segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Professor de Jacarepaguá denuncia a colocação de câmeras nas salas de aula da FAETEC de Quintino. Veja o artigo que ele nos enviou.


CÂMERAS NA SALA: SEGURANÇA OU FALÊNCIA DA EDUCAÇÃO?

Os professores e estudantes da Escola Técnica Estadual República, da FAETEC, em Quintino, ficaram perplexos com a instalação de “câmeras de segurança” em sala de aula, no último dia 11 de outubro. A instalação começou nas salas do terceiro andar do prédio, que já abrigou a antiga FUNABEM, e deverá, até o início do próximo ano letivo, atingir todas as salas da escola.
A decisão não contou com a consulta aos professores e estudantes da instituição. O primeiro questionamento a ser feito é: Como uma decisão polêmica como essa é tomada unilateralmente pela direção da escola, a revelia dos professores? A direção apresentou essa proposta quando da consulta à comunidade escolar, por ocasião do processo de escolha do diretor? Não, nada disso foi feito!
Uma placa em cima do quadro dizendo “sorria, você está sendo filmado” alerta que as câmeras, recém instaladas, estão em funcionamento. Sorrir, mas sorrir de quê? Do extremo controle, do autoritarismo e do adestramento a que todos passaram a ser submetidos?
Lutamos, durante décadas, contra a Ditadura Militar. Lutamos pela Democracia, pela Liberdade, pela Justiça. Lutamos por uma Educação Pública, gratuita, de qualidade e democrática. Lutamos por uma educação dialógica, formadora da cidadania e da consciência crítica. Cursamos licenciaturas e pós-graduações lendo obras como “Educação como prática da liberdade”, “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire. Mas, agora, vemos a “tecnologia” do sistema prisional invadir a escola. Numa rápida olhadela nas páginas da internet, podemos ler anúncios de empresas de segurança atestando a “eficiência” dessas câmeras nas penitenciárias. Tudo em nome de uma “segurança”?! Mas que segurança é essa que não respeita opiniões, nem o papel formador da educação e trata a todos como potenciais transgressores?
O prédio da Escola Técnica República, escola pública a qual todos se orgulham em trabalhar e estudar, já abrigou, no passado, a FUNABEM, instituição concebida, não por acaso, nos exatos nove meses após o Golpe Militar de 1964, e que tratava o comportamento divergente e desviante das crianças e adolescentes como uma “patologia da pobreza”.
É preciso dizer a esses colegas que defendem uma escola fundada no controle, na vigilância, no adestramento e na punição um NÃO. NÃO, OS NOSSOS JOVENS NÃO VÃO PARA A ESCOLA PARA SEREM VIGIADOS E ADESTRADOS!
A escola é um espaço de construção da cidadania, um espaço de diálogo, solidariedade, compreensão e luta, luta por uma sociedade democrática!

Carta Aberta aos Deputados: todos os royalties do petróleo devem financiar a educação pública

Na manhã de ontem, 25 de outubro de 2012, o deputado Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados, anunciou que pautará, para a próxima semana, a discussão e a votação do PL (Projeto de Lei) que redistribui os royalties do petróleo PL 2565/11, originado no Senado Federal). Os royalties são um percentual do lucro obtido pelas companhias exploradoras pago à União, aos estados e aos municípios. O pagamento é uma forma de compensação pelo uso do recurso natural, que é caro e não renovável. (Leia Mais )

Prêmio Miriam Mendonça de Cultura


Data: 10 de novembro de 2012 - sábado

Horário:  das 16:30 às 20:00 horas
 
Local:  Posto de Saúde do Tanque (CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello)
Avenida Geremário Dantas, 135 - Tanque - Jacarepaguá, Rio de Janeiro
Organização:
AABJ - Associação de Amigos da Biblioteca de Jacarepaguá                                                                                                 
Conselho Regional da FAM-RIO
ALDEIA – Associação Livre de Defesa, Expansão e Integração Artesanal
CAL - CASA DA AMERICA LATINA
AABJ - ASSOCIAÇÃO AMIGOS BIBLIOTECA DE JACAREPAGUÁ
CIA DE TEATRO NOS DE NOVO OUTRA VEZ
CPCBAJA – Conselho popular de Cultura da Baixada de jacarepaguá
CADEC – Centro de Apoio e Defesa da Cidadania
ACUCA – Associação Cultural do Camorim
AMVC – Associação de Moradores do Vale da Curicica
 Apoio:   
Campus FIOCRUZ – Mata Atlântica   


         facebook: conselhoregionalfamrio_jacarepaguabarra      

sábado, 27 de outubro de 2012

O ESPAÇO DO CONTRADITÓRIO


Veja parte do informe do Boletim do Ministério da Cultura a respeito da pesquisa-ação que está sendo realizada em todas as regiões do país:

Pesquisa-ação propõe projeto pedagógico participativo nas escolas
Os participantes da pesquisa-ação do projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação na região Sudeste propõem a elaboração de projetos pedagógicos participativos e a criação de uma lei que garanta a contratação de educadores culturais nas escolas.
No encontro, realizado nos dias 17 e 18 de outubro no campus Maracanã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), também foram propostas a reformulação do espaço escolar, reconhecendo a escola como um equipamento cultural; a mudança dos indicadores qualitativos de avaliação da educação, relacionando-os aos processos culturais; e o diálogo entre a escola, os saberes e os espaços do seu entorno.
Cerca de cem educadores, gestores, produtores culturais, representantes de ONGs, pontos de cultura e de centros culturais da região Sudeste participaram da pesquisa-ação. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Cultura e a ONG Casa da Arte de Educar, em parceria com o Ministério da Educação.
Respeitar o contexto de cada escola antes de definir a prática pedagógica tem sido uma discussão frequente nos encontros realizados pelo projeto em vários estados. “A escola é a nossa segunda casa, onde a família deixa a gente”, afirma Hudson Oliveira, do Centro de Referência Hip Hop Brasil, de Belo Horizonte.
...
A última pesquisa-ação do projeto será realizada nos dias 12 e 13 de novembro em Porto Velho. Antes do Rio de Janeiro, foram realizados encontros em mais três capitais: Recife, Porto Alegre e Campo Grande.

Enquanto os Ministérios da Cultura e da Educação promovem encontros que discutem a importância de um projeto pedagógico participativo nas escolas, (tema nada inovador, pois essa discussão é antiga e várias escolas públicas do Rio de Janeiro, apesar das dificuldades, desenvolviam essa prática), estamos num caminho que segue na contramão dessa proposta.
As Secretarias de Educação do Estado e do Município assumiram uma postura de desqualificação dos projetos e iniciativas promovidas pelas próprias escolas e optaram pela implantação de projetos externos, de fundações e empresas privadas, que desconhecem a realidade da Educação e trazem a lógica de mercado para dentro das escolas.
O mundo real parece estar bem distante das discussões que esta pesquisa está promovendo, principalmente no que se refere ao estado e município do Rio de Janeiro.
Vejam, como exemplo, o que foi debatido na audiência do SEPE com a SEEDUC e na Audiência Pública da Câmara de Vereadores sobre o orçamento da Educação para 2013:

Informes SEPE

Audiência do Sepe com a SEEDUC: veja o que foi discutido ontem (dia 24/10) - Leia Mais

Audiência pública sobre orçamento da educação municipal
realizado ontem (dia 24/10): Veja o que foi discutido -
Leia Mais

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cultura vale quanto?


Depois de enviar à ALERJ a proposta de orçamento para 2013, que não prevê recursos para reajustes na Educação, o governo anuncia a liberação, para os professores da Rede Estadual de Ensino, do bônus“vale cultura”, no valor de R$500,00, a ser pago no dia 02/11.
Continua a política do não investimento na melhoria real dos salários dos profissionais da Educação. A opção pelo bônus só confirma o quanto estes salários estão defasados em relação às necessidades básicas de um professor, não só para a sua subsistência, e de sua família, como também para se manter atualizado no que se refere à produção científica da sua área de conhecimento.
Bônus remete a uma vantagem recebida, pontualmente. Cultura, para o professor, não é vantagem e nem é pontual. É pertinente e essencial à sua profissão. É matéria de trabalho presente no cotidiano de sua prática. Não pode depender de bônus. Um salário digno viabiliza despesas com livros, cursos, ingressos de cinema, teatro, dança etc. Os filhos dos trabalhadores têm direito a profissionais qualificados, satisfeitos com sua profissão e tratados com a dignidade que merecem!




terça-feira, 23 de outubro de 2012

Seminário de Educação do SEPE discute situação da Rede Municipal do Rio


O primeiro dia do Seminário de Educação do SEPE, que ocorreu no Instituto Superior de Educação, já mostrou a importância de se resgatar a tradição da entidade em promover o debate sobre as questões educacionais presentes no cotidiano da Escola Pública.
Cerca de duzentas pessoas participaram das oficinas, grupos de trabalho e da mesa que abriu o Seminário, que teve Gaudêncio Frigotto e Mônica Lins como debatedores. A Secretaria Municipal de Educação foi convidada a participar desta mesa, mas não se fez representar.
A satisfação dos participantes se manifestou, inclusive, pela vontade de permanecer nas oficinas, mesmo após o horário de término. 
Foi discutido o processo de mercantilização da Educação, com a consequente decomposição das relações de trabalho, que acaba interferindo na ética das relações que se estabelecem na escola, o que pode provocar um processo de desgaste e descrença do professor na sua própria profissão, reforçado pelo fato do professor ser tratado como um técnico, segundo as palavras de Gaudêncio Frigotto.
São essas discussões que possibilitam ao SEPE restabelecer o vínculo com os professores da rede municipal, massacrados pelas políticas privatizantes da prefeitura. A iniciativa da realização do Seminário mostra a disposição da nova Coordenação da Capital em trazer a categoria para uma tomada de consciência de sua situação para melhor se preparar para a luta.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Audiência Pública para discutir Orçamento de 2013


A ALERJ já discute a proposta de orçamento para 2013, enviada pelo governo do Estado e que não prevê recursos para reajustes aos servidores da Saúde e Educação. É muito importante pressionarmos os deputados a não aprovarem o orçamento enviado pelo governo, sem emendas que garantam nossos reajustes.

Já a Câmara dos Vereadores fará Audiências Públicas, ao longo desta semana, para se discutir o projeto de orçamento da Prefeitura do Rio para o próximo ano. O orçamento da Educação será discutido na próxima quarta-feira, dia 24/10, às 9h30, na Câmara Municipal. É muito importante participarmos desta discussão com os vereadores. O peso de uma presença forte da categoria, na Audiência, fortalece nossa voz e nos dá mais chances de interferir no orçamento.

Ultimas Noticias de Educação!!!!

Veja nos Links abaixo:

Camara conclui votacao do PNE e aprova do PIB para a educacao

Senado limita numero de alunos por salas de aula no ensino publico

Energia Total na Festa da Regional 6!


Mais uma vez, a Festa dos Professores da nossa Regional foi um momento de celebração da alegria que alimenta nossa força de permanecermos juntos na luta!
A Banda Brother José foi a novidade deste ano e trouxe para a festa uma energia a mais que só a música ao vivo é capaz de proporcionar. A interação entre a Banda e o público foi total, garantindo a animação que durou a noite toda.
Agradecemos a todos por mais este encontro que faz parte da tradição das ações da nossa Regional. Em breve, postaremos!!!!.

Repúdio à fiscalização de desempenho de professores pela SEEDUC


O governo do Estado vai monitorar o desempenho de professores de cerca de 100 escolas, a partir de novembro. Segundo notícia do jornal O Globo (18/10), trata-se de um projeto-piloto de um programa implantado pelo Banco Mundial que fornecerá um mapa à SEEDUC sobre onde estão os “melhores” profissionais para futuros programas de bonificação. Para isso, serão TREINADOS coordenadores pedagógicos que, pasmem, ficarão no fundo das salas de aula, observando e fazendo anotações, numa atitude ostensiva de fiscalização.
O que estes supervisores, depois de TREINADOS, considerarão positivo ou negativo? Em que base de critérios estas avaliações serão feitas? Com um discurso aberta e assumidamente empresarial, a economista-chefe do Banco Mundial para a Educação na América Latina e Caribe, chama a escola de “INDÚSTRIA” e os professores de “OPERÁRIOS”. Desta forma, é fácil imaginar que o papel destes fiscais “supervisores” será o de garantir que sejam premiadas as práticas que atenderem, servilmente, à proposta tecnicista do governo que trata a Educação como uma mercadoria a ser distribuída, de uma forma centralizada e autoritária, para se sedimentar a sociedade desigual.
Estamos vivendo um momento onde a formação pedagógica é completamente desqualificada pelos governos, já que colocam, cada vez mais, economistas em postos de comando para GERENCIAR E AVALIAR a Educação. É como se a Economia fosse a maior de todas as ciências e os economistas possuíssem uma competência acima do comum, que lhes possibilitasse administrar todos os setores da sociedade. Mas a Economia deve servir à sociedade ou a sociedade é que deve servir à Economia?
É impressionante como os governos se negam a ver, nos profissionais da Educação, aqueles que podem, efetivamente, avaliar a realidade dos sistemas educacionais e o que precisa ser mudado, já que vivem o cotidiano dos problemas que comprometem o ensino de qualidade. A transformação real da Escola só é possível de dentro para fora. É, justamente, a valorização da opinião de quem vive as dificuldades, que se constituíram governo após governo, que contribuiria para a construção de políticas que focassem nas questões que realmente poderiam interferir na realidade do ensino público.
Está claro que a opção por avaliações e soluções de fora, dadas por economistas, denuncia o real objetivo dessas iniciativas: Considerar a Educação como mais uma mercadoria, produzida de forma a favorecer os interesses das empresas e do mercado, inclusive internacional. Os filhos dos trabalhadores terão, cada vez mais, uma Escola Pública pensada especificamente para eles, para que permaneçam na condição de massa de manobra, TREINADA, e não formada, com o objetivo de inseri-los na sociedade, e não de transformá-la.
Todo nosso repúdio às medidas que pretendem retirar dos profissionais da Educação e das comunidades escolares sua condição de sujeitos e agentes da história. A cidadania não pode ser, dentro da Escola, apenas uma ideia, e que é negada como prática!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Concurso Público para Professores de História e Língua Portuguesa


Foram publicados no DO do dia 17/10, os editais para o concurso público do Magistério da Rede Municipal de Ensino, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa. Além da prova teórica, com uma parte objetiva e outra discursiva, há a prova de títulos e uma "prova prática ´de aula" que será feita após um "Curso de Formação Básica" (?????). O "curso" será realizado na Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura do Rio, ao que parece, parte do princípio de que as licenciaturas e as diversas modalidades de pós-graduações, existentes no Rio de Janeiro, não dão conta da formação básica de um professor. É fácil imaginar o papel desta "Escola de Formação" que usa o nome de Paulo Freire, apesar de servir a uma política educacional que pretende transformar o professor num técnico, como disse Gaudêncio Frigotto, no Seminário de Educação do SEPE (17/10), pois atua na eliminação de todas as possibilidades do professor ser o sujeito de sua prática, ser o dono do seu próprio discurso. Estamos aqui para resistir a essa "lavagem cerebral" e assumir nossa condição de professores educadores, inclusive, diante dos novos colegas que chegarão à Rede Municipal e serão acolhidos por nós.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Núcleo de Arte de Jacarepaguá é atração artística do Seminário de Educação do SEPE


O Núcleo de Arte Silveira Sampaio, em parceria com o Ponto de Cultura Circuito de Dança, levará um fragmento do espetáculo “Criação Imperfeita”, inspirado no livro de mesmo nome, do físico Marcelo Gleiser, ao Seminário de Educação do SEPE, no próximo dia 17, no ISERJ. O Núcleo de Arte, integrante do programa de extensibilidade da rede municipal de ensino, realiza um trabalho de vinte anos na comunidade de Curicica e arredores, cuja qualidade possibilitou a formação da Cia de Arte Cadê e seu Ponto de Cultura.

Veja a programação do Seminário:

17/10 (4ª feira)

Local: ISERJ

Horário: 8 h - credenciamento

9 às 12h - Mesa de Abertura: "A Educação Pública no Rio de Janeiro: avaliando caminhos e perspectivas."

Convidados : Gaudêncio Frigotto (UERJ); Mônica Lins (Cap UERJ) e um Representante da SME.

12 às 13h - Almoço.

13 h - Apresentação Artística dos alunos do N.A. Silveira Sampaio

13 h e 30 min às 16h - Oficinas e Grupos de Trabalho

- Oficina: Educação Infantil - Convidado: Luis Fernando de Souza (Professor de Teatro da Creche da Fiocruz);

- Oficina: Alfabetização e Letramento;

- GT: Gestão Democrática;

- GT: Prática Docente: Projetos versus Autonomia Pedagógica;

- Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador - Fiocruz;

- 17 h - Plenária Final.

ABONO DE PONTO CONFIRMADO PELA SME (aguardando a publicação);

INSCRIÇÕES LIVRES NO LOCAL


20/10 (sábado) - Seminário de Formação;

Palestrante confirmado: Profº Marcos Pinheiro Barreto - Vice-Diretor da Faculdade de Educação da UFF.

A partir das 9h no ISERJ (em breve estaremos divulgando a programação completa).

Dia do Professor


Neste Dia do Professor, vamos brindar à profissão que escolhemos e da qual não abrimos mão de exercer. Uma profissão que exige conhecimento e uma compreensão que ultrapassa a didática dos projetos prontos; um olhar que vai muito além dos índices; uma prática que não cabe em apostilas e que simples provas não dão conta de medir. A dimensão do Humano, na profissão que escolhemos, é muito maior que tudo isso. Não se reduz a listagens, quadros, formulários, e percorre um caminho oposto ao da disputa de rankings.
Sabemos do nosso papel na sociedade e não abrimos mão dele!
A Regional 6 convida a todos para um momento de comemoração por permanecermos juntos no entusiasmo e na certeza de que só na luta temos força para fazer valer o que acreditamos. Vamos brindar à energia e à alegria que nos mantém juntos nesta luta!
Todos à FESTA DO DIA 19!

domingo, 14 de outubro de 2012

INFORMES CULTURAIS


A Mostra Internacional da Mulher Negra MIMUNEGRA- 2012 - A Mulher Negra em Cena saúda Tia Ciata é a celebração da Resistência da mulher negra na cena teatral brasileira. Celebração e indignação pela ausência de políticas públicas, que valorizem suas histórias, trajetórias, que permitam que produzam, escrevam, atuem e sejam capazes de sobreviver dignamente do ofício de ser artista.

Apesar de todos os entraves, na década passada, exaustas do obscurantismo e descaso a que estavam submetidas na cena teatral brasileira, mulheres negras artistas, por iniciativas próprias, é importante ressaltar, por iniciativas próprias, escreveram, dirigiram, atuaram e produziram espetáculos, resgatando para si o protagonismo da cena.

No intuito de celebrar, festejar e convidar para a reflexão toda a nossa sociedade sobre a temática, será realizado no dia 18 de outubro de 2012 no horário das 15h Às 22h no Teatro Gonzaguinha, situado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, localizado na Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro / RJ, a II Mostra Internacional da Mulher Negra - Mimunegra

O evento do ano passado contou com diversas personalidades presentes, e foi onde pode comprovar que Mimunegra veio para ficar, mostrar e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

Serviço:
Dia: 18 de outubro de 2012 (Quinta-feira)
Horário: 15h às 22h
Local: Teatro Gonzaguinha - Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI ( Em frente ao terreirão do Samba)
Entrada Gratuita

Maiores informações: www.estimativa.org.br

_______________________________________________________________________

Após os 7 dias de Concertos Interativos pelas escolas públicas do Rio de Janeiro, o Brasil de Tuhu vai realizar três dias de Vivências Musicais. O intuito é estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música como prática coletiva.
A nossa proposta é fazer um bate-papo musical com pessoas que estão à beira de enfrentar uma sala de aula com crianças de todos os temperamentos. Cada criança reage de uma forma ao que lhe vai ser oferecido e a nossa vontade é possibilitar essa relação entre professores ‘formandos’ e professores que já possuem uma prática musical coletiva em seu cotidiano. Vamos conversar, exemplificar, mostrar possibilidades, mostrar vídeos, conversar e ouvir.
Acreditamos que uma boa receita para a musicalização infantil nas escolas é ouvir e ser ouvido. A busca do prazer musical nas crianças deve ser incansavelmente perseguida e motivada e estamos dispostos a trabalhar essa busca com quem quer de fato trabalhar com  educação musical, seja na escola, seja na vida. Estamos abertos a trocas, mais do que a ensinamentos, e assim vamos construindo um fio condutor que nos levará  a uma proximidade maior com quem queremos trabalhar: as crianças.
As vivências serão realizadas por Carla Rincón, Josiane Kevorkian e Bruno Jardim, com a proposta de abordar sempre a três itens básicos: audição, prática e escrita. Os oficineiros estão dispostos a mostrarem e discutirem fórmulas que certamente farão das aulas de música nas escolas uma atividade muito mais prazerosa.
Esperamos vocês!

DATAS:

24/10, 30/10 e 05/11
Horário: 18h às 21h.
Local: Universidade Estácio de Sá – Rua do Bispo, 83 – Rio Comprido
Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site www.brasildetuhu.com.br no post “Inscrições abertas para as Vivências Musicais do Brasil de Tuhu”
A atividade é gratuita e as vagas são limitadas.
(Aguarde a confirmação de sua vaga via email ou telefone).
Prazo de inscrição: de 09/10/2012 a 16/10/2012
Público: alunos e professores de pedagogia e música, professores em geral e demais interessados no tema.

Veja o perfil de cada um dos oficineiros:
Bruno Jardim - Licenciado em Música pela UniRio, diretor musical e regente da Orquestra do Projeto Bem Me Quer Paquetá. É professor de Prática de Conjunto na Casa de Artes Paquetá, no Instituto Zeca Pagodinho e no Segundo Turno Cultural, projeto da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Carla Rincón - Primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali, coordenadora pedagógica do Projeto Brasil de Tuhu – Concertos Interativos e do Projeto social Mata Virgem. Atualmente, assina a condenação pedagógica dos concertos interativos “Brasil de Tuhu” do quarteto Radamés e do projeto social Mata Virgem em Xerém.  No projeto Bem me quer Paquetá atua como professora, implantando junto à comunidade o mesmo sistema musical que propiciou sua aproximação à atividade sinfônica. Para esta nova geração de pessoas e artistas, Carla Rincón, que regeu corais quando criança, exemplifica com cada passo de sua trajetória o feliz encontro da música com a vida.
Josiane Kevorkian - Pianista, Master of Arts in Performance Studies -City University –  Londres UK. Diretora Cultural da Casa de Artes Paquetá  e Coordenadora Artística do Instituto Zeca Pagodinho. Josiane é membro-titular da Academia Internacional de Cultura, recebendo em 2000 o prêmio “Troféu Mulher-2000″ e da Academia de Letras e Música do Brasil, ambas com sede em Brasília. É Diretora Cultural da Casa de Artes Paquetá – Prêmio Cultura 2011 do Governo do Estado do Rio de Janeiro – Empreendedorismo Cultural – onde coordena o projeto Bem Me Quer Paquetá (na Ilha de Paquetá) e Coordenadora Artística do Instituto Zeca Pagodinho (em Xerém), trabalhando entusiasticamente pelo desenvolvimento artístico e cultural de crianças e jovens, alunos das escolas municipais e estaduais de ensino. Promove e participa de Concertos Didáticos para escolas públicas do Rio de Janeiro através de parcerias com a Funarte e com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Desenvolve oficinas de música dentro do Projeto Segundo Turno Cultural para crianças da rede municipal de ensino fomentando o ensino das músicas nas escolas através de uma prática musical em grupo.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fim do direito de lotação na rede municipal do Rio: mais ataques à educação carioca


Desde o início de 2012 a Prefeitura tenta acabar com nosso direito à lotação nas escolas. Com a reestruturação da rede,este objetivo fica mais claro.
Escolas transformadas em “Casa de Alfabetização” terão turmas do 1º ao 3º ano, do “Primário Carioca” do 4º ao 6º ano e os “Ginásios Cariocas” do 7º ao 9º Ano.
Assim, os professores seriam realocados em escolas dentro da CRE em que estão, segundo palavras da própria secretária Costin, saindo da sua escola de origem para outra.
Além do ataque aos profissionais e comunidade escolar, o equívoco teórico e o retrocesso pedagógico(vamos voltar ao primário e ginásio?), esta política legitima o 6º ano como uma série pertencente ao primeiro segmento.
A rotatividade dos profissionais é trágica para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pois muitos professores terão que atuar em mais de uma escola e o vínculo que tinham com a comunidade escolar será interrompido.
Ainda temos o direito da lotação nas escolas. Não vamos aceitar as remoções!

Sepe convoca animadores culturais a acompanharem audiência no TJ


O Sepe convoca os profissionais de educação a acompanhar, no dia 31 de outubro, a partir das 10h, o julgamento da ação do Ministério Público, na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que pede a extinção do cargo de animador cultural, na rede estadual. A concentração será em frente ao Fórum.
Antes, no dia 16, às 14h, o Sepe visitará os gabinetes dos deputados estaduais, em busca de apoio contra a ação do MP.
Os desembargadores da 7ª Câmara já reconheceram o Sepe a legitimidade do Sepe para representar os animadores – oque não era aceito pelo MP.
O sindicato convoca todos os profissionais a apoiarem essa luta de nossos colegas animadores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SEEDUC proibiu entrada do Sepe em Ciep onde professor foi agredido: Veja nota da Regional 2 repudiando a falta de democracia do governo do estado

Clique aqui e veja nota da Regional 2 repudiando a falta de democracia do governo do estado

Direção do SEPE REGIONAL 2

Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro.
Regional 2 ( Madureira e Adjacências)
Endereço: Tv. Almerinda Freitas  nº 36, 2º andar, sala 202 – Madureira
– RJ.Tel: (21)3359-5059
Email: seperegional2@gmail.com   -  blog:http://seperioregional2.blogspot.com

Animadores Culturais farão novo ato no Tribunal de Justiça nesta quarta (dia 3/10)


Os animadores culturais da rede estadual farão um ato vigília nesta quarta-feira (dia 3 de outubro), no Fórum Central, apartir das 10h, para acompanhar o julgamento da ação que corre na Justiça, pedindo a 
extinção do cargo dos quadros da SEEDUC. O julgamento já foi adiado duas vezes e o Sepe convoca os animadores para comparecer em massa ao ato de amanhã para pressionar os desembargadores a concederem uma sentença favorável para a categoria