quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Nova audiência com a SME sobre a reestruturação da rede

Neste dia 16 de dezembro, às 15h, a Coordenação Geral do SEPE, diretores da Regional VI (Cida, Elizete, Graça e Dorotéa ), alunos do PEJA Carlos Drummond de Andrade, Professores I de 40 h, Professores II de 22h30 estavam na SME para mais um dia de luta. Foram momentos de embates difíceis, quando a SME, representada pela prof. Betina, prof. Lourdinha e Jurema, ouviu o questionamento dos professores e comunidades escolares presentes. Desse encontro, conseguimos que os prof. II, de 40h, que acumulam com matrícula de 22h30, e estavam impedidos de  escolher escola, sendo convidados a pedir exoneração de uma matrícula, tivessem o seu direito de acumulação respeitado. Estes professores foram à CRE para escolherem suas escolas, no dia 17 de dezembro. 
Os professores I de 40h travaram uma batalha de argumentações e ainda não foram contemplados, mas terão suas situações revistas pela SME. Os alunos do PEJA CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, localizado na Praça Seca, defenderam com toda a garra a sua escola e saíram de lá com a garantia de que ela não será fechada! Parabéns, gente guerreira! Como eles mesmos cantaram, "Não deixe o PEJA morrer, não deixe o PEJA acabar, o PEJA foi feito pro povo e o povo precisa estudar". A luta continua!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PROPOSTAS APROVADAS NA ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES ESTADUAIS, REALIZADA NO DIA 9 DE DEZEMBRO, NA UERJ.



Após as avaliações, foram aprovados por consenso os seguintes encaminhamentos:
Impulsionar e aprofundar o processo de mobilização em todas as categorias dos servidores estaduais;
Indicativo de estado de greve em todas as assembleias de categorias, na perspectiva de construção da greve geral de servidores estaduais;
Buscar a unificação das lutas dos diversos setores ampliando a mobilização em 2016;
Apontar para 2016 a greve geral dos servidores estaduais pela garantia dos salários, dos direitos e toda forma de privatização;
Impulsionar as mobilizações com indicativo de organizar ocupações nas escolas e nas universidades, em defesa da educação pública, a exemplo da mobilização das escolas paulistas;
Apoio (político, material e financeiro) à ocupação dos estudantes da UERJ;
Reafirmar a pauta unificada (entregue em documento à Alerj no dia 8/12);
Reafirmar a luta contra qualquer forma de privatização, as O.S., Fundações privadas etc, em defesa intransigente do serviço público;
Fazer todo investimento na unificação ampliada dos setores estaduais (Judiciário, MP, Defensoria Pública, Controladoria de Fazenda etc);
Elaborar um jornal unificado do funcionalismo estadual;
Usar como palavra de ordem: ¨Todos contra o Pezão¨;
Que as direções verifiquem se todas as bases das categorias receberam a integralização do salário de novembro na data de 9/12, sem diferenças;
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:
DIA 15/12/15: ATO NO PALÁCIO GUANABARA , COM CONCENTRAÇÃO ÀS 14 H NO LARGO DO MACHADO; (APOIO AO ATO DO SINDJUSTIÇA COM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DAS ENTIDADES - ÀS 17:00 NA ALERJ)
DIAS 21 E 22/12 OCUPAR AS GALERIAS DA ALERJ PARA PRESSIONAR CONTRA CORTES DO ORÇAMENTO DOS DIVERSOS SETORES;
PLENÁRIA ORGANIZATIVA DIA 11/12, ÀS 17 H, NA SEDE DO SEPE;
NOVA PLENÁRIA ESTADUAL DIA 18/12 PARA ORGANIZAR A MOBILIZAÇÃO, CASO O 13 SALÁRIO NÃO SEJA PAGO EM 17/12.

Mais um PEJA decide lutar para não ser extinto!

Na noite do dia 09 de dezembro, em reunião com a Regional, o grupo do PEJA do CIEP Carlos Drummond de Andrade decidiu se mobilizar e se organizar para provar à 7ª CRE e à SME que seu fechamento causará um grande transtorno e prejuízo à comunidade, que tem ali uma oportunidade de retornar à Escola e continuar seus estudos. A exemplo do que aconteceu no PEJA da Ítalo Zappa, que mobilizou profissionais, alunos e comunidade num movimento de resistência ao fechamento do programa na unidade, que conseguiu sensibilizar a SME, o grupo do CDA lutará para manter o pleno funcionamento do PEJA e continuar atendendo a sua comunidade, que participará ativamente desta luta.
O SEPE terá uma nova audiência com a SME no próximo dia 16 de dezembro. Nesta reunião, serão levados novos casos de escolas envolvidas na reestruturação que resolveram resistir, procuraram a Regional e mobilizaram a comunidade escolar. A reunião de responsáveis do próximo sábado pode ser aproveitada para que escolas que ainda queiram resistir ao processo de reestruturação possam se mobilizar, preparar um documento descrevendo o seu trabalho pedagógico, o perfil da comunidade atendida, registrando a satisfação e o reconhecimento dessa comunidade ao trabalho feito, recolher assinaturas para referendar o documento e procurar a Regional para que, no dia 16, esse documento possa ser entregue à SME, durante a audiência. Sempre juntos, pessoal!




terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Rede Estadual!

Em assembleia realizada na manhã desta 3ª feira, dia 08 de dezembro, os profissionais da rede estadual do Rio declararam Estado de Greve.
Veja calendário aprovado pela categoria:
ESTADO DE GREVE
09/12 - Plenária dos servidores estaduais às 16h
10/12 - Apoio no ato da UERJ
15/12 - Paralisação de 24 horas
15/12 - Assembleia local e horário a confirmar, seguido de ato.

REDE ESTADUAL:

08/12/2015
PARALISAÇÃO DE 24 HORAS. ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA, ÀS 10H, NO AUDITÓRIO DO 9º ANDAR DA ABI (RUA ARAÚJO PORTO ALEGRE, 71 - CENTRO).
Ato unificado dos servidores estaduais contra o reajuste zero, às 14h, na ALERJ.
10/12/2015
Discussão sobre a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Local:SEPE-RJ Horário: 16h30m

ATENÇÃO REDE MUNICIPAL!

A direção do Sepe, juntamente com um grupo de responsáveis de alunos das escolas municipais (fotos) foi à prefeitura, neste dia 03 de dezembro, para discutir com a SME os problemas que o processo de reestruturação está causando no cotidiano escolar e na vida profissional dos professores da rede municipal. Uma comissão, formada por diretores do sindicato e por responsáveis, foi recebida em audiência pela subsecretária de Educação Bettina Libonati.
Como resultado da reunião, a SME garantiu que irá rediscutir com o Sepe os problemas que a Reestruturação vem causando às seguintes escolas: Anita Malfati, Sambódromo, Avertamo Rocha e Francis Hime.
Além disso, a SME acordou com o sindicato e responsáveis da EM Italo Zapa, em Vargem Pequena, que o PEJA não será fechado.
Na segunda-feira, às 18h30, a direção do sindicato se reunirá com a SME.
O Sepe orienta às comunidades escolares que estiverem com problemas com a reestruturação que se mobilizem e procurem o sindicato.
Calendário de luta aprovado na assembleia da rede municipal de 02/12, no Sindipetro:
· 03/12 - 5ª feira: Audiência na prefeitura com a SME;
· 04/12 - 6ª feira: Chamar a categoria para encerramento do ano letivo com nossas faixas e cartazes questionando a reestruturação em frente ao Museu de Artes do Rio (MAR, na Praça Mauá), a partir das 16h;
· 09/12 - 4ª feira: Corrida aos gabinetes na câmara de vereadores, a partir das 10h;
· 10/12 - 5ª feira: Debate sobre a base nacional curricular – horário 16:30 – local SEPE-RJ;
· 12/12 - sábado: Conselho deliberativo ampliado, local e horário a confirmar;
· 28/02/16 - 2ª feira: Plenária da educação infantil, local e horário a confirmar;
· Seminário sobre reestruturação no início de 2016, local e horário a confirmar;
· Assembleia geral da rede municipal no início de 2016, local e horário a confirmar;

Vitória da luta!
O Ministério Público do Rio recomenda o cancelamento dos atos da Circular nº 3 da SME e o processo de Reestruturação no Rio de Janeiro (foto). 
Vamos nos manter mobilizados. A luta continua!
2ª feira, dia 07/12, às 18h, pais e professores estarão na SME!
Vamos divulgar, pessoal!


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ATENÇÃO!!

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DA REDE MUNICIPAL - DIA 02/12, ÀS 18H!!
Local será confirmado. 

PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO NÃO DEVEM ESCOLHER NOVAS ESCOLAS - SEPE TERÁ AUDIÊNCIA COM A SME NA QUINTA!!!

O Sepe garantiu uma audiência com a subsecretária de Gestão na próxima 5ª feira, dia 03/12, às 10h.
A orientação do sindicato é de que os professores não façam escolhas de novas escolas. Todos devem aguardar o resultado dessa audiência - a coordenadora de Recursos Humanos da SME, Maria de Lourdes Albuquerque Tavares, fez documento com a orientação para às CREs a respeito.
Voltamos a lembrar também que os professores devem protocolar na Gerência de Recursos Humanos, na prefeitura, o requerimento de informações que garantem a origem dos profissionais da educação.