domingo, 30 de junho de 2013

ATENÇÃO PROFISSONAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIONAL 6

Regional 6 discute Plano de Carreira da Rede Municipal no dia 2 de julho, às 18h, em sua sede – Estrada do Tindiba, 2395, sala 302 – Taquara. Vamos construir um Plano digno e justo!

Audiência na SME é burocrática e inócua

Mais uma vez, a audiência do SEPE com a subsecretária Helena Bomeny, realizada no dia 28 de junho, não passou de um encontro burocrático onde tudo se fala e nada se resolve. Segundo o líder do governo na Câmara, o prefeito Eduardo Paes teria outorgado à subsecretária plenos poderes para conduzir as negociações com a categoria, mas ela declarou desconhecer o fato. Assim sendo, marcou-se uma nova reunião para o dia 05 de julho, como prazo para Helena trazer algumas respostas do prefeito para as nossas reivindicações.
A situação assume contornos bizarros. O prefeito e a Secretária de Educação da cidade, numa postura antidemocrática, não abrem um canal direto de comunicação com a categoria, burocratizam o processo de negociação, criam intermediações e procedimentos que adiam e emperram encaminhamentos e, com isso, o tempo passa. É inaceitável que um governo vire as costas aos seus servidores desta maneira, que uma secretária se negue a ouvir o que seus profissionais têm a dizer.
O mesmo prefeito que anuncia, na mídia, estar aberto ao diálogo com os manifestantes dos movimentos populares ocorridos no Rio, revela uma outra imagem quando fecha as portas aos seus professores e profissionais do ensino, como se não fôssemos parte desta sociedade insatisfeita! Estamos em Estado de Greve! Queremos o diálogo, o confronto de argumentos, a negociação! Queremos audiência com o Prefeito!

Veja, com mais detalhes, como foi a audiência.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Os Profissionais da Educação participarão da Greve Nacional do dia 11 de julho


As Redes Estadual e Municipal de Ensino participarão da greve convocada pelas Centrais Sindicais para o próximo dia 11 de julho, num protesto conjunto pela redução da jornada de trabalho, reajuste das aposentadorias e maiores investimentos em Saúde e Educação. No mesmo dia, haverá uma Assembleia Unificada da categoria, em local e horário a confirmar.
Vale ressaltar que esta paralisação nacional do dia 11 de julho nada tem a ver com a convocação que circula nas redes sociais para o dia 1º, cujas bandeiras de luta não estão claras, nem tão pouco quem são seus organizadores. A seriedade de uma convocação como essa, a nível nacional, não pode se pautar em lideranças não assumidas e reivindicações abertas a qualquer tipo de causa, sob pena de estarmos dando apoio cego a grupos dos quais podemos discordar.

No dia 02, tem discussão sobre Plano de Carreira na Regional 6!


Na próxima terça-feira, dia 02 de julho, a Regional 6 promoverá um encontro de discussão sobre o Plano de Carreira da Rede Municipal de Ensino. Ele acontecerá em sua sede, às 18h, e servirá de base para as sugestões que a Regional levará para a nova reunião sobre o tema que se realizará na Câmara dos Vereadores, no dia 03 de julho.
Solicitamos a colaboração de todos na divulgação do encontro e esperamos a presença de um número expressivo de profissionais que queiram participar da construção de um plano unificado e justo para a categoria.
A sede da Regional fica na Estrada do Tindiba, 2395, sala 302 – Taquara.
Sempre juntos na luta!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Orientação para os professores P I de 40 horas da Rede Municipal do Rio de Janeiro que não conseguiram tomar posse

Orientação do Departamento Jurídico sobre os professores P I de 40 horas que não tomaram posse( Click aqui )

No dia 28, vamos todos à Prefeitura durante audiência com a SME!

A Regional 6 considera de extrema importância que haja uma forte concentração de pessoas em frente ao prédio da prefeitura, no dia da audiência do sindicato com a SME, 28/06, sexta-feira, às 11h. O sindicato terá muito mais respaldo e força de pressão com a presença e mobilização dos profissionais. Lembrando que o prefeito e a secretária insistem em não receber a categoria diretamente, incumbindo a sub-secretária Helena Bomeny de intermediar a discussão e negociação com a entidade, numa postura de burocratizar o canal de comunicação que a prefeitura foi obrigada a abrir, em função da intensificação do movimento de luta dos profissionais da rede. A postura de nossos diretores é assumir um posicionamento firme em relação à necessidade de sermos recebidos por quem pode deliberar sobre nossas reivindicações. Vamos, mais uma vez mostrar a força de nossa indignação!    

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Regional 6 fará Assembleia Unificada, em sua sede, no dia 26!


A Regional 6 convoca os profissionais da Rede Estadual e Municipal a participarem, nesta quarta-feira, dia 26 de junho, às 19h, de Assembleia Unificada a ser realizada em sua sede – Estrada do Tindiba, 2395, sala 302, Taquara. Vamos discutir o movimento de luta das duas Redes!

Maioria da direção da Regional 6 não reconhece paralisação convocada por parte da diretoria do SEPE


Em reunião extraordinária, realizada no dia 24 de junho, parte da diretoria do SEPE (vários diretores não foram informados da reunião e não estavam presentes) decidiu convocar uma paralisação da Rede Estadual e Municipal para a próxima quinta-feira, dia 27 de junho, com assembléia às 14h e passeata às 17h, fechando um pacote de decisões que só poderia ser deliberado pelo conjunto da categoria, em assembléia!
Lamentamos profundamente o fato da reunião não ter sido amplamente divulgada, já que o sindicato possui os e-mails e telefones de toda a diretoria, incluindo núcleos e regionais. Consideramos que reuniões extraordinárias que tomam decisões como as que foram tomadas, sem convocação de assembléia, devem ser respaldadas pela concordância da totalidade dos diretores, o que não aconteceu, já que vários diretores, não só de nossa regional como de outras, tomaram ciência da reunião, após a sua realização. Desta forma, abrimos um precedente perigoso se permitirmos que parte da diretoria tome decisões por toda a categoria (lembrando que, no caso da Rede Municipal, havia uma agenda fechada de ações já votadas), sem um processo de votação em assembléia.
Portanto, a maioria da direção da Regional 6, juntamente com outros diretores da entidade, não reconhece a convocação desta paralisação, nem desta assembléia como fórum de deliberação dos rumos do movimento, já que foram decididas de forma irregular, sem representatividade, num caminho oposto ao que, neste momento, se clama nas ruas – mais transparência e participação.
A melhor organização da participação do Sindicato nas manifestações que estão ocorrendo poderia ser resolvida em assembléia, não necessariamente com paralisação. Se temos uma audiência com a Secretaria Municipal de Educação na sexta-feira, dia 28, com concentração em frente à Prefeitura, para darmos um peso de pressão maior a essa audiência, uma paralisação da Rede Municipal um dia antes comprometeria a presença da categoria no dia 28. Acreditamos que a participação nas manifestações não precisa nem deve interferir na luta específica de cada Rede. Acreditamos, ainda, que o SEPE deve ter uma participação mais efetiva nas reuniões do fórum de planejamento dessas manifestações para ter uma atuação mais consequente em relação ao movimento.

sábado, 22 de junho de 2013

Todo repúdio à violência da PM contra o direito à livre manifestação e expressão de idéias


 O Sepe e os profissionais de educação, que participaram da grande manifestação realizada ontem (dia 20), no Centro do Rio, vêm a público expressar todo o seu repúdio contra as ações repressivas de policiais militares e da tropa de choque contra pessoas que participaram do protesto e que, em momento nenhum, se envolveram em atos de violência oude predaram o patrimônio público. Por causa dos excessos das forças de repressão, sob o comando do governo estadual, dezenas de pessoas foram levadas feridas para hospitais do centro do Rio e centenas sofreram agressões da parte de policiais em vários locais do centro, como as imediações da Lapa, Praça XV e Cinelândia.
No final da noite diretores do Sepe e profissionais de educação das redes estadual e municipais que foram à passeataficaram ilhados em um hotel na Rua Senador Dantas, quando a polícia de choque jogou bombas de efeito moral e,segundo relatos dos presentes, chegou a disparar tiros para dispersar a multidão que se concentrava naCinelândia depois do ato na Presidente Vargas. O Sindsprev, na Lapa, sofreu uma tentativa de invasão da polícia militar,porque abrigou um grupo de manifestantes, que se refugiaram no local para fugir dos ataques indiscriminados depoliciais nas ruas localizadas no entorno da Lapa. Ali, Bares foram invadidos e a polícia jogou bombas de gás lacrimogênio, provocando tumulto, correria e confusão entre aqueles que estavam no local.
No entender do sindicato, nada pode justificar o excesso de violência das forças policiais contra pessoas que estavam nas ruas para exercer o seu legítimo direito de cidadania e de manifestação. Mais uma vez, somos testemunhas de como o governo estadual “lida” com a democracia, ao ordenar que a polícia ataque manifestantes para tentar coibir protestosde rua. Se houve excesso de uma minoria que se integrou aos protestos, nada pode justificar que as forças policiais – que deveriam proteger a população – partam para o ataque e promovam um verdadeiro massacre contra aqueles que foram para as ruas demonstrar sua insatisfação com a situação política atual no país e reivindicar pelos seus direitos.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450

Atenção Rede Municipal!


A Secretaria Municipal de Educação antecipou a audiência com o SEPE para o dia 28/06, às 11h, e reafirma a intermediação da subsecretária Helena Bomeny.
Lembrando que no dia 26/06, às 18h, no Salão Azul da Câmara dos Vereadores, o presidente da Comissão de Educação fará uma reunião com o SEPE e demais parlamentares sobre o plano de carreira.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Atenção Rede Estadual!

Sérgio Cabral veta o “Uma matrícula = uma escola”

Mobilização mantida! Vamos passar o abaixo-assinado contra o veto!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Seminário Questões de Gênero na Escola: O machismo por trás do bullying"

Em alusão ao 21 de Junho – Dia de luta por uma Educação não Sexista, este seminário visa debater as conexões entre o bullying e o machismo e sensibilizar as atrizes/atores da área de educação, em especial profissionais,gestoras/es municipais e sindicatos, para a importância do combate às discriminações e da implementação de uma educação não sexista.

Data: 21/06/2013
Hora: Das 13h às 16:30h
Local: Salão Nobre, da Câmara Municipal de RJ. Praça Floriano s/n, Cinelândia.
Inscrições: camtra@camtra.org.br ou (21) 2544 0808 - 
·     Nome , instituição/movimento e contato (e-mail/telefone).

Esperamos vocês!


-- 
CAMTRA - Casa da Mulher Trabalhadora
Rua da Lapa, 180 - sala 806 – Lapa +55 (21) 2544 0808

Eduardo Paes e Claudia Costin se negam a receber a categoria!

Mais uma vez, o prefeito do Rio e a secretária de Educação não aceitam receber a categoria, representada pelo SEPE, em audiência. O líder do governo na Câmara dos Vereadores disse neste dia 18, em reunião com o sindicato, que a subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, é a interlocutora oficial do governo nas audiências com o SEPE e que seriam ampliados seus poderes de negociação. Em outras palavras, o líder fracassou na intermediação de uma audiência e o governo continua burocratizando o processo de negociação com a categoria que, na prática, significa que não há negociação alguma!
Num momento em que o país inteiro vive manifestações que expressam a insatisfação da sociedade com as políticas públicas de Transporte, Saúde, Educação, entre outras, e o prefeito do Rio declara, na mídia, que está aberto ao diálogo com as lideranças do movimento local, a categoria o convoca a ter a mesma postura receptiva com os profissionais da Educação do município!
A categoria quer ser recebida pelo prefeito!!!


Sobre as manifestações pela redução do preço das passagens

Todas as pesquisas demonstram que, embora tenha ocorrido uma melhora no padrão de vida da população brasileira, no que tange ao consumo de bens, os serviços, como transporte, saúde, educação etc., não melhoraram, ao contrário, pioraram em virtude do processo de privatização. Os Governos Lula e Dilma não reverteram esse processo. Entendo que também devemos avaliar o fato da inflação ter impactado muito mais os serviços do que a cesta básica. Como as metodologias costumam não captar esse aspecto, é claro que foi a classe média a mais atingida nesse processo. Os Governos Lula e Dilma não tiveram como foco das suas políticas a classe média, o que agravou o descontentamento desse setor da sociedade.
No que tange ao estopim do movimento que vemos nas ruas hoje, o aumento das passagens, não é uma surpresa, pois, o sistema de transportes nas grandes cidades brasileiras já entrou em colapso desde os anos 1980, quando assistimos uma série de protestos nas ruas que descambaram para o quebra-quebra. A proposta apresentada pelo neoliberalismo para enfrentar esse problema foi a privatização. 
No Rio de Janeiro, o Governo Marcelo Alencar, durante a era FHC, deu início a esse processo, com a privatização da FLUNITRENS, METRÔ e CONERJ (barcas). Cabe ressaltar que Amaury Ribeiro Jr, autor de “A Privataria Tucana”, denunciou, com base em documentos obtidos em juntas comerciais, cartórios, no Ministério Público e na Justiça, um esquema de corrupção durante as privatizações dos anos 1990, o que ele considera ser a ponta de um iceberg que poderia vir à tona com a instalação de uma CPI no Congresso. Curiosamente, todos os grandes veículos de comunicação brasileiros boicotaram explicitamente a divulgação do livro, o que não impediu a consagradora venda de 115 mil exemplares dois meses após o lançamento.
Devemos retomar a bandeira da estatização dos transportes públicos!
Em meio a essa crise, é importante também fortalecer as instituições democráticas, pois, é através delas que podemos encontrar soluções para os problemas. Os governos comprometidos com as causas populares e a sociedade civil organizada, como os sindicatos e as entidades estudantis, precisam responder rapidamente a essa questão e saírem da inércia. As entidades da sociedade civil deve ir para as ruas com as suas bandeiras! O governo federal deve coordenar a ação dos prefeitos com vistas à redução das passagens de ônibus, meia passagem para os estudantes universitários e passe livre para os estudantes da educação básica em todo o Brasil.

Márcio Franco


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Essa é a força da Rede Municipal!

As imagens dizem tudo! A reação da Rede Municipal de Ensino está construindo um movimento de mobilização que ganha cada vez mais força. Vejam o que temos agendado:

18/06 – Reunião com o líder do governo na Câmara, Luiz Antônio Guaraná, que se comprometeu a intermediar uma audiência com o prefeito.

26/06, às 18h – Reunião no Salão Azul da Câmara dos Vereadores para se discutir o Plano de Carreira.

09/07 – Audiência na Secretaria Municipal de Educação. Queremos ser recebidos pela própria secretária! CONCENTRAÇÃO EM FRENTE À PREFEITURA (sem paralisação)

13 e 14/08 - Paralisação de 48h, com Assembleias Regionais no dia 13 e Assembleia Geral no dia 14, às 10h, seguida de Passeata, a partir das 14h, da Candelária à Cinelândia.

domingo, 16 de junho de 2013

Os Profissionais da Regional 6 mostram sua força!

A Regional 6 compareceu em peso à Assembleia e ao Ato deste dia 12/06, realizados pelo SEPE, dentro do movimento de luta da Rede Municipal. Nossos diretores registraram a presença de profissionais de, pelo menos, 15 escolas. As regiões da Barra, Recreio, Jacarepaguá e Vila Valqueire mostram que estão prontas para o enfrentamento numa mobilização que vem crescendo e se evidenciando a cada ação do sindicato.
A participação destes profissionais na Assembleia foi fundamental durante a votação. Finalmente, conseguimos aprovar propostas mais sintonizadas com os anseios da categoria e montar um calendário de luta propositivo e consequente. Na Câmara dos vereadores, os profissionais que acompanharam os diretores vivenciaram a experiência de se articular e conquistar apoio mostrando a força da mobilização e indignação da base como instrumento de pressão. A conversa travada com o líder do governo, que não estava presente no início do Ato, foi uma conquista dessa pressão, e o fez assumir o compromisso de marcar uma audiência com o prefeito!

Parabéns a todos aqueles que perceberam que só coletivamente e de forma organizada temos chance de interferir na realidade. Vamos chamar os colegas que ainda não se motivaram a participar! Este é o momento mais importante do movimento. Precisamos estar juntos!

SEEDUC está convocando aprovados de 2009 e 2011

A Secretaria de Estado de Educação está convocando 178 professores aprovados nos concursos de 2009 e 2011. Veja a escala de convocação e a documentação a ser apresentada nos links abaixo, referentes ao DO do dia 12/06.





quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reação aumenta! Rede Municipal entra em Estado de Greve!

Neste dia 12/06, a Rede Municipal deu nova demonstração de sua capacidade de indignação com uma presença massiva na Assembleia e no Ato na Câmara dos Vereadores. A categoria avançou na luta e decidiu entrar em Estado de Greve, marcou nova paralisação para os dias 13 e 14 de agosto e uma Concentração em frente à prefeitura, no dia 9 de julho, quando o SEPE terá uma nova audiência na SME. Na Câmara, diante da pressão exercida pela presença de cerca de 500 profissionais, o SEPE conseguiu reunir o apoio de vários vereadores e marcar uma reunião para a próxima terça-feira, dia 18/06, com o líder do governo, Luiz Antônio Guaraná, que se comprometeu a intermediar com o prefeito uma audiência para a abertura de negociação do índice de reajuste deste ano, sobre o qual Eduardo Paes sequer se manifestou. O SEPE reivindica o índice de 19%, plano de carreira unificado e o fim da política meritocrática do governo. A reação indignada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino cresce cada vez mais e o movimento está intensificando sua força de pressão.

A categoria diz NÃO! NÃO à desvalorização e desqualificação de professores e funcionários! Não à superlotação de turmas, a apostilas mal formuladas, aos jogos tendenciosos, à abertura das escolas às ONGs e Fundações da iniciativa privada! NÃO! A Reação da categoria se expressa no Estado de Greve, que dá um peso ainda maior a todas as ações deste movimento, que mostra à prefeitura e à SME que, ao contrário do que eles pensam, há vida inteligente e comprometida nas escolas, pronta para o enfrentamento com a coragem que a luta por uma Educação de qualidade para os filhos dos trabalhadores sempre lhe deu!

Assembleia da rede estadual será realizada no sábado (dia 15) no Clube Municipal

Os profissionais da rede estadual farão uma assembléia geral no próximo sábado (dia 15 de junho), no Clube Municipal (Rua Haddock Lobo 359 - Tijuca), a partir das 10h. Na pauta do encontro, o debate sobre os rumos da mobilização dos profissionais das escolas estaduais e a luta pela garantia da emenda do Sepe incluída no projeto do reajuste para a Educação Estadual, aprovada pela Alerj no dia 5 de junho e que determina que cada matrícula dos profissionais corresponda a uma escola. A plenária também discutirá o SAERJ, assim como as outras emendas propostas pelo Sepe eque não foram votadas pelos deputados na Alerj no dia da aprovação do PL 2200

domingo, 9 de junho de 2013

Rede Municipal do Rio de Janeiro

Dia 12 é dia de luta na Rede Municipal!

Mais uma vez, a Secretária Claudia Costin não recebe o SEPE pessoalmente e se faz representar pela Subsecretária de Ensino Helena Bomeny, que transferiu a responsabilidade de encaminhamento de várias de nossas reivindicações para o prefeito e chegou a assumir compromisso de intermediar uma audiência do SEPE com Eduardo Paes. Até o momento, sem nenhum retorno.
Durante a audiência, a Subsecretária reconheceu e admitiu que a rede funciona com salas super lotadas, que a SME desrespeita o 1/3 do tempo de trabalho para planejamento, o direito dos profissionais conhecerem os critérios da reestruturação e remoção, e vários outros, mas nada pode ser deliberado, apenas encaminhado. A Secretária Claudia Costin, a autoridade a quem compete deliberar, se nega a ouvir a categoria e burocratiza o canal de comunicação que foi obrigada a abrir com o sindicato pela pressão da luta e mobilização dos profissionais da rede.
Essa luta está apenas começando. No dia 12, vamos convocar os vereadores a terem uma ação mais firme diante da falta de negociação da prefeitura com a categoria.
Queremos ser recebidos pelo prefeito!
Todos ao Ato (14h, na Cinelândia) e Assembleia (10h, na ACM) do dia 12/06!


Vejam as decisões do Conselho Deliberativo do SEPE:

Deliberações do Conselho Deliberativo
3 de junho de 2013

1- Atualizar o Plano de Carreira da rede para entregá-lo na assembléia do
dia 12/06
2- Reunião dia 10/06, às 18h, no SEPE, para fecharmos a atualização do
plano
3- Entregar no dia 12/06, carta aos vereadores com as reivindicações da
categoria que o legislativo pode encaminhar
4- Solicitar à Comissão de Educação e Cultura, audiência pública sobre a
educação
5- Que o DIEESE elabore um texto técnico com dados do orçamento,
solicitando esclarecimentos e audiência com o TCM
6- Que o DJ elabore um resumo das ações da rede municipal, para ser
entregue na assembléia do dia 12/06
7- Entregar na audiência do dia 9/07 documento sobre a garantia
constitucional das "visitas" do SEPE em escolas creches e EDI's
8- Ação jurídica urgente para abonar os dias paralisados, diante da decisão
do STF;
9- Levar para assembléia 3 datas para a paralisação e nova assembléia: dia
13, 15 , 20 de agosto
10- Reafirmar a luta por concurso público;
11- Panfleto com denuncia dos problemas da rede, a ser entregue durante a
JMJC. A quantidade será definida na reunião da direção;
12- Defender a eleição para direções;
13- Denunciar as megametas;
14- Marcar a reunião da assessoria pedagógica e assessoria orçamentária
15- Realizar um levantamento das escolas que foram reestruturadas
16- Parecer do DJ sobre origem/lotação
17- Cobrar na audiência do dia 09/06 informações sobre o calendário 2014,
reivindicando as férias de janeiro
18- Plenária de funcionários da rede municipal;
19- Boletim para casa dos filiados;
20- Que o SEPE mantenha a garantia de pagamento de 2 carros por semana,
por regional, para o início nas semanas de agosto que antecederem a
assembléia
21- Garantir para o ato do dia 12/06: carta à população, grupo de teatro,
flores, balões vermelhos, instrumentos, etc.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Leias os Informativos dos Funcionários de Ensino e Auxiliares de Creche

Publicamos os Boletins dos funcionários de ensino e das auxiliares de creche. Veja nos lincks abaixo:


Jornal dos Funcionários de Ensino

Boletim das Auxiliares de Creche

Depois de rejeitar a chapa apoiada pela comunidade, a 7ª CRE aprova, em dois dias, uma nova chapa para dirigir o CIEP Luis Carlos Prestes!

Depois de rejeitar a chapa constituída pela comunidade escolar para dirigir o CIEP Luis Carlos Prestes, a 7ª CRE abriu e fechou o novo edital de inscrições para candidatos à equipe gestora da unidade em 24h! Em menos de dois dias, a única chapa inscrita neste edital relâmpago foi avaliada e aprovada por uma banca relâmpago e a nova direção do CIEP será apresentada, pela CRE, aos professores, funcionários e responsáveis no dia 10/06, porque algumas mães de alunos acompanhadas por uma de nossas diretoras reivindicaram essa formalidade, que, a princípio, não aconteceria, junto à Coordenação da CRE.

A Regional 6, procurada pelos responsáveis desde o início dessa crise na qual a escola está inserida, continuará acompanhando o caso e lutando ao lado desta comunidade que conquistou a permanência do horário integral até as 16h30 para seus filhos, garantida pela própria secretária de Educação Claudia Costin, e que está sendo descumprida, dia após dia no CIEP. Esta é uma questão central para a comunidade – o cumprimento do que foi acordado com a secretária. Estaremos atentos aos acontecimentos e presentes sempre que necessário.

ALERJ aprova 8% de reajuste e a mobilização continua!

O plenário da ALERJ confirmou o reajuste salarial de 8% acordado na Reunião de Líderes, ocorrida na segunda-feira, dia 3/6. O reajuste será pago no salário de junho (depositado em julho). Essa emenda de 8%, porém, sofreu destaque por parte da oposição, propondo um reajuste de 15%, e, por isso, voltará a ser discutida em plenário. O presidente da ALERJ, Deputado Paulo Melo, acordou também a aprovação do abono de falta dos dias parados pela categoria. O plenário aprovou a emenda proposta pelo Dep. Marcelo Freixo, reivindicada pelo SEPE, que prevê a lotação de uma matrícula em uma única escola. Logo após essa votação, a maioria da bancada do governo se retirou do plenário e, por falta de quórum, a sessão foi suspensa. Alguns parlamentares concordaram em ser um absurdo um professor de 16 horas semanais se ver obrigado, muitas vezes, a trabalhar em duas, três e até quatro escolas. O Secretário de Educação havia afirmado, em reunião com os deputados, que só poderia cumprir essa reivindicação da categoria em 2023, e a expectativa é que o governo possa vetar essa emenda, o que exige uma mobilização constante da categoria para enfrentar este embate.

O SEPE tem informações de que a sessão será aberta nessa quarta-feira, dia 5, e convoca a categoria a paralisar as atividades para acompanhar a votação, a partir das 13h, na ALERJ.

domingo, 2 de junho de 2013

Escola do Amanhã, da Cidade de Deus, continua sem direção: A chapa constituída pela comunidade escolar é rejeitada pela CRE!


O CIEP Luis Carlos Prestes, uma das Escolas do Amanhã da Cidade de Deus, continua numa situação de instabilidade total, ainda sem direção, porque a única chapa que se inscreveu no edital foi rejeitada pela banca de avaliação formada por elementos da CRE e da SME e, portanto não vai poder assumir a escola. Cabe ressaltar que a chapa é formada por duas professoras do CIEP e por uma professora convidada pela comunidade escolar, com crédito entre os responsáveis e os profissionais da escola, aprovada no curso de gestão promovido pela SME, que já fez parte da equipe gestora de uma outra escola e de uma Unidade de Extensão. Quando a CRE alega, como justificativa para a rejeição da chapa, falta de experiência e de enquadramento no “perfil”(?) por parte da professora convidada pelo grupo, o que será que isso significa? Que o curso de gestão não qualifica aqueles que são aprovados? Que é necessária uma outra experiência de gestão, além da que a professora já possui, diferenciada e específica, para se dirigir o CIEP Luis Carlos Prestes, se sabemos que a inscrição no edital é aberta a professores que nunca passaram por algum tipo de gestão, e que seria papel da CRE dar o suporte nesta situação? Além do mais, que experiência seria essa? Quem a teria senão os próprios professores do CIEP e aqueles em quem eles confiam? Talvez o problema esteja no fato de que a equipe rejeitada pela CRE tenha um projeto de trabalho coletivo para a escola e está disposta a trabalhar em conjunto com todos os que desejam elevar o desempenho de aprendizagem desses alunos, além de assumir, com o grupo, o desafio de manter o horário integral na unidade, conquistado pela comunidade junto à secretária Claudia Costin, mas que a CRE resiste em viabilizar. A equipe da 7ª CRE que dirige a escola, de forma interina, dispensa os alunos antes do horário acordado com a SME, 16h30, e, aqueles que considera “mais agressivos”, dispensa ainda mais cedo, ao meio-dia!! O CIEP, portanto, continua à deriva nas mãos de pessoas sem nenhuma experiência diferenciada e específica, sem nenhum perfil para lidar com essa comunidade, e que consideram os alunos de comportamento mais difícil como algo do qual desejam se desvencilhar. A CRE diz que vai abrir outro edital. O fato é que estamos no meio do ano letivo e a escola está sem direção. Como ficará o desenvolvimento pedagógico dessas crianças? Que respostas daremos às famílias que só têm essa escola como referência de poder público? Por que não validar a chapa apoiada pela comunidade escolar? Até quando a SME vai assistir, passivamente, a este quadro de instabilidade? Até que ponto a determinação da secretária Claudia Costin, assumida diante da comunidade escolar, de diretores do SEPE e de vereadores, em manter o horário integral no CIEP, terá compromisso com a verdade?