segunda-feira, 28 de abril de 2014

Regional comemora 1º de maio com Sarau do Trabalhador

A Regional VI convida a todos os profissionais de sua base a participar do SARAU em homenagem ao dia do trabalhador, que será realizado neste dia 01 de maio, às 14h, no Salão de Festas do Condomínio Reserva do Rio Grande - Estrada do Rio Grande, 1240 – Taquara. Regado a música e poesia, o sarau propõe um encontro de celebração da luta de todos os trabalhadores por um mundo pautado na justiça social e em condições dignas de trabalho. Os educadores têm uma responsabilidade grande nesta luta, já que fazem parte da história de cada cidadão e atuam na formação de todas as profissões. No ano de 2014, teremos pela frente enfrentamentos difíceis, que exigirão, de nós, muita mobilização e a capacidade de formular estratégias que possam nos favorecer na correlação de forças com os governos. Neste dia 1º de maio, que a Arte nos alimente e nos amplie a visão, para que, juntos, consigamos ir além em nossas ações e conquistas.

Lembramos que a Regional fará sua Assembleia Local no próximo dia 05/05, às 18h, na sede - Estrada do Tindiba, 2395, sala 302 - Taquara. Lembramos que temos que discutir sobre o indicativo de greve, que será votado na assembleia unificada do dia 07 de maio. Estamos juntos!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

ATENÇÃO CALENDÁRIO DO MOVIMENTO


26 de abril – Plenária de cozinheiros e cozinheiras escolares, às 10h, no auditório do SEPE – Rua Evaristo da Veiga, 55, 7º andar – Centro.

07 de maio – Paralisação e Assembleia Unificada, com indicativo de greve, às 14h, no Clube Municipal – Rua Haddock Lobo, 359.

10 de maio – Plenária de Educação Infantil da rede municipal, às 13h, local a confirmar.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados adia, mais uma vez, a votação do Plano Nacional de Educação

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados adia, mais uma vez, a votação do Plano Nacional de Educação. Vejam...click aqui



Roteiros das Escolas que receberam material da Regional VI

Mais uma vez, pedimos a ajuda da base para verificar se o material que deixamos nas escolas, de fato chegou às salas dos professores e ao conhecimento dos profissionais das unidades. As visitas foram feitas na semana de 07 a 11 de abril, desta vez, sem o acompanhamento de diretores da Regional (infelizmente, nenhum de nossos diretores possui licença sindical). Os roteiros das escolas estaduais foram percorridos de segunda à quarta-feira e os das escolas municipais, de quarta à sexta, o que não permitiu que todas as unidades fossem visitadas. Pedimos especial atenção das escolas estaduais por conta da circular lançada pela SEEDUC, dando às direções o poder de autorizar ou não a entrada e distribuição de materiais. Só juntos temos força para enfrentar os vários ataques que sofremos.





























































Mais retrocesso na rede Estadual!

A renúncia de Cabral ao governo do estado e a sua substituição pelo vice-governador Pezão trouxeram para a Rede Estadual de Ensino a confirmação de que nada vai mudar em relação à política que vem sendo implementada, por este governo, na área da Educação. Muito pelo contrário, as primeiras ações do “novo” governador apontam para um retrocesso ainda maior. Depois de assinar um decreto mantendo, praticamente, todos os eixos da política meritocrática que já estava em curso, e que haviam sido freados pela greve de 2013, agora, a SEEDUC lança uma circular proibindo a divulgação e distribuição de qualquer tipo de material, sem “a prévia análise, validação e autorização” das direções das escolas. A linha autoritária e arrogante se mantém, exigindo de nós, profissionais da Educação, uma mobilização muito maior para enfrentar as medidas descabidas que estão sendo lançadas. Nossa força de pressão vem de nossa união.  No próximo dia 07 de maio haverá mais uma Assembleia Unificada com a Rede Municipal. Vamos todos!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Aberração continua nas escolas públicas de Goiás!

Diante da inoperância das Secretarias de Educação e da falta de vontade política dos governos em resolver a questão da segurança em escolas localizadas em áreas onde a violência é muito presente e institucionalizada, vemos verdadeiras aberrações serem entendidas como solução para as situações limite vividas por essas unidades. É o caso de dez escolas públicas de Goiás administradas pela Polícia Militar do Estado. Como se já não bastasse a invasão neoliberal dos economistas em diferentes escalões governamentais de planejamento e gestão da Educação, agora vemos mais um órgão ocupando o gerenciamento de escolas, sem ter o menor preparo e cuja existência não objetiva essa função. É a total desqualificação e menosprezo da área Pedagógica como condutora dos processos educacionais, no país. Resultado: A terceirização e a interferência de empresas privadas na gestão escolar, a lógica do mercado se sobrepondo às práticas comprometidas com a construção e apropriação do conhecimento e, agora, a militarização da relação entre a escola e os alunos, impondo uma disciplina que inclui, segundo a reportagem do jornal O Globo, do dia 07 de abril, revistas armadas pelas filas do pátio e prestação de continência ao diretor. Essa verdadeira doutrinação das crianças e adolescentes de comunidades carentes, dentro dos padrões de comportamento da vida militar atende aos interesses de que camada da população? Os estudantes dessas áreas estão sendo preparados para enfrentar, interferir e transformar a realidade adversa que vivem? A pobreza é, mais uma vez, tratada como caso de polícia...

Mais um aluno é vítima do BRT!

Mais um aluno da Escola Estadual Vicente Januzzi é vítima de atropelamento no corredor do BRT Transoeste, na Avenida das Américas, Barra da Tijuca. Daniel Santiago de Jesus Costa não resistiu ao acidente e acabou falecendo alguns dias depois de internado. A comunidade escolar já realizou manifestações cobrando das autoridades medidas de segurança que protejam a integridade física de seus alunos, profissionais e pedestres que precisam atravessar essa via diariamente. A ocorrência constante de acidentes ao longo de todo o corredor do BRT é prova concreta da falha do planejamento de segurança dessa via, responsável pela perda prematura de mais uma vida. Até quando a população ficará à mercê da insensibilidade daqueles que são responsáveis pelo transporte público e pela segurança no trânsito? Em pouco tempo, o corredor da Transcarioca, que passa por bairros muito populosos como Taquara, Praça Seca, Madureira etc., ficará pronto e os moradores dessas regiões estão bastante apreensivos diante dos riscos que o desenho do corredor e os pontos de travessia já demonstram alcançar. Até quando a vida humana continuará em segundo plano, no planejamento dessas vias? A Regional VI se solidariza com a dor da família e da comunidade escolar que, mais uma vez, sofre uma perda tão difícil.

Atenção Rede Estadual e Municipal!

Assembleia Local Unificada da Regional VI - dia 09 de abril, quarta-feira, às 18h30, na sede - Estrada do Tindiba, 2395, sala 302, Taquara.

Pedimos a todos que ajudem na divulgação. Vamos permanecer unidos na luta, pois só juntos somos fortes!
 !

Links dos Boletins do SEPE-RJ



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Comissão Nacional da verdade

A Comissão Nacional da Verdade lança nota pública sobre os 50 anos do Golpe de Estado de 1964. Vejam...