da mobilização de forças para uma resistência coletiva e organizada!

SME muda grade curricular para tentar resolver problemas
A Secretaria Municipal de Educação do Rio publicou no Diário Oficial a segunda mudança do ano da grade curricular das escolas – o site do Sepe publica a resolução completa. A SME vem tentando corrigir os problemas dagrade que ela própria criou com a primeira mudança, no início de fevereiro. Devido à grande pressão da categoria e do Sepe, com a nova grade, a Secretaria flexibilizou os horários de entrada dos professores que trabalham em tempo integral. Mas os problemas com os professores de inglês, artes, música e espanhol continuam. O sindicato vai continuar apressionar a SME a melhorar a grade.

Leia o que foi discutido na audiência com o secretário Wilson Risolia


direção do Sepe se reuniu hoje (07) com o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia. Diversos e importantesassuntos foram discutidos, como o profissional de educação poderá ler. O Sepe também orienta aos professores efuncionários que estiverem com problemas a mandar para o sindicato os relatos, com o nome da escola, para que osindicato possa repassar ao próprio secretário na próxima audiência, que ocorrerá nesta sexta, dia 10 – véspera daprimeira assembleia da categoria, que ocorrerá dia 11, às 16, na ACM.
A seguir, os temas discutidos:

1) Lotação dos professores e Programa Autonomia: A Seeduc ampliou o programa autonomia para resolver a distorção idade/série que, segundo o secretário, atinge 60% dos alunos do ensino médio. Denunciamos que direções de escola estão “derrubando” turmas regulares e “convencendo” os alunos a aderirem ao programa, que consiste em ensino à distância (Telecurso), com apenas um professor-monitor. Centenas de professores estão sobrando em suas escolas; alunos com problemas para conseguir a matrícula e salas de aula mais lotadas ainda. Denunciamos, também, o caso de um professor que ficou com carga horária distribuída em oito escolas. O secretario afirmou que a adesão não é obrigatória e que não orientaram as direções e coordenadorias a realizarem um processo de convencimento dos alunos. Não tinham conhecimento do quantitativo de “sobra” de professores e das situações de lotação. Depois de muito debate o secretário marcou nova audiência para sexta-feira (10), às 9h30, na Seeduc, para tratarmos desse assunto. É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES QUE ESTÃO NESSA SITUAÇÃO NOS MANDEM UM RELATO PARA PODERMOS APRESENTAR NA SEXTA-FEIRA, ALÉM DE CONTATO COM ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM MATRÍCULA.
2) CES: Não haverá fechamento dos CES e não haverá mudança na lotação dos professores. Continuam sob a direção da Seeduc, mas contarão com convenio com o CECIERJ para cursos técnicos elementares.
3) Acesso do Sepe às escolas: O Secretário afirmou que não existe ordem da Seeduc de impedir o Sepe de entrar nas escolas e colocar materiais. Ele afirmou que fará um comunicado às direções, reforçando nosso direito à organização sindical.
4) 1/3 e 2/3 da carga horária: Risolia afirmou que a Secretaria tem a tese da hora cheia. Ou seja, como a hora aula é de 50 minutos os docentes de 16 horas já tem mais de 1/3 de sua jornada sem alunos garantida. E Esses profissionais representam 70% da categoria. Só fecharão a questão em abril.
5) Concurso para funcionários e carga horária de 30 horas: Reapresentamos a reivindicação e marcaremos discussões sobre o quadro técnico nas escolas. Anunciamos o problemas das terceirizadas que trocam de municípios- principalmente em ano eleitoral, demitem para recontratar mas não pagam FGTS e outros direitos. Quanto a fixação das 30h o Secretário verificará a situação atual para nos dar resposta, reabrindo a discussão.
6) Aposentadorias por doenças: Muitos colegas estão sendo aposentados por invalidez, doenças crônicas ou graves e sem a integralidade do salário. Temos legislação que garante a integralidade e também jurisprudência. O Secretário nos orientou a procurar o responsável pelo DRV para discutirmos a questão.
7) Passivos: O Secretário afirmou que já liquidou todos os passivos, não há mais enquadramentos pendentes. Portanto, se alguém não tiver recebido envie para o Sepe um relato para levarmos à SEEDUC na sexta-feira.8
8) Ensino Religioso e Espanhol: É obrigação do estado oferecer, mas não é obrigatório para o aluno. Risolia afirmou que o professor dará aula para quantos alunos optarem pelas disciplinas em questão e que não é obrigatório estarem essas disciplinas nos primeiros e últimos tempos de aula . Isso é somente uma orientação. NO ENTANTO, TEMOS  PROFESSORES DESSAS DISCIPLINAS QUE FICARAM COM O HORÁRIO EM TRÊS DIAS NOS TRÊS TURNOS. AQUELES QUE ESTÃO NESSA SITUAÇÃO NOS ENVIEM SEUS HORÁRIOS PARA DISCUTIRMOS COM A SEEDUC.
9) REAJUSTE SALARIAL: O Secretário afirmou que sua vontade é de realizar uma política salarial de pelo menos três anos. No entanto, isso não depende só dele. Está em discussão no Governo e ele espera que até março tenha resposta.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SEEDUC está fechando turmas no Ciep Ayrton Senna

No dia 9 de Janeiro a direção do CIEP 303 Brizolão Ayrton Senna da Silva recebeu de funcionários da CoordenadoriaRegional Metropolitana X,a notícia do fechamento de turmas que estavam previstas para o ano de 2012. Eram 12 turmasde Ensino Fundamental, do 7° ao 9° ano, que já haviam sido autorizadas pela Secretaria Estadual de Educação, visto queos professores já estavam alocados e sua carga horária devidamente distribuída entre elas no sistema Conexão.
Não houve qualquer consulta à comunidade e os pais foram comunicados apenas no dia 25 de Janeiro, em reunião com apresença de um representante da SEDUC - há menos de duas semanas, portanto, do início das aulas. Além disso, as redesestadual e municipal não possuem na região estrutura adequada para receber os cerca de 800 alunos que não serãorecebidos no CIEP: muitos só encontraram vaga em escolas de Botafogo ou de Copacabana. Por sua vez, o GinásioExperimental Carioca Márcia Foletto, que deveria suprir a demanda da população desassistida pelo CIEP Ayrton Senna,ainda não foi inaugurado e não se encontra em condições de receber os estudantes, os quais terão seu ano letivoatrasado em virtude desse fato; ao mesmo tempo, o CIEP terá boa parte de sua estrutura ociosa, notadamente no 2°turno, para o qual foram mantidas apenas 3 turmas.
Com o fechamento, 33 professores  foram colocados em disponibilidade na Coordenadoria Regional. Eles já estavam comsua rotina e seus horários estruturados. Os estudantes que foram atingidos pela medida também terão dificuldades, jáque,  em muitos casos, trata-se de  pré-adolescentes, que não possuem maturidade suficiente para se deslocardesacompanhados até os bairros em que existem vagas e que não estão preparados, dado o momento em que essanotícia foi divulgada, para lidar com essa mudança.

SEPE convoca profissionais da rede estadual com problemas administrativos para audiência nesta terça-feira (dia 7/2) na SEEDUC.

Nesta terça-feira (dia 7 de fevereiro), o Sepe terá uma audiência com o secretário de Educação Wilson Risolia na SEEDUC, a partir das 10h. O Sepe convoca os profissionais da rede estadual que estão enfrentando problemas com a carga horária, lotação ou sobra no quadro funcional da sua escola para que acompanhem o encontro com o secretário,onde estas questões serão colocadas na pauta da reunião. Estes profissionais deverão se concentrar naporta da secretaria, na Rua da Ajuda, às 9h, para acompanhar a audiência.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

UERJ abre cursos gratuitos de especialização em Educação Básica

A UERJ abriu cursos gratuitos de Especialização em Educação Básica (360 horas), com as seguintes modalidades: Ensino de Geografia  (10 vagas) e Ensino de Biologia (8 vagas); as aulas serão às 2ª e 4ª feiras, das 7h30 às12h30. As inscrições vão até 10 de fevereiro. O contato pode ser feito no email:pos.ffp.uerj@gmaill.com

Nota do SEPE sobre o Projeto Autonomia da SEEDUC: Autonomia para quem?

Neste início de ano letivo, 
muitas escolas estaduais estão
vivendo um verdadeiro caos. 
Sem qualquer diálogo com a 
comunidade escolar, a SEEDUC 
determinou o fechamento de 
turmas regulares e a abertura 
de turmas do Projeto Autonomia 
que utiliza a metodologia Telecurso da Fundação Roberto Marinho. 
Como estas teles salas utilizam apenas um professor por turma, 
o resultado é que vários professores, ao chegarem às suas escolas, 
simplesmente não têm maisturmas para lecionar e precisam, 
agora em fevereiro, mudar de escola, dividir seu tempo entre 
várias unidades,encaixar-se em horários já estabelecidos, etc. 
Centenas ou até milhares de professores viverão este verdadeiro 
calvárionas próximas semanas.

O primeiro aspecto que salta aos 
olhos é a falta de planejamento: 
as escolas atingidas terminaram o 
ano de 2011 com uma previsão de 
quantitativo de turmas regulares e agora 
em fevereiro essa previsão foi alterada 
com a diminuição das turmas regulares 
para criação das turmas de aceleração da 
autonomia. 
Professores que chegaram a participar doconcurso de remoção e escolheram
definindo horário e local de trabalho para o ano de 2012, agora se vêem 
semescola e escolas, sem horário, tendo que alterar a vida de suas famílias
porque a SEEDUC não se importa em implementar aspolíticas no tempo 
adequado para escolas, alunos e professores. Já está tudo organizado? 
Não importa. O que vale é o que a secretaria manda fazer!
Mais uma vez as decisões foram tomadas sem que a comunidade escolar 
e repetindo o erro tradicionaldestas políticas educacionais governamentais: 
são pedagogias de gabinete feitas sob encomenda para economizarrecursos
orçamentários fosse consultada  educacionais e não para investir na melhoria
da qualidade educacional. 
Também está em jogo amelhoria dos indicadores que compõem o IDEB: 
formação destes alunos (que levarão apenas um ano paracompletar o ensino
fundamental e ao acelerar a 18 meses para terminar o ensino médio), 
o “autonomia” diminui a distorção idade-série e a repetência escolar, 
elevando consequentemente o IDEB. Mas, a que preço?Aqui aparece o 
segundo aspecto a ser duramente criticado: mais uma vez, o professor 
entregador de conhecimentos prontos, um simples mediador “genérico”, 
como afirma o próprio é reduzido a um mero gerente do projeto na
 SEEDUC,Antônio Neto: "O diferencial é que cada docente vai orientar e 
mediar tarefas em diversas áreas do conhecimento, e o aluno terá a chance
ativamente".Este aspecto está no cerne da metodologia do Telecurso. 
Ao professor, de participar sobra apenas a tarefa de contextualizar 
oconteúdo e não mais produzir conhecimento. 
O educador auxilia a tecnologia a ensinar e não o contrário. 
Telecurso:"O professor do Telecurso deixa de ser especialista 
em conteúdos específicos e Veja o que diz o site do projeto 
passa a serresponsável pela contextualização do conteúdo do 
de cada região brasileira".A política educacional do economista
Risolia é assim: para os alunos que programa de acordo com a 
realidade enfrentaram as maiores dificuldades em suatrajetória 
escolar e precisariam de um atendimento  maior qualidade, 
oferece-se um aprendizado aligeirado epadronizado, travestido 
de moderno e de  qualidade. Desta forma, a escola vai se tornando
cada vez mais fábrica, onde oque importa é o “produto”
chegar ao final da linha de produção no tempo previsto.


Todos à Assembléia, dia 11 de fevereiro, 
14 horas na ACM. 
 a luta pode impedir 
que tais absurdos continuem!