quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Categoria é recebida durante Ato na Prefeitura!

Neste dia 24 de fevereiro, os educadores das redes estadual e municipal do Rio de janeiro fizeram um Ato em frente à prefeitura, onde já acontecia mais uma reunião do GT para implementação do 1/3 da jornada para atividades extraclasse. Mais uma vez, não houve avanço na discussão, como vem acontecendo desde o início deste GT. Uma comissão do Ato foi recebida por Paulo Figueiredo, subsecretário de Gestão de Pessoas, que ouviu os protestos dos profissionais em relação ao descumprimento dos compromissos firmados no acordo de 2013, entre o governo e a categoria, mediado pelo STF. Foram cobradas soluções definitivas para a devolução dos descontos da greve, do sodexo, para os problemas de acomodação dos profissionais em suas unidades, e para a falta de respostas e objetividade nas reuniões do GT e do Fórum de Valorização da Carreira, este último sem, sequer, data para a próxima reunião. Paulo Figueiredo se comprometeu a, mais uma vez, orientar as CREs sobre os problemas cuja solução depende da ação dessas coordenadorias, marcou uma nova reunião para o dia 24 de março, quando pretende trazer o retorno de uma conversa que terá com o prefeito sobre as reivindicações apresentadas, inclusive sobre a solicitação de uma audiência com Eduardo Paes. O subsecretário se comprometeu, também, a agendar uma nova reunião do Fórum para antes da próxima assembleia da categoria, dia 15 de março. Foi confirmada a decisão da prefeitura em retirar as faltas das paralisações ocorridas antes da greve de 2013, para fins de licença prêmio e aposentadoria, sem devolução dos descontos de salário. 
Após o Ato, os profissionais fizeram uma passeata da Candelária à Cinelândia, onde se realizou uma aula pública.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Roteiros das Escolas, da Rede Estadual, visitadas pela Regional VI


Da mesma forma como fizemos na rede municipal, solicitamos a cooperação de todos os educadores da rede estadual no sentido de verificarem, nos roteiros, se sua escola foi visitada e se o material deixado pela Regional chegou, de fato, aos profissionais da unidade. Trabalhando juntos, avançaremos mais.

Veja abaixo os roteiros:





domingo, 16 de fevereiro de 2014

Roteiros das escolas municipais visitadas pela Regional VI

Colocamos, aqui, os roteiros das escolas visitadas, da rede municipal, ao longo da última semana, para que todos possam tomar ciência da entrega do material do sindicato em sua unidade e verificar se, de fato, os cartazes foram disponibilizados aos educadores, na sala dos professores. Pedimos que nos avisem, caso a escola conste no roteiro como visitada – assinatura ao lado do nome da unidade – e o material não tenha chegado aos profissionais. Desta forma, unindo forças e trabalhando juntos, não permitiremos mais que algumas direções se sintam à vontade para reter os impressos do sindicato que chegam às escolas.
Esclarecemos que nem sempre um diretor da Regional VI acompanha essas visitas, já que, infelizmente, ninguém da direção possui licença sindical e todos só podem trabalhar pela Regional em seus horários vagos. Quando a visita não tem a presença do diretor, o material é entregue, normalmente, na secretaria da escola e, infelizmente, algumas direções não o repassam aos seus profissionais. Vamos impedir que isto aconteça! Contamos com a colaboração de todos!
Em breve, divulgaremos os roteiros das visitas às escolas da rede estadual.

Click abaixo e veja:






Já é Tempo de Eleição de Delegados para o XIV Congresso do SEPE!

Entre os dias 26 e 29 de março de 2014, o SEPE realizará o seu décimo quarto congresso ordinário, com o tema “As jornadas de junho, o sindicato e a luta pela educação pública, laica e de qualidade, contra a criminalização dos movimentos sociais”. O congresso é a maior instância de deliberações do sindicato, que pode promover mudanças no estatuto da instituição e decidir as principais diretrizes que nortearão a luta da categoria.

A participação de todos é muito importante para que este seja um fórum que contemple o que a maioria da categoria deseja transformar em seu sindicato e espera em relação à reorganização da luta.

A participação se dá por representatividade, através da eleição de delegados. De acordo com o regimento do Congresso, votado na Assembleia Estatutária do dia 07 de dezembro de 2013, os representantes serão eleitos, por escola, em reuniões gerais ou por turno, na proporção de um delegado para cada dez profissionais presentes, ou fração igual ou superior a cinco. Um mesmo profissional só poderá assinar uma Ata por escola. Os aposentados serão eleitos em assembleias municipais ou regionais, convocadas para este fim, respeitando-se a mesma proporção.

Os delegados eleitos devem ser filiados ao SEPE, podendo fazê-lo até o dia da reunião de sua escola ou da assembleia específica. Os comprovantes de filiação e quitação sindical dos delegados devem ser anexados à Ata de cada escola, que deve ser entregue ao SEPE Central até o dia 15 de março.

A taxa de inscrição é de R$5,00 para professores delegados ou observadores (estes não terão direito a voto) e de R$ 3,00 para funcionários delegados ou observadores (da mesma forma, não terão direito a voto). A taxa deve ser paga no ato do credenciamento.

Oportunamente, o SEPE divulgará o modelo de Ata a ser utilizado.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

XIV CONGRESSO ORDINÁRIO DO SEPE/RJ


ATA DE ELEIÇÃO DE DELEGADAS(OS) NAS ESCOLAS

PAUTA
Conjuntura;
Políticas Educacionais.
Avaliação das greves, reorganização, perspectivas de lutas para as redes e concepção sindical.
Atualização do Estatuto e organização do SEPE/RJ; 

ORIENTAÇÕES PARA ELEIÇÃO E INSCRIÇÃO DE DELEGADAS(OS) 

a) A escola/local de trabalho poderá eleger 1 uma(um) delegada(o) para cada grupo de 10 (dez) profissionais de educação presentes. No caso de fração igual ou maior que 05 (cinco), a escola poderá eleger mais uma(um) delegada(o). A escola terá direito a 01(um) delegado/a caso atinja o quórum mínimo de 06 (seis) presentes. 

b) As assembléias podem ser realizadas por turno. 

c) As(os) delegadas(os) devem ser associadas(os) ao SEPE. Caso contrário, poderão filiar-se até o momento daassembléia. 

d) As assembléias para a eleição das(os) delegadas(os) devem realizar-se até o dia 14/03/ 2014. 

e) A presente ata de eleição deverá ser entregue à Comissão Organizadora, na sede do SEPE/Central, até às 18 horas do dia 15 de março de 2014 ou postado via sedex até o dia 15/03/2014. Como também poderáser entregue nos núcleos e regionais até às 21 horas do dia 14/03. 

f) Orienta-se a anexação do contracheque atual e/ou documento que comprove a filiação e quitação com o sindicato.


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Atenção Rede Municipal e Estadual!

A Assembleia Unificada da Regional VI será realizada no próximo dia 12 de fevereiro, às 18h, no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht.
Vamos discutir os problemas que estamos enfrentando, as avaliações e propostas que levaremos para a Assembleia Geral do próximo dia 15 de fevereiro e a participação de todos no Congresso do SEPE.
A presença de todos fortalece e amplia a ação protagonista representativa da Regional!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SEPE vai à SEEDUC cobrar devolução de descontos!

Neste dia 05 de fevereiro, diretores do SEPE foram à SEEDUC (A Regional estava presente) para pressionar por soluções, diante dos vários problemas que a categoria está enfrentando. Encontraram o secretário Risolia, no seu horário de almoço e foram ao refeitório para conversar com o secretário, onde entregaram vários contracheques com descontos indevidos e a listagem dos profissionais que não receberam ou tiveram redução no pagamento do 1/3 de férias. O secretário afirmou que vai corrigir esse erro. Estaremos ligando para a sua secretária para pressionar pela rapidez dessa correção. Cobrou-se, ainda, respostas sobre professores que sobraram em suas escolas e que estão sendo obrigados, pelas metros, a dividir sua carga horária em 6 escolas. A SEEDUC solicitou que esses profissionais entrem em contato com a equipe que nos recebeu (André Oliveira e Paulo Fortunato). Teremos audiência no dia 13/02.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NOTICIAS MUNICIPAIS

Sobre a devolução dos descontos do SODEXO

Nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, vários profissionais, em sua maioria merendeiras, atenderam à convocação da Regional VI e foram à 7
ªCRE para pressionar por uma solução definitiva em relação à devolução dos descontos feitos no SODEXO. A gerente de Recursos Humanos da coordenadoria, Rosângela, argumentou com nossa diretora que as falhas na devolução do desconto se devem ao fato das direções de escola não estarem calculando direito os valores a serem reembolsados. Ela se comprometeu a verificar a planilha da escola de cada profissional que ainda não recebeu a devolução, dentre os que estavam presentes, anotando nome, matrícula, escola etc.

OS PROFISSIONAIS QUE NÃO COMPARECERAM PODEM LEVAR SEUS DADOS À ROSÂNGELA, NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DA 7ªCRE, NOS PRÓXIMOS DIAS.

Vale lembrar que a SME determinou que os valores descontados do SODEXO devem ser devolvidos integralmente, independente da reposição ter sido feita no contraturno e/ou aos sábados.

A direção da Regional também encaminhou outras questões ligadas a remoções de alguns profissionais que nos procuraram. Diante da resposta inconsistente da CRE, ligou para a SME e obteve o compromisso de que os casos desses profissionais seriam discutidos e resolvidos numa reunião que se realizaria na mesma segunda-feira, com a Coordenadora da CRE. Ficaremos atentos, pressionando sempre.



 Atenção professores concursados de 40h!

A SME, por intermédio da Lurdinha, do setor de recursos humanos, afirmou que nenhum professor concursado para a jornada de 40h semanais pode ser obrigado a atender a duas turmas, pois são respaldados pelo edital do concurso. Portanto, não aceitem essa imposição, que está partindo das CREs. Aqueles que continuarem sofrendo pressão nesse sentido, por favor, procurem a Regional.

 
Calendário:

15 de fevereiro – Assembleia Geral Unificada – Redes Estadual e Municipal – Instituto de Educação, às 14h (Rua Mariz e Barros, 273, Tijuca).

18 de fevereiro – Plenária de Animadores Culturais – SEPE Central, às 10h.

21 de fevereiro – Assembleia de Aposentados e fora da rede – SEPE Central, às 16h.

22 de fevereiro – Plenária do Coletivo de Funcionários – SEPE Central, às 9h.

24 de fevereiro – Aula Pública Inaugural das Redes Municipais e Estadual – Cinelândia, com horário a combinar.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Educadores vão à 7ª CRE cobrar devolução do SODEXO!

Cerca de cinquenta pessoas estiveram na prefeitura, neste dia 30 de janeiro, para cobrar a devolução dos descontos do SODEXO. Sob pressão, o chefe de gabinete da secretária Claudia Costin recebeu o grupo, em audiência. Na oportunidade, falou-se, também, sobre a reestruturação que está sendo feita nas escolas de horário integral, onde os profissionais da educação estão sendo removidos sem uma consulta prévia. Além disso, questionou-se a situação dos profissionais concursados, que foram convocados, passaram por todos os exames e estão sendo barrados, segundo a prefeitura, por conta das cotas para índios e negros. Buscamos respostas que os interlocutores do governo não estão dando e não possuem poder para resolver. Por isso, reforçamos a necessidade de uma audiência com o governo. Vale lembrar que já protocolamos a solicitação de audiência e estivemos no MP para denunciar a falta de propostas e respostas nos GTS. O governo se comprometeu a agendar uma audiência antes do dia 10 de fevereiro, quando se iniciará o ano letivo, e a SMA vai solicitar respostas do secretário Pedro Paulo, a respeito dos concursados. Vamos permanecer cobrando.

Em relação ao SODEXO, a prof. Lurdinha respondeu que os erros vieram nas planilhas enviadas por parte das CREs. Diante disso, para terminar com esse jogo de “empurra”, convocamos todos os profissionais que ainda não receberam a devolução dos descontos, a comparecerem em frente à 7ªCRE, na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro, às 9h, para verificarmos as planilhas do SODEXO, caso a caso. Pedimos ajuda na divulgação desse encontro para pressionarmos a CRE por uma solução definitiva.