terça-feira, 30 de abril de 2013

CRE ainda não oficializa a decisão de Claudia Costin sobre Escola do Amanhã da Cidade de Deus!



Apesar da secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ter determinado a permanência do horário integral no CIEP Luis Carlos Prestes (Cidade de Deus), diante da argumentação que lhe foi apresentada pelos responsáveis e profissionais da escola, até o momento, esta decisão não foi oficializada pela CRE, que realiza uma nova reunião com os responsáveis para, mais uma vez, consultá-los sobre a preferência deles em relação ao horário de saída de seus filhos – se às 14h30, como já acontece nas Escolas do Amanhã, por ordem da SME, ou às 16h30, mantendo o que a comunidade escolar conquistou com a secretária. Depois de todo o movimento realizado por esta comunidade, junto à CRE e à SME, para a manutenção do horário integral (saída às 16h30) na escola, realizar uma nova consulta aos responsáveis mostra a postura resistente da CRE em tornar oficial esta conquista. A própria coordenação da CRE coloca que o momento é de transição e não dá prazo para a sua decisão final sobre o caso, contrariando a determinação da própria secretária! Este tipo de conduta, onde o que se conquista não se concretiza, é que levou a equipe que dirigia o CIEP a pedir exoneração do cargo (a equipe demissionária recebeu várias homenagens e demonstrações de carinho no dia de sua saída).

Enquanto isso, a direção interina da escola, formada por membros da CRE, e que aguarda a inscrição de pretendentes para assumir o cargo (até o momento nenhum pretendente se inscreveu) decide que os alunos devem permanecer em sala de aula com seus professores, o máximo de tempo possível, subtraindo-lhes, inclusive, o tempo livre que tinham após o almoço para suas brincadeiras espontâneas.  Os professores enfrentam  um aumento dos problemas de comportamento inadequado dos alunos por conta da falta de movimento a que estão sendo submetidos, especialmente levando-se em conta que são crianças que, em sua maioria, têm problemas emocionais sérios pela história de vida difícil que possuem.
A Regional 6 acompanha o caso e se une a esta comunidade escolar, tão carente e que tão bravamente luta pelos seus direitos,  para que se restitua a escola que seus alunos merecem e precisam, e que seus profissionais recuperem as condições de trabalho que tinham com a antiga direção, que era reconhecida e valorizada por toda a região.
Este é um exemplo de como decisões centralizadas e arbitrárias podem desestruturar todo um trabalho sério, consequente e comprometido, que leva anos para ser construído.
Vamos continuar dizendo NÃO! A exemplo desta comunidade escolar, vamos lutar contra o desmonte daquilo que a Rede Municipal ainda possui de positivo!


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Em defesa do Sepe - Sepe realiza ato contra ataques do governo estadual


No dia 3 de maio (sexta-feira), o Sepe realiza na ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71, 9º andar, Centro), às 18h, ato em defes  do direito democrático de livre organização e manifestação previsto em Constituição, com aparticipação de diversas entidades sindicais e da sociedade organizada, além de parlamentares e militantes. Oato foi motivado pelos recentes ataques do governo estadual contra o legítimo direito do Sepe de representar os trabalhadores  de educação e de realizar campanhas. Durante o ato, as entidades irão assinar uma carta emdefesa da liberdade sindical no estado do Rio. Leia o documento na integra: Click aqui

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vitória da comunidade escolar!


Claudia Costin recua e CIEP Luis Carlos Prestes volta a ter horário integral!
A direção do CIEP Luis Carlos Prestes, uma das Escolas do Amanhã da Cidade de Deus, foi recebida pela secretária Claudia Costin, juntamente com uma comissão de responsáveis e professores da escola, além do vereador Brizola Neto. A audiência se deu a pedido dos responsáveis, indignados com o fim do horário integral na unidade, determinado pela SME, o que provocou a saída da equipe de diretoras da escola, que, se vendo impedida de realizar o trabalho sério e reconhecido que, há anos, vinha implementando na unidade, se sentiu desestimulada a ponto de pedir exoneração do cargo.  A comunidade escolar, diante do fato de perder profissionais de sua total confiança, que conhecem a realidade da região e acumulam uma preciosa experiência no trato com seus filhos, reagiu, e com o apoio do vereador, conseguiu marcar a audiência e ser ouvida pela secretária, juntamente com as diretoras e algumas professoras do CIEP.
Diante dos argumentos expostos pela equipe e pelos responsáveis, em relação à necessidade de se manter o horário integral naquela comunidade e o projeto pedagógico que se desenvolve no CIEP, a secretária acabou recuando de sua posição e abriu espaço para que o horário de atendimento da escola volte a ser o de 16h30 para todos os alunos, e para que o planejamento da unidade seja mantido pela equipe.
Numa gestão autoritária como a que vivemos, hoje, na SME, este recuo é uma vitória da determinação da comunidade escolar em não aceitar passivamente o desmonte de um trabalho no qual confia, e uma vitória da postura segura e desprendida de uma direção que coloca a seriedade do seu trabalho acima do apego a cargos, tão comum no serviço público.
Aqueles que trabalham nas Escolas do Amanhã sabem como o fim do horário integral veio como uma ordem a ser cumprida e não questionada, como é próprio da postura arbitrária desta gestão.
A comunidade do CIEP Luis Carlos Prestes nos dá um exemplo a ser seguido de luta vitoriosa pela força da segurança de sua postura e nos mostra como vale a pena reagir e assumir uma atitude de enfrentamento.
Vamos todos ao Ato do dia 22/05, em frente à prefeitura! Nossa força é proporcional à nossa presença!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Assembleia e Ato em frente à Prefeitura



Assembleia do dia 18/04




Ato em Frente a Prefeitura 18/ 04



Este foi o início da reação da Rede Municipal que não tolera mais remoções compulsórias, déficit de profissionais, problemas de infra-estrutura, desrespeito aos profissionais e ao próprio estatuto do servidor (situação da Língua Espanhola é exemplo), fim do horário integral nas Escolas do Amanhã, falta de autonomia pedagógica, extinção das Unidades de Extensão, política meritocrática em detrimento do plano de carreira e data base, e de um reajuste digno!



A categoria diz NÃO! Até nossa voz chegar ao prefeito e à secretária! Todos ao Ato do dia 22/05!







segunda-feira, 22 de abril de 2013

Atenção Rede Municipal!


O Plebiscito continua! Vote no site do SEPE!

O Plebiscito que avalia a política educacional que vem sendo implementada pela SME foi prorrogado até o dia 22/05, dia do próximo Ato em frente à Prefeitura. Como houve uma tentativa de impedimento de sua realização, muitos professores não conseguiram votar em suas escolas e não ficaram sabendo da possibilidade de votar pelo site do sindicato. Desta forma, a Assembleia do dia 18/04 decidiu por garantir a participação de todos nesta consulta para levarmos o seu resultado ao prefeito e à secretária no dia 22. Se você ainda não votou, participe! Precisamos de todos nessa luta! Divulgue aos seus colegas, nas escolas, em suas redes sociais... A reação dos profissionais da Rede Municipal já assustou o governo e está apenas começando..

domingo, 21 de abril de 2013

Vejam as deliberações da Assembleia da Rede Estadual, do dia 18/04


A Assembleia da Rede Estadual, realizada no dia 18/04, teve, mais uma vez, a presença de centenas de profissionais que votaram as seguintes deliberações:
- nova paralisação no dia 8 de maio, com Assembleia às 10h e posterior Ato em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado.
- ato de desagravo ao SEPE, na ABI, no dia 03/05, às 18h, com a presença de entidades convidadas do movimento civil, contra os ataques do governo ao sindicato.
- a partir do dia 24/04, vigília diária na SEEDUC para pressionar por uma audiência de abertura de negociações com o secretário Wilson Risolia.
- caravana de vários Núcleos do estado em direção ao Rio, no dia 16 de maio, para protestar contra a política educacional do governo.
- conselho deliberativo da rede a ser realizado no dia 04/05.

Aconteceu no Ato da Rede Municipal


VEREADOR É AMEAÇADO DE RECEBER VOZ DE PRISÃO POR QUERER ENTRAR NO PRÉDIO DA PREFEITURA!!!!
O autoritarismo deste governo se expressa no cotidiano de suas ações. Durante o Ato realizado pela categoria, em frente à Prefeitura, todos os portões foram fechados, impedindo a entrada e a saída das pessoas. Diante da insistência do vereador Brizola Neto em entrar no prédio, acompanhado de alguns responsáveis de alunos da rede, este chegou a ser ameaçado de receber voz de prisão! Pasmem! Um vereador receber voz de prisão por querer entrar no prédio da Prefeitura!! A situação é bizarra! É própria de quem confunde o público com o privado e com o particular. Não havia nada no Ato que justificasse essa postura ostensiva. Por que a Prefeitura teme abrir as portas aos seus servidores?

Claudia Costin se compromete a receber comissão de Escola do Amanhã, da Cidade de Deus.


Durante o Ato promovido pelo SEPE, neste dia 18, responsáveis do CIEP da Cidade de Deus, cuja direção pediu exoneração, conseguiram entrar no prédio da prefeitura, com a ajuda do vereador Brizola Neto, depois de algumas tentativas negadas, e marcar uma audiência da secretária Claudia Costin com uma comissão de professores, direção e responsáveis da unidade.
O CIEP é uma das Escolas do Amanhã da prefeitura e, ao contrário do que diz a versão da SME, sua equipe de direção pediu exoneração por não concordar com o fim do horário integral, determinado pela secretaria, numa escola onde a comunidade é carente de tudo e precisa que seus filhos tenham um atendimento ampliado e diferenciado.
De acordo com a ordem da SME, o turno único deve acabar às 14h30 e não mais às 16h30 como era anteriormente. A despeito do projeto apresentado pela direção do CIEP, com ações planejadas para os 600 alunos da escola, até às 16h30, a SME se manteve na postura autoritária de não voltar atrás na decisão de, na prática, acabar com o horário integral.
Muitos responsáveis foram ao Ato do SEPE, em protesto contra a política meritocrática e de desmonte promovida pela SME, e manifestaram sua indignação pela rejeição ao projeto da direção do CIEP, o que acabou provocando o pedido de exoneração da equipe. Esta direção tem um trabalho sério realizado na região, muito respeitado e valorizado por toda a comunidade, comunidade essa que não quer abrir mão desse trabalho.
A audiência foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 24, às 10h.
Parabéns à comunidade pela disposição de luta!

Ato da Rede Municipal demonstra a força da insatisfação da categoria!


Veja os próximos passos da luta!
Centenas de profissionais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino participaram, neste dia 18/04, do Ato em frente à Prefeitura - uma das maiores manifestações dos últimos tempos contra a política educacional implementada pela SME. A despeito da forte demonstração de insatisfação da categoria, a secretária Claudia Costin  manteve a atitude intransigente de não receber uma comissão de representantes para a abertura de um diálogo com os profissionais da Educação. Mais uma vez, a secretária demonstra sua postura autoritária, que não abre espaço para manifestações contrárias às suas decisões. Esta é a Escola cidadã da prefeitura? Até quando o prefeito vai referendar essa postura, se recusando, igualmente, a receber o sindicato e fechando os portões de um prédio público a uma manifestação pacífica de seus servidores?
Este Ato foi o início de uma reação que a prefeitura não esperava! Vamos intensificar a nossa mobilização para que o próximo Ato tenha, ainda, mais pessoas presentes e, portanto, mais força. A SME precisa saber que está lidando com pessoas inteligentes, conhecedoras de seus direitos e do seu papel na sociedade!
Em assembléia realizada no Instituto de Educação, a categoria decidiu:
- realizar uma nova paralisação no dia 22 de maio, com novo Ato em frente à Prefeitura para intensificar a pressão por uma audiência com o prefeito.
- buscar apoio na Comissão de Educação da Câmara dos vereadores para pressionar a abertura de diálogo por parte da prefeitura.
- Prorrogar o plebiscito para que todos tenham oportunidade de votar.
- Agregar um maior número de profissionais na reação contra as arbitrariedades que estamos sofrendo.
A Regional 6 vai insistir que o SEPE cumpra a decisão tomada na Assembleia do dia 6/04, em Campo Grande, de se colocar matéria paga na mídia para envolver toda a sociedade carioca nesta luta.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Convocação e Regimento da 3º Conferência Nacional de Cultura são publicados

BOLETIM ESPECIAL

Convocação e Regimento da 3º Conferência Nacional de Cultura são publicados

Foi publicado no DOU de hoje, quarta-feira (17), pela Portaria nº 33 de 16 de abril de 2013, a convocação e o Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura. O tema do encontro será "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", numa clara referência a Emenda Constitucional nº 71, promulgada pelo Congresso Nacional em novembro de 2012, que acrescenta o Art. 216-A - do SNC- à Carta Magna. Com este instrumento jurídico, a Ministra Marta Suplicy homologou o Regimento Interno aprovado pelo Conselho Nacional de Cultura-CNPC e designou a Secretaria de Articulação Institucional- SAI para coordenar o processo democrático.

A 3º Conferência Nacional acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro deste ano. Antes do encontro nacional, devem ser realizadas as Conferências nos âmbitos Municipal e/ou Intermunicipal (até o dia 14 de julho), Regional ou Territorial (até o dia 1º de setembro), Estadual e do Distrito Federal (até o dia 15 de setembro). Este calendário está estabelecido no Art. 6º do Regimento Interno.

A realização das Conferências Municipais ou Intermunicipais é condição imprescindível para participação de delegados na etapa Estadual ou Territorial (conforme Art. 21) e os Eixos Temáticos deverão contemplar o temário estadual e nacional, sem prejuízo das questões locais (§ 2º, Art. 24). O Regimento da Conferência Nacional também estabelece que as etapas municipais devem ser convocadas pelo Poderes Executivos Municipais, sempre respeitando prazo mínimo de 15 dias entre a data de convocação e de realização da Conferência, por meio de Decreto próprio amplamente divulgado (§ 2º, Art. 21).

Clique aqui http://www.cultura.gov.br/documents/17662/0/Diário+Oficial+da+União+-+17-04-13+p7-10.pdf/5ef08f22-db37-42c0-97f5-1bca5810f5e7 e acesse a íntegra do Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura.

REABRAM O CALOUSTE GULBENKIAN


Carta Pública
O Calouste pede socorrooooo!!!!
 A sociedade quer respeito!!!!
 O Rio quer Arte !!!!
 Desde que foi criado, em 1971, o Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi um multiplicador e formador de artistas em várias áreas das artes, promovendo oficinas de formação e especialização em pintura, escultura, cerâmica, marcenaria, teatro, dança, musica, joalheria, diversas técnicas artesanais, além de mostras, obras de teatro, dança, musica, espetáculos integrados, desfiles, entre outras atividades artísticas dentro do Centro, que sempre abriu suas portas a comunidade da Cidade de segunda a sexta, tendo o final de semana um funcionamento parcial, no teatro ou em outra atividade excepcional. Associação de amigos do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, é uma associação sem fins lucrativos que há 30 anos coordena os cursos livres do Calouste em parceria total com o município, revertendo todo seu capital excedente para equipar e manter as instalações do centro, oferecendo mais de 40 cursos em diversas áreas das artes, a preços populares e com um programa de bolsas para toda a comunidade.
Como todos sabem muitos dos equipamentos municipais de cultura foram interditados no mês de março pelos bombeiros, e após 45 dias os espaços começaram a ser novamente abertos. No Calouste, estranhamente, tivemos liberação do prédio e uma interdição parcial de algumas salas, todas onde ocorrem oficinas ligadas à Associação de Amigos do Centro de Artes. Para que a palavra estranha não fique demais, fomos informados pela direção que os bombeiros fizeram esta interdição das salas, “de boca”, ou seja, os bombeiros vieram a inspecionar e constataram problemas graves na segurança das salas que funcionam há anos com ditas oficinas, e assim de boca comunicaram a direção do Centro de Artes Calouste, sem laudo técnico, sem nada escrito nem em um guardanapo a direção nos comunica de boca, que então as oficinas de cerâmica, marcenaria (que movimenta parte considerável dos alunos da Associação de amigos do Centro de Artes Calouste), joalheria, não poderão funcionar mais, ate que se faça uma obra que será licitada, um dia, não determinado, para resolver problemas, também não especificados pelos bombeiros.
Hoje a novíssima gestão, com o Sr. Romulo Sales como Diretor interino do Centro, há 15 dias, decidiu que as oficinas que funcionaram há mais de 40 anos de segunda a sexta, não poderá funcionar mais na segunda feira. Por quê??? Ele pensa que somos um centro cultural, e diz que os centros culturais abrem de terça a sexta, sem perceber que temos um letreiro em aço inox que diz bem grande, Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
Ele ainda não sabe que somos o único Centro de Artes deste Município??? Ou talvez ele não saiba a diferença entre Centro Cultural e Centro de Artes???
O curioso da questão é que todo o Centro de artes funcionará, o Rio Mulher, a administração , biblioteca, espaços dedicados a grupos de artistas amigos, ocupações do teatro e das salas de teatro e dança, por produtoras privadas, restaurante da ONG, feirarte, ou seja, todo o Centro de artes funcionará, mas nós que a mais de 30 anos ministramos oficinas em diversas áreas das artes, que juntos temos um grupo de 900 a 1000 alunos mês, que sem sombra de dúvida somos a maior comunidade do Centro de Artes Calouste e talvez a maior comunidade dos equipamentos artísticos com em se tratando de alunos em cursos e oficinas do Município do rio de Janeiro, somos avisados de maneira desrespeitosa e arbitraria, por email as 23:00 hs de uma sexta feira, que a partir de agora nós não podemos estar dentro das oficinas dando aula nas segundas feiras. E todos os alunos matriculados??? Eles não são a comunidade??? Não são cidadãos??? Não mantêm este Centro também com o dinheiro dos impostos recolhidos que vislumbra entre os mais altos do país? E o respeito aos professores que há muito tempo trabalham, multiplicando um conhecimento valioso em parceria com o Município e com a comunidade??? Será que agora o único Centro de Artes do Município vai ser ocupado por produtoras que movimentam 9 milhões em suas montagens e ONGs de duvidosa procedência??? Será que o Centro de Artes Calouste Gulbenkian agora é o quintal da casa do Sr. Romulo Sales e por isso ele cortou arvores do estacionamento arbitrariamente e arrancou as únicas placas de comunicação visual das oficinas do Centro de Artes Calouste ou será que ele esta arrumando o quintal para o novo Dono???
Os verdadeiros donos não seriam os cidadão da cidade do Rio de Jneiro? A comunidade???
O Sr. Romulo Sales foi nomeado ao cargo oficialmente??? Por que nada é documentado??? Esta pessoa tem capacidade para gerenciar um equipamento cultural deste porte??? Ou está aqui apenas para sucatear nosso querido Centro de Artes que indubitavelmente tem deixado um grande legado para a cidade ???
A Associação de amigos de Centro de Artes, que em parceria com o Município há mais de 30 anos coordena os cursos livres do Calouste, agora, está sendo atacada, chutada, desrespeitada, talvez por que não aceitamos o desmantelamento do Centro de Artes Calouste, por que não aceitamos quando perdemos todo nosso acervo técnico, usado para a montagem das exposições e eventos da casa, jogado fora pelo Sr. Romulo Sales, tratado como lixo, em pleno Rio + 20, assim como o mobiliário de algumas oficinas; Também perdemos o acervo de obras doadas por artistas que tiveram relação com o centro; perdemos salas que foram construídas dedicadas às oficinas que nelas funcionavam, para sermos comprimidos dentro de espaços absolutamente insuficientes, dado o volume e as características das oficinas oferecidas, para que ditas salas fiquem fechadas, por mais de um ano e sem definição; perdemos as salas de ensaio de dança e teatro, com piso de madeira, espelho e barra, especialmente equipadas para as oficinas destas linguagens , utilizadas gratuitamente por um grupo enorme de alunos onde muitos já ganharam o mercado, e que, muitos foram e são custeados pelo dinheiro publico, já que há também professores públicos concursados do Centro de Artes, estas salas hoje abrigam produções privadas que atuam no mercado carioca. Porque não lhes foi oferecido um espaço ocioso sem detrimento das oficinas lá existentes e para qual o Centro de Artes foi criado? Produções como O Mágico de Oz, Rock in Rio o musical, Como ser um Pop Star, Milton Nascimento uma Travessia, Beatles num céu de Diamantes, testes para produtoras de cinema e teatro paulista como Time for Fun, entre outras tantas produções estiveram e estão presentes no Centro de Artes, subtraindo a sociedade a possibilidade de estudar e formar se em um espaço adequado, pensado e estruturado e para qual o dinheiro publico foi investido. Perdemos nossa biblioteca, construída no decorrer de 30 anos, com doações e aquisições de livros de todas as artes, cinema, teatro, dança, cerâmica, escultura, pintura, literatura, todas as técnicas artesanais, que foi retirada em sua totalidade, sem documentação oficial, para ser doada para um centro comunitário de algum lugar. Mas Será que alguém conhece um centro comunitário que possa fazer melhor uso de centenas de livros de artes, que o único Centro de Artes do Município??? Pois a Srª. Leda Fonseca, ex.diretora do Centro de Artes e protetora do Sr. Romulo Sales, conhece, pois foi ela que apesar dos gritos dos professores do Centro, continuou e esvaziou toda nossa querida biblioteca, colocando no seu lugar uma nova biblioteca, com um acervo que não chega a 10% do que tínhamos a disposição para consulta de toda comunidade.
Agora estamos sendo tratados como invasores, desrespeitados e atropelados, mas estamos aqui sangrando e gritando aos quatro ventos ao ver o Centro de Artes Calouste ser esquartejado, pedindo ajuda a sociedade, ao Prefeito, aos vereadores e a comunidade cultural do Rio de Janeiro.
O Calouste pede socorro, a sociedade quer respeito e o Rio quer arte!!!
 Amigos, alunos, professores e comunidade do Centro de artes Calouste Gulbenkian–RJ 
Rio de janeiro 15 / 04 / 2013

O Movimento Visões Suburbanas vai entrar em diálogo com a Secretaria de Cultura


O Movimento cultural que tem como objetivos fortalecer ações e projetos de diferentes linguagens de artistas, grupos e coletivos das Zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro, fomentando representatividade, visibilidade e a ampliação de uma rede de atividades sócio-culturais. Garantir diálogo entre diversos segmentos através de ações transversais. Participar, contribuir e colaborar com a construção e efetivação de políticas públicas de cultura que garantam democratização e acessibilidade a mecanismos de acompanhamento da gestão pública. Pretendemos concretizar esses objetivos através da mobilização de diversos atores da cadeia produtiva da cultura como movimento organizado, promovendo e participando de debates e propondo pautas para debates com outros entes e setores da sociedade vinculados à cultura. O Movimento apresentará os seguintes pontos a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro no dia 26 de abril:

1- Abertura imediata do Teatro Armando Gonzaga e Mario Lago;

2- Transformar o Teatro Armando Gonzaga em Espaço de Incubação Livre de Grupos ou núcleo fomentador artístico da região, passando a atuar como um espaço artístico de convivência social, criando condições favoráveis ao desenvolvimento de grupos, artistas e o cognitivo do indivíduo, onde os participantes e público construirão através de trabalho coletivo este espaço único e pioneiro nas relações de gestão artisitca;

3- Interceder com a Secretaria de Segurança para uma presença regular de Viatura da PM na praça do Teatro Armando Gonzaga;

4- Garantir o Projeto do Boa Praça na Gestão do espaço, pois o mesmo é o suplente do Edital de Ocupação;

5- Reconhecimento do Coletivo local de Marechal Hermes como um conselho co- gestor do espaço do Armando Gonzaga;

6- Interceder com a Secretaria de Assistência Social, para em conjunto com artistas locais de Marechal Hermes, pensar uma ação de cuidados com a população de Rua e usuários de Crack, hoje ocupante da Praça e frente do teatro, transformação da praça em espaço de cena livre de Rua;

7- Apoio ao Evento do 1 de maio, quando o Bairro de Marechal Hermes completa 100 anos e os grupos locais tem uma proposta com necessidade de apoio oficial;

8- Investimento do Restante da verba da primeira parcela, devolvida pelo projeto Entre em ações locias de fortalecimento do Bairro e Grupos locais;

9- Apoio para cessão do espaço da antiga delegacia(abandonada) de Marechal Hermes, para transformação em casa de cultura ou espaço de Cultura Viva local, pois a mesma é próxima ao teatro e seria um grande anexo ao aparelho criando assim uma nova politica para o bairro e todo o subúrbio carioca;

10- Apoio ao revigoramento do Carnaval de marechal hermes um dos últimos redutos do bailes populares de Mascaras e apoiar a proposta de uma Mostra Carnavalesca de Teatro de Rua( Acreditamos em uma salvaguarda dos grupos de bate-bola e mascarados de papel machê tradicionais);

11- Apoio a uma ação de Cineclubistas de Suburbio do Rio, que planejam uma mostra no Teatro Armando Gonzaga, chamada: “O melhor do Cine Lux”, que pretende resgatar e re-apresentar no segundo semestre de 2013, os principais filmes da História do Extinto Cinema Lux de Marechal e outros cinemas de suburbio, além do seminário sobre o cinema de rua de subúrbio e exposições de fotos do bairro e subúrbio carioca

12-Inclusão dos cineclubes de subúrbio no Cinema para Todos projeto da SEC, que garantiria uma sobrevivência financeira destes com sessões para alunos das Escolas Públicas;

13- Pensar o retorno dos Núcleos de Artes nas Escolas( que já é um projeto da SEC desativado temporariamente), baseando este nos Teatros Armando Gonzaga e Mário Lago o que pode ser um ganho de construção de Plateia no subúrbio carioca, em breve apresentar um leque de propostas de oficinas para os espaços.

14- Pensar uma politica de reparação ou cotas nos editais como já acontece com o Interior do Estado aos projetos da região suburbana do Rio de Janeiro, que nãoe stá sendo contemplada do Cidade Olimpica e etc…

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atenção, profissionais da rede estadual

Atenção, profissionais da rede estadual: o Sepe protocolou naSecretaria de Estado de Educação (Seeduc), no dia 12 de abril, umofício, comunicando sobre a paralisação nos dia 16, 17 e 18 de abril(imagem ao lado). 

O profissional que sofrer retaliação por exercer o direito a participarda paralisação, no caso de a direção da escola aplicar, no seu pontode frequencia, o código de falta normal (código 30), ao invésdo código de greve (código 61), deve mostrar este documento, quecomprova que o sindicato comunicou, oficialmente, à Seeduc sobrea paralisação.

Se o problema continuar, o profissional deve contatar o Sepe (núcleoou Regional).

Click aqui