terça-feira, 26 de agosto de 2014

SEPE incentiva a eleição de Representantes de Escola e Conselheiros de Base!

Num movimento voltado para a reorganização da luta, a partir da base, o SEPE aprovou, na Assembleia da Rede Municipal, realizada no último dia 23 de agosto, um encontro de Conselheiros de Base, que acontecerá em outubro. A eleição desses conselheiros, que terão mandato de um ano, se dará nos Núcleos e Regionais, através da realização de um Conselho de Representantes de Escolas, que elegerá, entre os presentes, aqueles que representarão a base de cada Núcleo e Regional, nos Conselhos Deliberativos do sindicato, que incluem todas as redes. Portanto, as escolas que ainda não fizeram a eleição de seus representantes, deverão fazê-lo, preferencialmente, até o dia 30 de setembro. A Regional VI divulgará, em breve, a data e local de seu Conselho de Representantes de Escolas. É muito importante, para a reconstrução da luta, que todas as escolas participem deste processo, elegendo seus representantes. O SEPE disponibilizou um modelo de Ata, que reproduzimos aqui.
Foi aprovado, na referida Assembleia deste dia 23, o seguinte calendário:

30/08 – Panfletagem no Parque de Madureira

07/09 – Participação no Grito dos Excluídos.

10/09 – Dia do Protocolaço na prefeitura com o eixo “Devolva meu salário”.

20/09 – Assembleia geral da Rede Municipal no Clube Municipal (horário a confirmar)

01/10 - Ato na Cinelândia para marcar 1 ano da votação do PCCS do município com a extrema violência sofrida pelos professores de educação.

04/10 – Plenária de educação infantil

13 a 18/10 – Semana da Educação. Realização seminários, atos e etc.

2ª semana de outubro – Encontro de representantes de escolas eleitos

15/10 – Grande Marcha da Educação




Ata do SEPE: Click aqui

Boletim: Click aqui

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Atenção aos informes!

Rede Municipal

Nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, a Regional VI realizará um encontro, em sua sede, a partir das 18h, com os educadores da Rede Municipal, para discutirmos a conjuntura da rede e nos prepararmos para a Assembleia Geral, que será realizada no sábado, dia 23, no Clube Municipal, às 14h. Neste dia 20, na sede do SEPE Central, às 18h, será realizada uma reunião específica para os educadores que sofreram punições, na rede municipal.

Rede Estadual

A direção do sindicato, incluindo a nossa diretora Dorotéa, esteve na SEPLAG, cobrando a devolução dos descontos que alguns profissionais da Rede Estadual ainda não receberam. Lá, o argumento foi de que os educadores que não receberam devolução não estavam na relação enviada pela SEEDUC. Os nomes e contracheques desses profissionais, registrando os descontos feitos, foram apresentados e foi cobrada uma solução rápida às secretarias de planejamento e educação, por conta do grave transtorno causado pela falta de salário, na vida desses educadores. Os parlamentares da ALERJ também foram procurados para que pressionem o governo a resolver definitivamente esse caso, cumprindo com o acordo feito com os deputados. Neste dia 19, na sede do SEPE Central, às 18h, será realizada uma reunião específica para os educadores que sofreram punições, na rede estadual.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mais uma escola atingida por bala perdida!

A Regional VI vem a público manifestar o seu repúdio à situação de total insegurança vivida pelas comunidades escolares da região da Barra, Recreio, Jacarepaguá e Vila Valqueire, expostas a todo tipo de violência no entorno próximo às Unidades, bem como dentro das mesmas. O último caso, ocorrido, esta semana, na Escola Municipal Alberto Rangel, situada na Cidade de Deus, onde um aluno de 15 anos foi vítima de bala perdida, levando um tiro na cabeça, em plena sala de aula, mostra o quão vulneráveis são os prédios e a estrutura de funcionamento de nossas escolas. Apesar do grande abalo emocional sofrido por alunos e educadores, o rapaz está se recuperando bem da cirurgia a que teve que ser submetido, o que ajudará todos a superarem esta experiência tão traumática. A questão é: Se nada mudar, o perigo prossegue latente, em potencial. A falta de funcionários para fiscalização nos horários de entrada e saída, e vigilância nos corredores e áreas internas, as quadras de esporte de fácil acesso à rua, a ausência de câmeras de segurança e ronda escolar eficiente são apenas algumas das questões presentes em várias escolas, que devem ser discutidas, neste debate que precisa ser feito, de forma séria e comprometida. Mas quando a própria polícia troca tiros em áreas tão próximas aos prédios escolares, isto nos causa espanto e perplexidade. Nas comunidades mais carentes, ações, assim, fazem parte da rotina policial do lugar. Até quando? Nossa solidariedade ao aluno, familiares, amigos, estudantes, educadores e equipe da direção da Escola Alberto Rangel. 

sábado, 2 de agosto de 2014

Informes

- O município do Rio de Janeiro ingressou com um pedido de reconsideração contra a liminar deferida em favor do SEPE/RJ, que determina a suspensão dos processos de verificação de inaptidão dos servidores em estágio probatório e a devolução dos valores cortados dos vencimentos dos profissionais de educação. Tal pedido ainda não foi julgado, portanto, a liminar do SEPE/RJ está mantida.

- O Subsecretário de gestão de pessoas da SEEDUC, Sr. Antoine Lousao, confirmou que os descontos efetuados nos contracheques dos grevistas serãodevolvidos na semana entre os dias 11 e 12 de agosto.   Portanto, qualquerdiscussão sobre  a  reposição de conteúdos da última greve só deverá ser feita após estes dias. Da mesma maneira, está previsto  para essas datas o pagamento do 13ª salário.