sábado, 31 de março de 2012

Seminário Racismo e anti-racismo na educação básica do Rio de Janeiro na UERJ


O Seminário Racismo e anti-racismo na educação básica do Rio de Janeiro será realizado na UERJ (auditório 11), nodia 18 de maio. Veja a composição da mesa de debates:

15 horas

Profª. Mônica Lima - UFRJ

Direção do SEPE  RJ

Profª. Claudia Miranda -
 UNIRIO

Mediador: Prof.
 Augusto Lima – GPMC - UFF

17 horas

Profª. Nilma Lino Gomes - UFMG

Profª. Vera Maria Candau  PUC - RIO

Prof. Amaury Mendes Pereira -
 UEZO

Mediador: Prof.
 Ahyas Siss  PPGeduc  UFRRJ

Além dos debates, haverá também o lançamento dos seguintes livros:

Relações étnicorraciais na escola: desafios teóricos e práticas pedagógicas após a Lei 10.639.

Organizadores: Claudia Miranda (UNIRIO),
 Mônica Regina Ferreira Lins (UERJ) e Ricardo Cesar Rocha da Costa (IFRJ)

Ed. Quartet/FAPERJ, 2012.
Histórias da África e dos africanos na escola.Desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dosprofessores de História.

Autor:
 Luiz Fernandes de Oliveira (UFRRJ)

Ed. Imperial Novo
 Milênio/FAPERJ, 2012.
Escola, Culturas e diferenças: experiências e desafios na educação básica.

Organizadores:
 Cristiane Gomes de Oliveira (UERJ), Luiz Fernandes de Oliveira (UFRRJ) e Maria Claudia de Oliveira ReisFerraz (UERJ)

Ed. Imperial Novo
 Milênio, 2011.

Comissão Organizadora do Evento:


GRUPO
 DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E CULTURAS. (GPMC)


PPGEduc
 - Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares” da UFRRJ.


Sindicato
 Estadual dos Profissionais da Educação  SEPE.


Apoio


Ed. Quartet, ED Imperial Novo
 Milênio, FAPERJ, CAp - UERJ, UNIRIO, UFRRJ e UFF


quarta-feira, 28 de março de 2012

Atenção Categoria!


O Sepe conseguiu, durante audiência na SEEDUC, a garantia de que nenhum profissional da Educação receberá o código 30 nos dias 28/02 e 14/03 e, sim, o 61.


Todo o apoio à comunidade escolar do CAIC Euclides da Cunha (Rio das Pedras) que quer indicar, legitimamente, alguém do próprio grupo para a direção da escola e não aceitar a indicação da SEEDUC. Estamos juntos nesta luta!


Mais um caso de direção de escola com postura autoritária e arbitrária! Uma professora do Colégio Estadual Golda Meir está sem pagamento porque foi aberto um processo de abandono de emprego contra ela e ela nem sequer havia sido notificada! Mais uma vez, perguntamos: Qual será o papel daqueles que ocupam a função de direção? O que se ganha e o que se perde com atitudes deste tipo? Estamos juntos, também nesta luta!

IMAGEM DE YEMANJÁ É DESTRUÍDA A PEDRADAS


RIO - Os pescadores da Barra da Tijuca estão se sentindo desprotegidos nos últimos dias. Na madrugada desta quarta-feira, a estátua de Iemanjá que adornava uma parte do quebra-mar foi destruída a pedradas por vândalos. O leitor Paulo Roberto Freitas, que costuma passar pelo local, percebeu a estátua quebrada e enviou a foto para o Eu-repórter. A Associação de Pescadores da Barra da Tijuca disse já ter encomendado uma nova imagem para o mesmo local. Sem muita surpresa, o presidente da colônia, Luiz Carlos Araújo, disse que é a quarta vez que a estátua é destruída desde sua inauguração, em 1973.



- Essa que foi destruída estava ali há quatro meses. Já trocamos várias vezes, mas, de madrugada, tem gente que vem e quebra - afirma ele, que não descarta a possibilidade da ação ser motivada por intolerância religiosa.



Para o pescador, a falta de policiamento no quebra-mar favorece a ação criminosa:

- Tem muita gente estranha que vem para cá à noite, não dá para saber. São grupos de jovens que bebem demais e podem ter vandalizado a estátua. Mas também pode ser obra de um grupo religioso que não gosta de Iemanjá. Não posso acusar ninguém.



Sensibilizados com os pescadores, a Subprefeitura de Barra e Jacarepaguá e o Grupo Ofarerê pretendem contribuir para evitar que a nova imagem de Iemanjá seja novamente alvo de vândalos. Ismael Evangelista, líder do Ofarerê, quer instalar no local uma estátua de dois metros de altura em fibra de vidro.

- O atentado pode ter sido motivado por intolerância religiosa, sim. Essa estátua existe há tempos ali, mas ganhou visibilidade após a comemoração do Dia de Iemanjá que fizemos lá este ano. Isso pode ter chamado a atenção de vândalos- suspeita Evangelista.

DESCONTO EM ENSINO SUPERIOR


A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou parceria com a Universidade Estácio de Sá para o oferecimento de diversos cursos de pós-graduação/MBA à distância com desconto de 20% para os servidores públicos estaduais. Os descontos são válidos para as matrículas realizadas até o dia 14 de abril e os cursos são nas áreas de Direito, Gestão, Humanas, Saúde, Segurança Pública e Tecnologia.


A primeira mensalidade é gratuita e a partir da segunda mensalidade haverá 20% de desconto até o final do curso. Além disso, os servidores também poderão contar com mais descontos na graduação tradicional e na graduação à distância, variáveis de acordo com o curso e a unidade.

Para obter mais informações, basta consultar os cursos aplicáveis na unidade escolhida ou entrar em contato pelos telefones 3231-0000 (cidades com DDD 21) ou 0800-282-3231 begin_of_the_skype_highlighting            0800-282-3231      end_of_the_skype_highlighting. É preciso apresentar cópia do contracheque atual e solicitar o lançamento da bolsa convênio com o Governo do RJ no momento da matrícula, na unidade Estácio.

domingo, 25 de março de 2012

ATENÇÃO CATEGORIA!!!!!

28/03/2012

Paralisação na rede estadual: às 10h, assembléia da rede estadual, na ABI; logo depois, Marcha em Defesa da Escola Pública, (Candelária à Cinelândia), em conjunto com as entidades que compõem o Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública.
Audiência pública na Alerj discute o Projeto Autonomia da rede estadual, a partir das 9h.

Vencida mais uma batalha!
Após a audiência na SME, conseguida pelo grupo de professores da E.M. Rio das Pedras, juntamente com um dos diretores de nossa Regional, a situação vivida pela comunidade escolar desta Unidade e da E.M. República da Colômbia já começou a mudar. Foi feita a contratação de carros pipas para remediar o problema de falta d’água sofrido pela E.M. Rio das Pedras e, através da liberação de uma verba emergencial, a Rio Urbe fez uma obra na escola e normalizou o abastecimento.
Não devemos esquecer, entretanto, que a luta é pela construção do novo prédio e que, segundo a SME, apesar da precariedade da situação já durar anos, não há previsão de data para o início da obra. A mobilização de todos é o único caminho de pressão para uma solução digna e definitiva. A ida à SME, no dia 14/03, por si só, já surtiu efeito. Vamos continuar juntos nessa luta!


Não aceite o código 30!
A SEEDUC está pressionando vários diretores de escolas a lançar o código 30 nos profissionais que paralisaram no último dia 14, alegando que não foi avisada da paralisação, portanto, não a reconhece oficialmente e que apenas 270 profissionais pararam. Nesta segunda-feira, diretores do SEPE central vão à SEEDUC para resolver esta questão.

Câmara do Rio de Janeiro aprova projeto (PL) que proíbe material didático sobre diversidade sexual

Câmara aprova projeto que proíbe material didático sobre diversidade sexual

22/03 às 19h44 - Atualizada em 22/03 às 19h46
Informe JB - Jorge Lourenço

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que proíbe a distribuição, exposição e divulgação de material didático sobre diversidade sexual no Rio de Janeiro. Elaborado pelo vereador Carlos Bolsonaro (PP-RJ), o PL 1082/2011 proíbe até orientações sobre o combate à homofobia e direitos dos homossexuais. 

"A distribuição e divulgação de material didático com conteúdo sobre a diversidade sexual, pode ser considerado uma afronta aos conceitos da família tradicional, cabendo, somente à família determinar o momento certo de expor tal assunto aos seus filhos", justifica Bolsonaro, no texto do projeto. O vereador também propôs o "Dia do Orgulho Hétero" no Rio. 

Contra

Os vereadores Brizola Neto (PDT), Reaimont (PT), Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Eliomar Coelho (PSOL) e Paulo Pinheiro (PSOL) bem que tentaram dissuadir os outros parlamentares, mas não deu.
No fim, o projeto de Carlos Bolsonaro foi aprovado por 21 votos contra 9.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Servidor aposentado por invalidez terá proventos integrais e paridade

Por unanimidade, o Plenário aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/12, que garante a servidores públicos aposentados por invalidez proventos integrais e paridade ao pessoal da ativa. A proposta vai ser promulgada em sessão solene do Congresso nos próximos dias, explicou Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu os trabalhos.
 A PEC determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, com suas respectivas autarquias e fundações, façam, no prazo de 180 dias da entrada em vigor da emenda, a revisão das aposentadorias e pensões delas decorrentes concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004.
 Os dois turnos de discussão e votação da PEC, exigidos pela Constituição, foram realizados ontem em sessões extraordinárias abertas em sequência, graças a acordo de líderes.
 As emendas de redação apresentadas pelo relator na Comissão de Constituição e Justiça, Alvaro Dias (PSDB-PR), apenas transferem a matéria das disposições transitórias para os dispositivos permanentes da Constituição. A apresentação de emendas de mérito obrigaria o retorno da proposta à Câmara, o que retardaria a tramitação da proposição, de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que acompanhou a votação do Plenário.
 "Erro histórico"
Alvaro disse que a aprovação corrige um erro histórico que existia desde a promulgação da Emenda Constitucional 41/03. Com a aprovação da PEC 5/12, explicou, o servidor público poderá receber proventos equivalentes à sua última remuneração, com vinculação permanente entre proventos de aposentados e a remuneração da ativa, incluindo a extensão aos inativos de todas as vantagens concedidas aos ativos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A Luta que nos move


O ano letivo de 2012 começou regado a arbitrariedades no âmbito da Educação. Ainda nas férias, professores foram convocados por suas direções para o preenchimento de notas do Conexão Educação, atitude invibializada pela ação de nossa regional. Depois, a tentativa de colocar alguns professores em situação de “sobra”, tendo que cumprir carga horária em 2 ou 3 escolas diferentes. Práticas como não fixar o MCF na sala dos professores, mudar horários e turmas sem respeito à ordem do memorando nos fazem questionar o papel dos professores que ocupam a função de direção. Bombardeados pelo autoritarismo das instâncias hierarquicamente superiores, reproduzem com espantosa desenvoltura e obediência práticas que só visam fomentar o antagonismo entre colegas e o conseqüente enfraquecimento da mobilização da categoria.
As mudanças na grade curricular são um exemplo da arbitrariedade que vem do órgão central e vai contaminando os procedimentos adotados pelas Metros e direções de escolas. A valorização de uma língua estrangeira em detrimento de outra, obrigando professores a assumirem o dobro de turmas, com uma carga horária reduzida pela metade, sofrendo um desgaste muito maior para conseguir ensinar muito menos é uma arbitrariedade de desrespeito inominável aos profissionais e aos alunos que, com um tempo de aula semanal, não terão a menor chance de ter uma base de conhecimento sobre qualquer língua estrangeira dada nessas condições.
Como se não bastasse, diretores de nossa região resolveram decidir sozinhos que Língua Estrangeira priorizar e, depois de questionados pela Metro, acataram obedientemente a sua imposição de realizar um plebiscito a respeito. O referido plebiscito, feito em 24h, não teve a participação de nenhum segmento da comunidade escolar no seu planejamento, não abriu espaço para debate e discussão sobre os procedimentos para sua execução, desde quem teria direito a voto – os responsáveis não foram convidados a votar, mas os funcionários terceirizados, sim – até a falta de um sorteio para definir a ordem das disciplinas na cédula. A direção, sempre que questionada, se limitou a dizer que cumpria as determinações da Metro. Mas qual seria o papel dos professores que ocupam a função de direção? Fazer o jogo do governo, que coloca uma disciplina em disputa com a outra, um professor contra o outro, direções contra professores e funcionários e vice-versa? É essa luta que nos move? Que nos vai levar à conquista de uma Escola Pública de qualidade? Quem é o nosso verdadeiro adversário?

terça-feira, 20 de março de 2012

O Estado de Nossas Escolas

A precariedade dos prédios da rede municipal de ensino associada a soluções de improviso dadas pela Prefeitura deixam a comunidade escolar apreensiva com tanto descaso com o dinheiro público em obras de reforma e construções que mostram problemas meses depois de serem concluídas e, principalmente, com a integridade física das pessoas que freqüentam esses espaços.
O CIEP Luis Carlos Prestes sofreu uma reforma que custou um milhão e trezentos mil reais, há cerca de um ano atrás. Apesar do custo altíssimo da obra, ventiladores e prateleiras estão caindo, deixando parafusos expostos, uma das salas de aula está interditada porque parte do teto caiu, colocando em risco a vida de crianças e adultos, e o banheiro feminino não está funcionando. Questionados, os engenheiros argumentam que estes problemas fazem parte do desgaste natural do tempo (um ano!!).
A situação vivida pela EM Frei Gaspar é ainda pior. Construída em 2008, apresenta várias rachaduras, descolamento de pastilhas do revestimento da fachada e esquadrias das janelas tortas e empenadas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil interditaram o prédio por apresentar problemas estruturais e risco de desabamento. Depois que a imprensa repercutiu o caso, a partir da denúncia do SEPE, o engenheiro envolvido com denúncias sobre a liberação de brinquedos no Parque Terra Encantada, em 2010, onde uma senhora de 61 anos morreu ao cair da roda gigante, emitiu laudo liberando o prédio da escola para funcionamento, baseado numa vistoria “restrita a uma análise técnica visual”. Como uma obra tão recente passa por esse tipo de problema? Como acreditar numa vistoria feita superficialmente por um engenheiro com este histórico? Por que os andaimes com escoramentos na laje do primeiro piso foram mantidos, já que não existe risco? A situação é extremamente grave, pois envolve risco de vida!
Basta relermos a matéria sobre a situação vivida pelas Escolas Municipais República da Colômbia e Rio das Pedras, desde o desabamento desta última, e as condições em que este desabamento ocorreu, para vermos o quão questionáveis são laudos emitidos desta forma.
Durante a manifestação do dia 14/3, um grupo de professores da EM Rio das Pedras, junto com um de nossos diretores, foi à SME pressionar por uma audiência e conseguiu ser recebido pela assessoria da secretária Claudia Costin. Depois de insinuar que o desabamento aconteceu por um problema de gestão, já que a manutenção do prédio cabe à equipe de direção (pasmem!), quase três anos depois, a solução adotada, na época, como emergência, continua mantida e não há previsão de quando o novo prédio será construído porque houve problemas com o TCM em relação ao orçamento da obra. Mas a prefeitura está construindo dois EDIs e uma escola regular no bairro... Por que não priorizar a reconstrução de uma Unidade que está funcionando de forma tão precária?
É importante que professores, funcionários, alunos e responsáveis de todas essas escolas entendam a necessidade de mobilização junto à Regional e ao SEPE central para que tenhamos força de intervenção nestas realidades tão graves. Nossa força é proporcional à nossa mobilização. Estamos juntos nesta luta!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Deliberações da Assembleia do Município

Além da paralisação de 24 horas e do ato na Cinelândia, os profissionais da rede municipal do Rio realizaram uma assembleia geral na tarde desta quarta-feira (dia 14/3), no auditório da ABI. A plenária votou que a categoria fará uma nova paralisação de 24horas no dia 12 de abril, com a realização das seguintes atividades:
10h - ato público no Centro Administrativo da prefeitura (Praça Onze).

14h
 - Assembleia geral (local a confirmar)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Paralisação de 24 horas na Rede Municipal do Rio e na Rede Estadual. Ato na Cinelândia

Regional VI visita escolas com problemas em Jacarepaguá

A direção da Regional VI do Sepe esteve ontem (8) na Escola Municipal República da Colômbia, no Condomínio Riviera DelFiori, na Barra da Tijuca. A EM República da Colômbia abriga, desde 2009, os alunos da EM Rio das Pedras(Jacarepaguá), que foi transferida para a Barra da Tijuca após a escola ter desabado. Profissionais presentes a  encontro com a direção da Regional VI expressaram a angústia pel  longo período (quase três anos) que a EM República da Colômbia acolhe a EM Rio da Pedras. Segundo alguns destes profissionais da EM Repúblicada Colômbia, o compartilhamento da  instalações traz prejuízos para ambas as escolas, pois refeitório, quadra, banheiros e pátio não dão conta da altíssima demanda de uso, passando a apresentar problemas; a exemplo do queocorreu com a caixa de gordura da cozinha que transbordou, e inundou o pátio nesta semana.
 A Escola Municipal Rio das Pedras faz parte do Programa Escolas do Amanhã, que recebe verbas do Projeto Mais Educação do governo federal. A escola possui, aproximadamente, 1200 alunos, 600 em cada um dos dois turnos de funcionamento da escola, e atende a alunos do 5º ao 9º ano.
 A escola acolhida na Barra conta com 9 ônibus - os ônibus "da Liberdade" - para realizar o transporte diário dos alunos. A EM Rio Das Pedras também sofre com a falta de água no período da tarde, devido à demanda das duas escolas. Entretanto, a direção da EM Rio das Pedras acredita resolver este problema puxando-se um ramal da caixa d´água direto para a escola; obra, que aliás, foi sugerida pela empresa Conservando da Prefeitura do Rio.
Já a EM República da Colômbia encontra-se com parte de sua verba bloqueada por problemas burocráticos relacionados à antiga gestão. O que fez com que as professoras de Educação Física adquirissem por conta própria material esportivo para realizar as aulas. A escola possui 500 alunos; e atende da Educação Infantil ao 3º ano.
 A escola possui um único rádio gravador para utilização de toda escola. Inaugurada há 30 anos, a EM República da Colômbia teve a atual Coordenadora da 7ª CRE como primeira diretora geral.



 Histórico da EM Rio das Pedras
Desde sua inauguração em 1992, a Escola Municipal Rio Das Pedras vinha apresentando problemas em sua estrutura. Instalada em um terreno de charco, próximo à localidade do bairro conhecida como "Areial", a escola sofria com os alagamentos constantes nos períodos chuvosos. Mas foi na enchente de 1996 que a estrutura do prédio sofreu um impacto importante, pois toda a rede de esgoto foi destruída e as fundações do prédio escolar ficaram aparentes.
 Alunos e profissionais de educação foram transferidos para o CIEP Lindolfo Collor, que fica na própria Comunidade de Rio das Pedras. Após as obras de reconstrução dos estragos feitos pela enchente, os engenheiros asseguraram que não havia risco de o prédio tombar. O que chamou a atenção da comunidade escolar foram as rachaduras em diagonal que começaram a surgir nas paredes de algumas salas.
 Na tarde de 30 de setembro de 2009 ouviu-se um estalo em uma das salas e novas rachaduras surgiram nas paredes; em dado momento, os estalos e as rachaduras multiplicaram-se, levando pânico aos alunos e profissionais, que abandonaram o prédio - logo depois o prédio tombou e desabou. No dia 19 de outubro, a EM Rio das Pedras foi transferida para a EM República da Colômbia, na Barra da Tijuca, onde está instalada desde então.

domingo, 11 de março de 2012

O Grupo Entrou Por Uma Porta Apresenta o Projeto: Mulheres de Março Cantos e vozes femininas

O Grupo Entrou Por Uma Porta Apresenta o Projeto: 

Mulheres de Março Cantos e vozes femininas

Leituras Dramatizadas, Poesia, Música,
Exposições, Vídeos, Teatro, Fórum e Debates.
Mais informações:

Programa:
Dia 24 de Março de 2012
Sarau do Camarim das Artes
na Rua Araguaia, 359 - Freguesia
Inf. tel.: 3392-7096
19:30 horas

Dia 29 de março de 2012
Canto Poético do Teatro Escola SESC
Av. Ayrton Senna, 5677 Jacarepaguá
Inf. Tel.: 3214-7496
16:30 horas


ENTRADA FRANCA


sexta-feira, 9 de março de 2012

Um Toque de arte neste dia do sarau da Regional 6 as 19:00 em nossa sede

“Eu sou assim... quem pode, pode... eu vivo a minha vida”


Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi compositora, pianista e regente brasileira. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó abre alas". Desde criança mostrou interesse pela música. Dedicou-se ao piano e compôs valsas e polcas. Separada do marido, dava aulas de piano e apresentava-se com o conjunto Choro Carioca, em festas domésticas, tocando piano. 




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“Esse crime, o crime sagrado de ser divergente, nós o cometeremos sempre”
“Lembro minha submissão absoluta. Não ao homem. Ao amor.”




Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, (São João da Boa Vista9 de junho de 1910 — Santos12 de dezembrode 1962[1]) foi uma escritora e jornalista brasileira. Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tivesse participado da Semana de Arte Moderna porque, na época, contava apenas com onze anos de idade.
Militante comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.


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 “Eu posso dar para todo mundo, mas não dou para qualquer um”
“Só quero que o amor seja simples, honesto, sem os tabus e fantasias que as pessoas lhe dão”





Leila Roque Diniz (Niterói25 de março de 1945 — Nova DélhiÍndia14 de junho de 1972) foi uma atriz brasileira.
Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infância no subúrbio carioca. Aos dezessete anos, conheceu seu primeiro amor, o cineasta Domingos de Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou apenas três anos. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar como atriz. Primeiro estreou no teatro e logo depois passou a trabalhar na TV Globo, atuando em telenovelas. Mais tarde, casou-se com o cineasta moçambicano Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças teatrais.