sexta-feira, 29 de abril de 2016

ASSEMBLEIA DECIDIU: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONTINUAM EM GREVE

Em assembleia na Fundição Progresso, na Lapa, na manhã do dia 28 de abril, os profissionais de educação da rede estadual decidiram pela continuação da greve, iniciada no dia 02/03.
Logo após, a categoria realizou um ato em frente à sede do Rioprevidência, na Rua da Quitanda, nº 106, em protesto contra o atraso no pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas.
A próxima assembleia será na quarta, dia 04/05, às 10h, em local a confirmar. Na parte da tarde, participação em ato convocado pelo MUSPE no Palácio Guanabara.
Calendário aprovado:
Participação nos atos do Dia do Trabalhador:
29/04 (Lapa);
01/05: Avenida Paulista (SP) e Parque de Madureira;
03/05 (terça):
10h: Reunião para discutir autonomia pedagógica e calendário escolar;
13h: Reunião do Comando de greve;
18h: Conselho deliberativo (auditório Sepe).
04/05: Assembleia do Sepe, 10h, local a confirmar; na parte da tarde, ato do Muspe no Palácio Guanabara.
Na reunião realizada na tarde deste mesmo dia 28 de abril entre o governador Dornelles e o MUSPE, com a presença do SEPE que teve um papel importante na negociação, foi conquistada a unificação do calendário de pagamento, tendo o dia 10 de maio como próxima data para ativos, aposentados e pensionistas receberem seus salários. 
O governador reafirmou que não haverá retaliação de espécie alguma aos profissionais grevistas.
A próxima audiência será no dia 04 de maio, com o secretário da Fazenda. 
Firmes na luta!


quarta-feira, 27 de abril de 2016

ENCONTRO DE FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO JÁ TEM UM SITE PARA O CADASTRAMENTO.

Será no dia 30 de abril, às 10h da manhã, o encontro de funcionários da rede municipal que discutirá "A Valorização e a Carreira do Funcionário da Educação". Para participar, é necessário se cadastrar no link abaixo. O encontro será realizado no ISERJ - Rua Mariz e Barros, 273 - Tijuca. 


ATENÇÃO REDE ESTADUAL!

A Regional VI disponibiliza transporte para a Assembleia de quinta-feira, dia 28, com saída às 8h da porta da sede. 
Ligue e reserve sua vaga - 2435-2608, de 12h30 às 18h.
ASSEMBLEIA LOCAL - DIA 27/04, ÀS 15H, NA SEDE!

CALENDÁRIO DE LUTA:
26/04: Audiência do SEPE com a SEEDUC e ALERJ, às 16h30;
27/04: Reunião do Comando de Greve, no Sepe, às 14h;
ASSEMBLEIA LOCAL, ÀS 15H, NA SEDE DA REGIONAL VI;
Conselho Deliberativo, no Sepe, às 18h;

28/04: Assembleia geral, a partir das 10h (local a confirmar).
Os professores grevistas devem promover encontros nas suas Escolas para discutir e esclarecer a comunidade escolar sobre o movimento grevista e podem solicitar a presença de diretores da Regional para o evento;

Sepe Dieese fez estudo sobre o orçamento da educação no estado do RJ! Leia...   




sábado, 23 de abril de 2016

ATENÇÃO REDE ESTADUAL!

CALENDÁRIO DE LUTA:

25/04: Atos descentralizados nos núcleos e regionais;
Vigília durante a realização na Alerj do Seminário “O atual cenário de precarização dos servidores estaduais e questões previdenciárias”, que será realizado no Plenário da Alerj, a partir das 13h;
Corrida às escolas da Regional VI, com a participação da base da categoria;


26/04: Audiência do SEPE com a SEEDUC e ALERJ, às 16h30;

27/04: Reunião do Comando de Greve, no Sepe, às 14h;
ASSEMBLEIA LOCAL, ÀS 15H, NA SEDE DA REGIONAL VI;
Conselho Deliberativo, no Sepe, às 18h;

28/04: Assembleia geral, a partir das 10h (local a confirmar).

Os professores grevistas devem promover encontros nas suas Escolas para discutir e esclarecer a comunidade escolar sobre o movimento grevista e podem solicitar a presença de diretores da Regional para o evento;

terça-feira, 19 de abril de 2016

Audiência com Dornelles: Veja o que foi discutido na reunião de sexta-feira (dia 15/4)



A direção do Sepe teve audiência com o governador em exercício Francisco Dornelles na última sexta-feira (dia 15/4). Veja o que foi discutido no encontro:
- Sobre os abonos das greves e paralisações - o governo apresentou a proposta de abono a partir de 2006.
- Sobre o não pagamento de aposentadas, aposentados e pensionistas: o governo reconheceu a gravidade desta medida e disse entender que a força da greve também se deve aos ataques contra esses segmentos da categorias, dizendo que fará um esforço para conseguir antecipar o pagamento das aposentadorias e pensões. Dorneles alegou, novamente, que o problema era a crise econômica. O Sepe insistiu na transparência nas contas, denunciou as isenções fiscais e cobrou os motivos do empréstimo do Rio Previdência. O governador disse que semana que vem irá se inteirar dos problemas do Rio Previdência.
- Sobre o retorno do calendário de pagamento: o governo manteve a proposta de utilizar as verbas do FUNDEB para adequar o calendário diante do seguinte cronograma: abril, pagamento no 8º dia útil (pago em maio); maio, no 6º dia útil (junho); junho, no 4º dia útil e de julho em diante no 2º dia útil. O Sepe informou que a categoria não aceita propostas que excluam profissionais.
- Sobre eleições para direções: o Sepe insistiu que não existissem critérios prévios, e que funcionários pudessem se candidatar. O governo não aceita funcionários. Pontuou que o critério da obrigatoriedade do curso antes da eleição é negociável. Porém, a SEEDUC não abre mão de que uma banca avalie o Plano de Gestão dos candidatos.
O governador se comprometeu a conversar, semana que vem, com o deputado Comte, presidente da Comissão de Educação da ALERJ.
- Sobre o enquadramento por formação: o governo manteve a proposta apresentada no dia 12 de abril: assim que houver recursos, seguirá o seguinte cronograma de pagamento: o governo vai pagar, inicialmente, os processos de 2013 (nº de processos: 4.200 docentes) e na sequencia os processos de 2014 (2.700 docentes), 2015 (2.500 docentes) e 2016 (2.500 docentes).
- 30 horas para funcionário: só falta a minuta do projeto de lei, que está sendo feita pela liderança do governo na ALERJ.
- Sobre a política meritocrática: o Sepe reivindicou a suspensão total do Plano de Metas/SAERJ/GIDE. A SEEDUC afirmou que não acabará com a GIDE, que reduzirá o número de provas para 1 ou 2, e que irá desvincular o pagamento do bônus ao SAERJ.
- Sobre os problemas estruturais: o governo irá se reunir semana que vem com Paulo Abreu, secretário de infra- estrutura para garantir que as licitações sejam feitas até o fim do primeiro semestre, para iniciar as obras no 2º semestre.
- Sobre a falta de porteiros: o governo diz que neste momento não pode realizar concurso público por questões orçamentárias. A SEEDUC irá conversar com cada escola, a partir da semana que vem, para pensar soluções.
- Sobre a animação cultural: o governo afirmou que não sabia da ADIN. Reivindicamos a efetivação do cargo. O governo irá estudar a proposta.
Denunciamos os desmandos das metros e direções, as ameaças e a negativa das direções em assinar documentos importantes (como declarações e assinaturas de estágio). A SEEDUC irá apurar.

Assembleia na Fundição Progresso aprovou a manutenção da greve na rede estadual!

Mais de 1,5 mil profissionais das escolas estaduais votaram de forma unânime pela continuidade da greve da categoria em assembleia realizada na Fundição Progresso (Lapa). A rede estadual iniciou sua greve no dia 02 de março e, desde então, tem ganhado as ruas do estado inteiro com apoio da população e dos alunos para as suas reivindicações. A próxima assembleia foi marcada para o dia 28 de abril (quinta-feira depois do feriadão), às 10h, em local a confirmar. Neste mesmo dia, os profissionais farão ato de protesto unificado com os servidores no Rio Previdência para exigir a regularização do pagamento dos aposentados e pensionistas do Estado.

Calendário aprovado na assembleia de hoje (19/04):
25/04: Atos descentralizados nos núcleos e regionais;
25/04: Vigília durante a realização na Alerj do Seminário “O atual cenário de precarização dos servidores estaduais e questões previdenciárias”, que será realizado no Plenário da Alerj, a partir das 13h;
27/04: Reunião do Comando de Greve, no Sepe, às 14h;
27/04: Conselho Deliberativo, no Sepe, às 18h;
28/04: Assembleia geral, a partir das 10h (local a confirmar).



quarta-feira, 13 de abril de 2016

SEPE faz consulta à rede municipal para montar o dossiê da educação infantil.

O Sepe vai distribuir nas creches, EDIs e escolas uma consulta para a elaboração de um dossiê sobre a educação infantil. O dossiê pode ser encontrado nas sedes das regionais ou acessado aqui em nosso site, onde pode ser impresso.
A consulta deve ser entregue nas regionais ou na sede do Sepe Central.

REGIONAL VI tem audiência na 7ªCRE

Nesta segunda-feira ,dia 11/4, às 13 h , estivemos mais uma vez na 7ªCRE para cobrar as demandas da rede física apresentadas pelas escolas , destacando a climatização , as quadras de esportes, a contratação de mediadores para os alunos integrados, de porteiros e a lotação de professores. 
A Regional VI questionou e discutiu com o Coordenador, Prof Ernani, a Reestruturação da Escola Canrombert e o remanejamento dos profissionais lotados nesta U E. 
Retornaremos em uma outra data para cobrar respostas efetivas das necessidades apresentadas pela comunidade escolar.
Regional VI sempre na luta !




terça-feira, 12 de abril de 2016

Atenção Rede Estadual!!

Estamos em mais uma semana de muitas reuniões e audiências importantes, dando continuidade ao processo de negociação da pauta da categoria, que está sendo travado em várias frentes. É fundamental que todos permaneçamos firmes na luta e participemos massivamente das assembleias local e geral, além do ato do dia 14. A mobilização da categoria demonstra a força do movimento e respalda nossos representantes no enfrentamento com o governo. Os estudantes estão dando um precioso apoio e exemplo de luta! Vamos nos manter firmes!
A Regional continua recebendo doações de artigos de higiene, limpeza e alimentos para os estudantes das escolas ocupadas! 
Dia 12
Manhã – audiência na SEEDUC – pauta pedagógica
Tarde – audiência com o governador em exercício
Dia 13
Reunião do MUSPE com o governo
Dia 14
Além da assembleia e do ato, reunião na Alerj com a SEEDUC, lideranças do governo e Comissão de Educação sobre eleição para diretores de escola.


ASSEMBLEIA LOCAL - 12 de abril, às 18h, na sede da Regional VI.
ASSEMBLEIA GERAL - 14 de abril, às 9h, em local a confirmar. Às 14h, Ato Unificado na Secretaria de Fazenda.

ATENÇÃO REDE MUNICIPAL:

A assembleia da rede municipal do Rio de Janeiro, do dia 09/04, diante das manifestações de luta, greves e paralisações de muitas redes municipais no estado do Rio e no Brasil, e dos problemas que se agravam e se avolumam na maior rede pública de ensino da América Latina, aprovou o seguinte calendário:
19/4 – Encontro de lideranças de aposentados, no Sepe, das 10h às 15h (inscrição na regional).
25/04 a 6/05- Semanas de debate num recreio estendido e no COC sobre as reivindicações dos profissionais da educação e a paralisação integral.
30/04- Encontro de funcionários da Rede Municipal, 10h, no ISERJ. 
18/5- Paralisação da Rede Municipal RJ, com assembleia às 10h e ato.
21/05- Núcleo de Estudos da Educação Infantil, às 10h, no SEPE.
31/05- Seminário sobre a reestruturação da rede municipal RJ. 
Paralisação no dia da votação do PLP257, com ida de Caravana à Brasília.

A HORA É AGORA! VAMOS LUTAR!
PARALISAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL, DIA 18 DE MAIO DE 2016, COM ASSEMBLEIA DA CATEGORIA ÀS 10H E ATO PÚBLICO.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Assembleia unificada do funcionalismo decreta greve geral no Estado!

A assembleia conjunta com milhares de servidores públicos estaduais deflagrou uma greve geral no serviço público do Rio de Janeiro. A plenária contou com a participação de 30 sindicatos e duas associações de servidores públicos, que decidiram pela paralisação geral por tempo indeterminado, até que o governo do estado apresente propostas concretas para solucionar os atrasos no calendário de pagamentos e acabar com os ataques ao regime previdenciário do serviço público estadual. Após a votação, as categorias em luta saíram em passeata rumo ao Palácio Guanabara, onde foi realizado um ato de protesto para exigir uma audiência com o governador Francisco Dornelles. Coordenadores do SEPE e um integrante do MUSPE foram recebidos pelo governador em exercício, entregaram a pauta de reivindicações da categoria e uma audiência específica foi agendada para o próximo dia 12/04, na parte da tarde.

ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL, NO CLUBE HEBRAICA, DECIDE PELA CONTINUAÇÃO DA GREVE!

Calendário aprovado:
08/04: panfletagem em todo o estado para a população sobre a greve da educação;
14/04 (quinta): assembleia da educação. 9h - local a confirmar. No mesmo dia, às 14h, ato unificado dos servidores do estado, na secretaria de fazenda, contra o projeto de lei nº 257 que tramita na câmara federal de ajuda aos governos estaduais com a contrapartida de zero reajuste salarial, mudança na previdência, entre outras.

A Rede Municipal quer respeito!!

Neste dia 05 de abril, mais uma vez, o SEPE foi à SME cobrar uma audiência em função do último ofício enviado para este fim e, como de outras vezes, a alegação é de falta de agenda, sem previsão de data, a curto prazo.

Essa postura da SME e da prefeitura mostra o total descaso e desrespeito deste governo com os educadores da rede. Num agravante aos cortes de verbas na Educação que estão deixando as escolas numa situação cada vez mais precária de funcionamento, a prefeitura vira as costas, ignora todos os problemas de falta de manutenção da estrutura física, equipamentos e mobiliário, falta de material, falta de funcionários e professores e não se presta a abrir um canal de diálogo com os servidores da Educação, que estão trabalhando em condições de sacrifício, acumulando frustrações e cansaços. Pior, contribui para o agravamento do quadro, descumprindo o 1/3 para planejamento, transformando o professor de 40h numa máquina de dar aulas.

A categoria precisa reagir! Em 2013, conseguimos frear os sucessivos ataques que a prefeitura vinha fazendo, em avalanche, aos direitos dos educadores. Se não mostrarmos uma resistência, agora, vamos manter esse governo numa situação muito confortável para continuar com toda falta de planejamento, de respeito, de ética e de verba para a educação pública. Vamos construir estratégias que pressionem a prefeitura a receber a categoria, através do sindicato. Nossa voz tem que ser ouvida! 

ATENÇÃO REDE MUNICIPAL!!

Vamos reagir! Precisamos tirar o prefeito da zona de conforto!
As escolas estão em situação precária, sem funcionários, sem professores! Precisamos dizer NÃO!!

Assembleia Local - sexta-feira, dia 08 de abril, às 18h, na sede da Regional VI.

Assembleia geral - sábado, dia 09 de abril, às 10h, no SINDSPREV-RJ - Rua Joaquim Silva, 98, Lapa. Levar contracheque ou carteira funcional.



terça-feira, 5 de abril de 2016

A luta está mais forte do que nunca na Rede Estadual!!!!

Após assembleia no dia 30/03, realizada na Praça XV, profissionais de educação do estado, em greve desde o dia 02/03, foram em passeata até a Alerj exigir a retirada do PL de reforma da Previdência do estado - houve repressão da parte dos seguranças. Depois de muita luta e persistência, a categoria conseguiu a retirada de votação do projeto e construiu o seguinte calendário:
Calendário - Rede Estadual
04/04 (segunda): reunião dos professores do projeto dupla escola (parceria público privada), às 10h, auditório do Sepe;
05/04 (terça): às 17h, audiência da Comissão de Educação com a SEEDUC e liderança do governo.
6/04: (quarta) reunião no Palácio Guanabara, às 9h, com participação do Sepe e do MUSPE
06/04 (quarta): 10h, assembleia geral no Clube Hebraica (Rua das Laranjeiras 346); à tarde, assembleia unificada com os demais servidores, às 14h e, às 15h, passeta até o Palácio Guanabara.
A Assembleia Local está marcada para o dia 05 de abril, às 15h, na sede da Regional VI.
Com relação à assembleia da rede estadual do dia 6 de abril, que será realizada no Clube Hebaica (Rua das Laranjeiras 346), a partir das 10h, a direção do Sepe informa à categoria o seguinte:
- o credenciamento será iniciado a partir das 9h;
- a primeira chamada para o início da assembleia será realizada às 10h, seguida da segunda chamada, às 10h30m, quando então será iniciada a plenária.
- os profissionais deverão levar contracheque para o credenciamento:
No dia 05 de abri, às 18h, será realizado o Conselho Deliberativo da rede estadual, no Sepe.