terça-feira, 29 de novembro de 2016

ASSEMBLEIA DO DIA 26/11 APROVOU PARTICIPAÇÃO NO ATO DOS SERVIDORES NA ALERJ, NESTA TERÇA-FEIRA (DIA 29/11)

A assembleia geral da rede estadual realizada na ABI no último sábado (dia 26/11) aprovou a participação da categoria no ato de protesto dos servidores nas escadarias da Alerj, que será realizado nesta terça-feira (dia 29/11), a partir das 10h. Não haverá paralisação, mas o Sepe orienta aqueles profissionais que puderem para que participem do protesto, já que os deputados irão discutir mais projetos integrantes do pacote de maldades do governador, que quer acabar com os direitos do funcionalismo estadual.
Amanhã (dia 29) está prevista a discussão pelos deputados do projeto que limita a despesa de pessoal (PL de lei complementar 35/16), visando a limitar o crescimento da despesa de pessoal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e suas autarquias a 70% do aumento real da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior. O texto deve receber propostas de emendas dos parlamentares, que serão discutidas entre os llideres partidários.
O outro projeto incluído na pauta de discussão desta terça-feira (PL de lei complementar 36/16) é o que pretende usar parte das receitas de fundos estaduais para pagamento de pessoal. A proposta de Pezão é a de destinar um percentual de 40% das receitas dos fundos estaduais e 70% do superávit financeiro - saldo positivo nas contas - ao final do exercício financeiro para utilização no pagamento de pessoal.

Profissionais da Regional VI não aceitam a remoção compulsória!

Vários professores da Regional VI foram, nesta segunda-feira, dia 28, à sétima CRE para se posicionar contra a remoção compulsória para a qual foram convocados, neste dia. 
Desde 2011, a Regional vem brigando contra esse processo de desarrumação das escolas. Conseguimos reverter, em 2015, através da mobilização da comunidade e Sepe, todos os casos das escolas que nos procuraram.
Neste ano, ainda estamos com problemas em algumas escolas da região. Estivemos na CRE, na última semana, resolvendo alguns casos, porém, ainda temos situações que ficaram pendentes.
A ocupação desta segunda-feira deixou claro que não aceitaremos tais desmandos e lutaremos!! Mesmo após o corte da luz e da água e sem a presença do coordenador, os professores permaneceram na 7ª CRE! 
A SME, então, determinou que a CRE ouvisse e registrasse em ata os problemas de cada escola presente e os enviasse ao nível central, e se comprometeu a dar um retorno na terça-feira. Os professores acharam por bem encerrar a ação, mas a Regional manterá a mobilização até que todos tenham seu direito à origem respeitado e garantido. Acreditamos na luta! Sempre! Não desistimos! Nunca!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

AOS ANIMADORES CULTURAIS DO RIO DE JANEIRO:

Sepe orienta animadores culturais a não atenderem à convocação e não assinarem o documento da Seeduc!

Os Animadores Culturais do RJ e o SEPE-RJ foram surpreendidos com a convocação (foto ao lado) feita pela SEEDUC para, de acordo com orientação da Procaradoria Geral do Estado (PGE), comparecerem até dia 28/11/2016 às Metropolitanas para tomarem conhecimento da Ação Civil Pública, Processo nº 0081598-85.2011.8.19.0001, interposa pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Diante disso, vimos por meio desta esclarecer o seguinte:

Como é de conhecimento de todos, tramita, perante o Juízo da 13º Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital, Ação Civil Pública (Processo nº 0081598-85.2011.8.19.0001) interposto pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em face do Estado do Rio de Janeiro e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro cujo objeto é a exoneração dos cargos em comissão de Animador Cultural.

Em 10 de abril de 2013, a Sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por unanimidade, deu provimento ao recurso do Sepe-RJ e anulou a sentença que exonerava os animadores culturais e determinou que todos aqueles que ocupam o cargo de “animador cultural” sejam incluídos no polo passivo da referida ação e citados para, se quiserem, apresentar resposta a fim de se garantir o direito à ampla defesa e ao contraditório, estabelecidos pela Constituição da República, art. 5º, lV.

Assim, para o desenvolvimento regular do processo, no entedimento do Sepe, faz-se necessária a citação pessoal de todos os ocupantes dos cargos de Animador Cultural, pois estão diretamente envolvidos na ação em questão, razão pela qual é necessário a inclusão, no polo passivo da relação processual, de todos aqueles que ocupam o cargo de animador cultural, para que sejam citados e possam apresentar a devida defesa sob pena de nulidade processual como já ocorrido.

Em 26 de Outubro de 2016, o Juízo da 13º Vara de Fazenda Pública proferiu decisão às fls. 520/521, que em suma determina a CITAÇÃO POR EDITAL dos animadores culturais nos termos seguintes: "[...] 1 - Pelo exposto, DETERMINO sejam todos os atuais ocupantes não concursados do cargo em comissão de ´Animador Cultural´ constantes da listagem de fls. 503/506 citados por edital, a ser fixado no juízo, na sede da SEEDUC e na sede do SEPE, além da publicação na rede mundial de computadores (art. 257, II do NCPC)." (grifo nosso)
O SEPE recorreu dessa decisão e aguarda o ponunciamento do Juíz, sendo certo que até a presente data não foi expedido qualquer EDITAL pelo Juízo para citação dos Animadores Culturais. A decisão acima fere o acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que determinou a citação pessoal de todos os ocupantes dos cargos de Animador Cultural.

Neste sentido, causa estranheza a convocação dos Animadores Culturais da rede estadual de educação do Rio de Janeiro feita pela SEEDUC, uma vez que o processo está parado, aguardando decisão do juiz sobre os Embargos de Declaração, que questionam o descumprimento da determinação do TJ-RJ de citação pessoal de todos os envolvidos.
Tal convocação (da SEEDUC) não contribuiu para o desenvolvimento regular do processo e o devido processo legal, pois a chamada da SEEDUC não supre a necessária citação pessoal ou por edital dos envolvidos pelo Juíz competente para garantia do direito de defesa e do contraditório.

Por tudo isso, o Sepe-RJ orienta os Animadores Culturais do estado do Rio de Janeiro a não comparecerem e não assinarem o documento da SEEDUC (reprodução ao lado), por não suprir a necessária citação pessoal ou por edital, conforme decisão judicial, além de não contribuir para o desenvolvimento regular do processo pelo alarmismo provocado.

Mais uma vez reafirmamos a necessidade da mobilização de todos e que o Sepe-RJ não medirá esforços para defesa dos Animadores Culturais, que em muito contribuem para a educação, tanto que foram mantidos pelos distintos governos que passaram pela administração estadual.

À comunidade escolar

Nós, professores do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, repudiamos o fato acontecido nesta UE no dia 11 de novembro de 2016, quando, após uma denúncia de ocupação, apresentou-se à escola um policial do 18° batalhão, sem a apresentação de um documento oficial do seu comando imediato, para averiguação.
Embora não tenha havido consenso entre os professores presentes, um grupo reduzido de professores, em acordo com o policial, decidiu colocar os alunos no auditório para uma conversa. Isso aconteceu com o incentivo e participação das duas AGE's presentes na escola no mesmo dia.


Vimos a público, primeiramente, para dizer que apoiamos todas as ocupações organizadas pelos estudantes nas escolas e universidades espalhadas por todo o Brasil e que compreendemos ser um importante instrumento de lutas e conquistas do movimento estudantil. Em segundo lugar, ratificamos que é inadmissível a presença da PM, ou de qualquer aparato policial ,dentro de uma escola para intervir no movimento organizado por estudantes e/ou profissionais de educação. Em terceiro, o movimento estudantil é autônomo e não precisa da tutela de nenhum profissional da educação.

ABAIXO A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!



Gracinda Maria Contim Figueiredo
Hilda Maria Fajardo da Silva
Alice Freitas Rosmaninho de Oliveira
Ivano Costa Souza
Marco Aurélio Berao Silva
Maria Cristina Tafakgi
Raquel da Silva Lima
José Roberto Moncada Geraldo
Andréa Menezes Vieira
Elizabeth Pinto Oliveira
Elizabeth Fátima dos Santos
Alfredo da Silva Almeida
Felipe Silva de Avilla
Andréa Almeida Cavalcante
Cristina Magella da Silva Tayão
Lúcia Aline Simões Rodrigues
Ana Maria de Oliveira Provençano
Fernanda Julio Soares
Claudia dos Santos Rodrigues
Gilmar de Moura Guedes
Rainor Rossi
Bruno Siqueira de Lemos Gonçalves Brito
Wellison Corrêa
Robson Silva Macedo
Juliana Ferreira Carneiro
Mario José de Figueiredo
Flavio Cordeiro de Mendonça
Carlos Magno da Silva Amaro
Antônio Marcos Ferreira Nunes
Rafael Ferreira

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mais 4 projetos são devolvidos pela Alerj a Pezão!

Os servidores realizaram um ato em frente à Alerj contra o pacote de maldades de Pezão. Os profissionais de educação do estado fizeram paralisação de 24 horas nessa terça-feira (22).
Mais quatro projetos do pacote de Pezão foram retirados de pauta na Alerj: os que preveem a extinção do Iperj, Iaserj, Leão XIII e Instituto de Engenharia e Arquitetura (IEEA) não serão votados esse ano. Dois foram considerados inconstitucionais (Iterj e Iaserj), porque pela constituição estadual não podem ser dissolvidos. Com isso, deputados resolveram também adiar a votação sobre o fim da Fundação Leão XIII e do Instituto de Engenharia e Arquitetura. Com isso, já são 7 projetos retirados do pacote.
O Sind-Justiça conseguiu uma decisão liminar que assegura o ingresso dos servidores de todas as categorias do Estado nas sessões da Alerj, para que possam acompanhar e fiscalizar as discussões e votações dos projetos do pacote de maldades de Pezão.
Também saiu de pauta de votação o projeto de lei do governo que pretendia suspender o triênio dos servidores públicos, graças à liminar do Tribunal de Justiça do Rio atendendo ao mandado de segurança impetrado pela deputada enfermeira Rejane, pedindo que a medida fosse sustada. 
Uma representação dos servidores se reuniu com o presidente da ALERJ e o colégio de líderes e apresentou um projeto alternativo ao pacote de maldades do governo. Uma nova reunião foi marcada para o dia 29 quando os servidores esperam uma resposta objetiva às propostas apresentadas. As categorias não aceitam o pacote do governo que só prejudica os servidores e a população. A mobilização vai continuar neste dia 23! Todos devem participar, na medida do possível!

Propostas aprovadas na última Assembleia da Rede Estadual:

1. Nota de solidariedade a todos os trabalhadores e alunos que sofreram alguma forma de agressão;
2. Vigília na ALERJ – no horário das discussões do Plenário com a participação e revezamento de núcleos e regionais;
3. Cobrar resposta clara da SEEDUC com relação ao código 30 – contra argumentando o não cumprimento dos compromissos pós-greve;
4. Boletim com avaliação dos últimos acontecimentos e calendário do Movimento Unificado
5. Garantir Ação, mandado de segurança para garantir as matrículas dos alunos para o ano de 2017 – das escolas que supostamente fecharão não final do ano letivo;
6. Cobrar da SEEDUC respostas sobre a grade escolar;
7. Buscar Unidade criticamente com os servidores;
8. Garantir lista de pré-inscrição e ida à Brasília no dia 29 de novembro;
9. Organizar melhor a participação do SEPE nos atos Unificados – principalmente no quesito segurança, com confecção de coletes;
10. Chamada em rádio convocando a paralisação e ato do dia 22 de novembro e também assembleia do dia 26 de novembro;
11. Comissão para organizar o debate e ações sobre os gastos do governo do Estado – questões econômicas dentre outros. Tema: “A crise do Estado não vai ser paga por servidor”
12. Comissão de homens e mulheres para pensar e garantir a recreação para as crianças durante a assembleia do dia 26.

CALENDÁRIO PARA O MÊS DE NOVEMBRO:


 Dia 22 - Paralisação e participação no Ato do MUSPE - concentração 9h no Buraco do Lume;
 Dia 23 – Participação no Ato do MUSPE
 Dia 24 – Vigília na ALERJ
 Dia 25 – Participação no Ato (Largo da Carioca – às 16h) – Dia Latino Caribenho Contra Violência à Mulher;
 Dia 25 – Participação no Ato Nacional do dia de Lutas contra a PEC 55;
 Dia 26 – Conselho Deliberativo (na parte da manhã) e Assembleia (parte da tarde);
 Dia 29 – Caravana à Brasília

Perda de origem na rede municipal do Rio: Sepe teve reunião com a SME-Rio!

Os profissionais de educação do município do Rio de Janeiro realizaram uma paralisação de 24 horas, nessa terça (22), contra o deslocamento de profissionais da educação de suas unidades escolares de origem, com a categoria tendo realizado um ato público na prefeitura.
Na manifestação, a direção do sindicato e a categoria se dirigiram ao 3º andar e conseguiram uma reunião com as representantes da SME-Rio, professoras Betina e Lourdinha.
A reunião com o Sepe ocorreu após reunião da SME-Rio com os RHs de todas as CREs, onde foram flexibilizadas regras da remoção prioritária, a saber:
1- Ginásios de turno único em 2017: se a direção não realizou a capacitação, os profissionais permanecerão no ano de 2017 em sua unidade escolar, com sua carga horária original.
2- Ginásios que neste ano já são turno único: se a direção não realizou a capacitação, os profissionais permanecerão no ano de 2017 em sua unidade escolar, com sua carga horária original.
3- Escolas mistas (que funcionam com 2 segmentos ou, com horário integral e parcial): os profissionais permanecerão na unidade no ano de 2017.
4- Ginásios de turno único em 2017, em que a direção realizou curso de capacitação: ficarão prioritariamente professores de 40 horas.
Segundo as representantes da SME, o calendário da remoção prioritária será alterado por conta destas flexibilizações.
Problemas em aberto: Educação Infantil (PEI’s 22,5h e PII de 22,5h) serão analisados caso a caso.
Em qualquer outra situação, procure o SEPE.
Orientações importantes:
- Ninguém pode ser obrigado a sair da sua origem sem documentação.
- Declaração de nada a opor não é justificativa para saída.
- Ninguém deve comparecer à CRE sem documento de apresentação emitido pela escola com a justificativa para saída.
- Você não é obrigado a pedir remoção.

Aos profissionais da Educação


Na noite de 20/11, a Coordenação da Regional VI - SEPE tomou conhecimento de que os/as profissionais de Educação das Escolas Municipais e Estaduais da Cidade de Deus, Anil e Gardênia estavam confusos/as quanto ao funcionamento das suas Unidades Escolares em virtude do confronto policial nas comunidades. Cobramos, das duas Coordenações, uma posição única para todas as Escolas da Região. 
A METRO VI e a 7ª CRE informaram que cada direção tem autonomia para avaliar, com os seus funcionários, a abertura ou não das escolas. 
Desta forma, orientamos os/as profissionais que mantenham contato com suas direções a fim de fazer valer esta autonomia.
E se, mesmo assim, o profissional não sentir-se seguro diante da posição tomada pela sua Escola, entre em contato com a Regional.

Atenção Rede Municipal!


A Regional VI orienta que os profissionais da educação de 16h não saiam de suas escolas de origem (caso não queiram) por conta da reestruturação silenciosa que a SME insiste em fazer, mesmo no final de governo. O SEPE tem procurado informações com as chefias imediatas sobre as orientações que estão chegando às escolas a respeito da remoção obrigatória desses profissionais de 16h, por conta da chegada de professores de 40h. A resposta tem sido que nenhum professor é obrigado a sair de sua origem, se não quiser. 
Orientamos, portanto, que os profissionais resistam, procurem a Regional, organizem reuniões com o CEC e a comunidade escolar, reafirmando a necessidade da permanência dos professores na escola como garantia do prosseguimento do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares. A origem ė um direito nosso conquistado durante a nossa vitoriosa greve de 2013. Várias escolas decidiram resistir a mais esse terrorismo, infelizmente tão comum a cada final de ano, e estão organizando sua luta com o apoio e o respaldo da Regional. Estamos juntos, sempre. Não desistimos, nunca! Seremos sempre o sindicato da luta, pois só assim se conquistam as vitórias!

INFORME DA ASSEMBLEIA DE SÁBADO DA REDE MUNICIPAL RJ, DIA 19/11:

Foi aprovada uma paralisação integral nesse dia. À tarde, participação no ato da ALERJ contra as medidas de Pezão. PELA MANHÃ, A PARTIR DAS 9H: ida à SME dos profissionais da educação para cobrar a suspensão da reestruturação e o nosso direito à origem com a permanência em nossas unidades escolares. Então, TODOS OS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E AGENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AMEAÇADOS COM A REESTRUTURAÇÃO, FIM DE SEGMENTOS E SAÍDA DA SUA ESCOLA DEVEM ESTAR PRESENTES NA SME, NA TERÇA FEIRA, DIA 22 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 9H. Por favor, ajudem na divulgação!

Rede estadual vai parar nesta terça para lutar contra o pacote de maldades na Alerj!

Os profissionais das escolas estaduais farão uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira (dia 22 de novembro). A partir das 9h, a categoria irá se concentrar no Buraco do Lume (Centro) para sair em direção à Alerj, onde os servidores estarão reunidos para lutar contra o pacote de maldades de Pezão

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DIA 19 DE NOVEMBRO


ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL, 10H, NA ABI.

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL, 14H, NO SINPRO-RIO

NOTA DA REGIONAL VI

A direção da regional VI tomou conhecimento de que na última sexta-feira (11/11/16), um policial pediu e foi atendido por alguns professores para que eles organizassem uma reunião no auditório para que o PM do 18º batalhão falasse aos alunos sobre os riscos legais de uma ocupação no CEBS. O debate sobre a ocupação, segundo a denúncia, vinha sendo organizado por alunos e alunas.

Vimos a público, primeiro para dizer que apoiamos todas as ocupações organizadas pelos estudantes nas escolas e universidades espalhadas por todo o Brasil e que compreendemos ser um importante instrumento de lutas e conquistas do movimento estudantil. Em segundo, que é inadmissível a presença da PM, ou de qualquer aparato policial ,dentro de uma escola para intervir no movimento organizado por estudantes e/ou profissionais de educação. Em terceiro, o movimento estudantil é autônomo e não precisa da tutela de nenhum profissional da educação.

ABAIXO A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!
O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

ATENÇÃO REDE ESTADUAL: SINDICATOS DOS SERVIDORES TIVERAM REUNIÃO COM PICCIANI HOJE (DIA 16)

Hoje, os servidores estaduais realizaram um grande ato no Centro do Rio ocupando as ruas que cercam a Assembleia Legislativa (ALERJ) para protestar contra o “pacote de maldades” envidado pelo governador Luiz Fernando Pezão para o Legislativo. Os profissionais de educação se juntaram aos milhares de servidores de todos os segmentos do funcionalismo para mostrar que as categorias em luta não irão aceitar pagar a conta da crise criada por sucessivos governos do PMDB (Cabral/Pezão/Dornelles). Nem a repressão policial, com bombas e cassetetes - que resultaram em ferimentos em várias pessoas - e as grades colocadas na frente da Alerj conseguiram impedir a mobilização dos servidores para barrar o pacote que ataca os nossos direitos. 
Mesmo com a violenta repressão da PM contra os servidores, em frente às escadarias da Alerj, a sessão deste dia 16 começou a discutir o pacote de Pezão. A TV Alerj inclusive mostrou, ao vivo, a sessão. No twitter da Alerj, foi informado que o "PL 2.249/16, que reduz salários do governador, vices e secretários, saiu de pauta pois receberá emendas dos deputados até as 18h30 de amanhã".(dia 17)
O deputado Jorge Picciani (PMDB), presidente da Alerj recebeu uma comissão de representantes de vários sindicatos, entre eles o Sepe RJ. Durante a audiência, que contou com a presença de vários deputados, foi realizado um grande debate sobre o tema, no qual fomos informados que as votações só ocorrerão em dezembro e que neste dia 16/11 seria discutida apenas a redução salarial do governador.
No dia 17/11, será discutido o aumento da alíquota da previdência de 11% para 14%. Na terça-feira (dia 22/11) haverá nova audiência com os representantes dos sindicatos.
O Sepe solicita que todos os profissionais de educação, que puderem,  compareçam à Alerj para acompanhar essa discussão e mais uma vez pressionar os deputados para que o projeto seja extinto.

Nota do Sepe sobre os problemas com a escola de origem na rede municipal do Rio de Janeiro

Aos profissionais das escolas da rede Municipal do Rio:
Nos últimos dias, dezenas de profissionais da rede municipal foram informados que não poderão ficar na sua escola de origem em 2017. Nenhum documento foi apresentado, nenhuma consulta foi feita. Apenas o aviso de que a escola seria reorganizada, ou como turno único, ou com a exclusão de alguns anos.
Desde 2012, a Prefeitura do Rio de Janeiro tenta impor esta reorganização/reestruturação, mas até hoje não revelou quais são os fundamentos pedagógicos, quais estudos foram feitos para determinar quais escolas serão de turno único, EDI, primário ou ginásio.
A proposta de reestruturação/reorganização da rede municipal de ensino foi questionada pelo SEPE, pela falta de diálogo com a comunidade escolar e, pela ausência de planejamento com levantamento de dados da carência de matrículas, profissionais, e anos de ensino, sendo inclusive objeto de Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, IC nº766/12. A Resolução SME nº 1259, de 29 de agosto de 2013 e, a Resolução SME N.º 1305, de 01 de outubro de 2014, garantem que a reestruturação seja discutida pelo Conselho Escola Comunidade e que a comunidade escolar seja ouvida.
A Lei n 5225, de 5 de novembro de 2010, que determina Turno Único de 7 horas, não impede a ampliação do horário. O parágrafo 3º é claro: “ § 3º A permanência dos alunos na escola ou em atividades escolares por período superior às sete horas previstas no caput, será optativa, a critério das famílias, dos estudantes e do sistema de ensino.” Não temos conhecimento de nenhuma consulta feita à comunidade escolar sobre a preferência por 7 ou 8horas. Antes da gestão de Eduardo Paes, várias unidades escolares funcionavam com turmas em horário integral de 8 horas.
PEI e PII 22,5h com 2 matriculas ou DR podem trabalhar em escolas de turno parcial e turno único. O problema é que a Prefeitura não cumpre a Lei Federal nº11738. De acordo com a lei, professores nesta situação deveriam ter 15 horas de atividades extraclasse. Portanto, mesmo que trabalhasse com turmas de turno único, ainda não teriam seu direito respeitado. A DR paga deve ser integral e não há motivos para sair da unidade escolar.
No caso do PII/PEI 22,5h com uma matrícula apenas, não há nenhum problema em 2 professores assumirem a mesma turma. Não há nenhuma contestação teórica ou fundamento pedagógico que considere este fato prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, não há motivos para sair da unidade escolar.
Também não há sentido no argumento de que professoras e professores de 40 horas só possam ficar em escolas de turno único e, PI de 16 h em turno parcial. Faltam milhares de profissionais na rede.
Não há justificativa para remover secretários escolares, agentes educadores, agentes de administração ou agentes auxiliares administrativos e professores da sala de leitura das escolas que se tornarão EDIs. Ou a Prefeitura acha que estes profissionais não são necessários na educação infantil?
Não aceitaremos que no fim da gestão, mais uma vez a SME cometa suas arbitrariedades e queira retirar nosso direito à origem. Ninguém é obrigado a sair da sua escola de origem. Exija documento por escrito e denuncie ao SEPE. Quem já se inscreveu no Concurso de Remoção pode, na hora, optar por não mudar de escola.
É importante que seja enviado por email para a secretaria do SEPE (secretaria@sepe.org.br) o nome das escolas que estão encaminhando professores para as CREs no sentido de escolher nova Unidade.
As medidas jurídicas cabíveis serão tomadas. E nós vamos organizar nossas escolas e creches, mobilizar a comunidade escolar e resistir contra este ataque. Vamos reunir responsáveis, organizar abaixo-assinado e exigir da SME o fim deste ataque. Não sairemos das escolas!
Dia 19 de novembro (sábado), todas e todos à assembleia da Rede Municipal do Rio de Janeiro, às 14h, no auditório do Sinpro (Rua Pedro Lessa, nº 35, 5º andar).

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Boletim Sepe

1-Boletim do SEPE mostra como a PEC 55, a "PEC Michel Temer" (ex-PEC 241, agora 55), vai atingir em cheio todos os serviços essenciais, congelando os investimentos por 20 anos; por outro lado, quase metade dos gastos referentes ao pagamentos de juros e amortizações da dívida não serão atingidos pelo controle da PEC. Ou seja, quem o governo federal quer que pague pela crise é a classe trabalhadora, que é a que mais utiliza os serviços públicos.

2- A sociedade se une contra o projeto “Escola sem partido”

VEJA O CALENDÁRIO DE LUTAS DA REDE ESTADUAL!

Dia 9/11: Ato público do MUSPE, na Alerj, a partir das 14h, contra o Pacote de Maldades de Pezão.

Dia 09/11: Plenária dos servidores, às 18h, no auditório do Sepe;

Dia 11/11: Dia Nacional de Lutas contra a PEC 241/55, com paralisação integral da rede estadual.

Dia 11/11: Seminário sobre Gestão Democrática no Clube Municipal (Rua Haddock Lobo 359 – Tijuca), a partir das 10h.

A partir das 18h, Ato público unificado de todas as categorias de Servidores contra a PEC 241/55 e o pacote de maldades do governador Pezão, com concentração na Candelária.

NOTA SOBRE O PACOTE DE MALDADES DO PEZÃO E O BLOQUEIO DE CONTAS DO ESTADO

Diante das graves medidas anunciadas na semana passada e frente ao anuncio de bloqueio das contas do Estado por parte da União, a Coordenação Geral do SEPE/RJ, reunida com o Departamento Jurídico, deliberou pelas seguintes medidas:

1 – Ingressar, até o dia 09/11/2016, com ação judicial visando que o estado seja obrigado a priorizar o pagamento dos profissionais de educação, ativos e aposentados, uma vez que a natureza alimentar desses valores não permite que os mesmos sejam preteridos diante de dividas com a união, fornecedores e outros passivos;

2 – Com relação ao conjunto de medidas anunciadas pelo governador na última sexta feira, o Departamento Jurídico já avaliou quais das mensagens afetam a educação pública e, até 10/11/2016, apresentará um parecer sobre a matéria, considerando que diversas ilegalidades e inconstitucionalidades já foram identificadas pelos presidentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Tribunal de Contas do Estado. Esse material será utilizado pela direção para diálogo com as instituições, sindicatos e associações de servidores afetados pelas medidas e, caso as mesmas sejam aprovadas pela ALERJ, subsidiará as medidas judiciais cabíveis.

3 – Além disso, o SEPE/RJ já está articulando ações políticas com o MUSPE e demais entidades do funcionalismo estadual. Nesse sentido, o calendário de atividades contra os pacotes de maldades do Pezão e do Temer, nesta semana, é: 07 e 09/11, ambos na ALERJ às 14 horas, e 11/11 (dia nacional de luta contra a PEC 55 (ex-PEC 241), na Cinelândia às 17 horas.

4 – No dia 09/11, ocorrerá uma plenária dos servidores, às 18h, no auditório do Sepe, para discutir os rumos do movimento.

O Sepe orienta a categoria que envie e-mails aos deputados estaduais do Rio, reivindicando que eles não aprovem o pacote de Pezão, que prevê aumento de impostos de 30% no salário dos servidores da ativa e aposentados, entre outras maldades. O projeto deverá ser votado a partir de 16/11.
Seguem os e-mails:
André Ceciliano - andrececiliano@alerj.rj.gov.br
André Lazaroni - andrelazaroni@alerj.rj.gov.br
Chiquinho da Mangueira - chiquinhodamangueira@alerj.rj.gov.br
Cidinha Campos – cidinhacampos@alerj.rj.gov.br
Comte Bittencourt - comtebittencourt@alerj.rj.gov.br
Daniele Guerreiro - danieleguerreiro@alerj.rj.gov.br
Jorge Moreira Theodoro - dica@alerj.rj.gov.br
Dr. Jose Luiz Nanci - drjoseluiznanci@alerj.rj.gov.br
Dr. Julianelli - drjulianelli@alerj.rj.gov.br
Edson Albertassi - edsonalbertassi@alerj.rj.gov.br
Enfermeira Rejane - enfermeirarejane@alerj.rj.gov.br
Flávio Bolsonaro - flaviobolsonaro@alerj.rj.gov.br
Flavio Serafini - flavioserafini@alerj.rj.gov.br
Iranildo Campos - iranildocampos@alerj.rj.gov.br
Jair Bittencourt - jairbittencourt@alerj.rj.gov.br
Jânio Mendes - janiomendes@alerj.rj.gov.br
João Peixoto - joaopeixoto@alerj.rj.gov.br
Jorge Felippe Neto - jorgefelippeneto@alerj.rj.gov.br
Marcelo Simão - marcelosimao@alerj.rj.gov.br
Márcio Canella - marciocanella@alerj.rj.gov.b
Márcio Pacheco - marciopacheco@alerj.rj.gov.br
Marcos Abrahão - marcosabrahao@alerj.rj.gov.br
Marcus Vinicius - marcusvinicius@alerj.rj.gov.br
Nelson Goncalves - nelsongoncalves@alerj.rj.gov.br
Pedro Fernandes - pedrofernandes@alerj.rj.gov.br
Renato Cozzolino - renatocozzolino@alerj.rj.gov.br
Rogério Lisboa - rogeriolisboa@alerj.rj.gov.br
Samuel Malafaia - samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br
Thiago Pampolha - thiagopampolha@alerj.rj.gov.br
Waldeck Carneiro - waldeckcarneiro@alerj.rj.gov.br
Wanderson Nogueira - wandersonnogueira@alerj.rj.gov.br
Zaqueu Teixeira – zaqueuteixeira@alerj.rj.gov.br
Zé Luiz Anchite - zeluizanchite@alerj.rj.gov.br

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO VÃO PARAR DIA 11/11 (SEXTA) EM PROTESTO CONTRA O PACOTE ILEGAL DE PEZÃO Leia as propostas aprovadas na Assembleia desse sábado, dia 05/11

1) Paralisação de 24 horas no dia 11/11 (próxima sexta-feira) CONTRA O PACOTE DE MALDADES DE PEZÃO, que prevê aumento de impostos de 30% no salário dos servidores da ativa e aposentados,entre outras maldades. Nesse dia, está mantido o Seminário de Gestão para discutirmos a eleição de Diretores das 79 escolas ocupadas.
Também apoiaremos, no dia 11, a paralisação nacional convocada pelas centrais sindicais nesse dia em protesto contra os ataques do governo golpista de Temer aos direitos dos trabalhadores – o protesto é contra, especialmente, a PEC 55 (antiga 241), que está no Senado e congela os investimentos na educação, saúde, previdência social e salário mínimo, entre outros absurdos, por 20 anos; e também contra o PL "escola sem partido", entre tantas barbaridades que estão sendo perpetradas contra os trabalhadores brasileiros.
2) O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, já se colocou contra o projeto de Pezão; o Tribunal de Contas do Estado também.
3) Foi deliberado também uma paralisação de 24 horas no dia da votação do Pacote de Maldades na Alerj - ainda não existe uma definição de data, mas o presidente da Alerj afirmou que começará a discutir o projeto a partir do dia 16/11. Dessa forma, os profissionais têm que estar atentos à convocação do Sepe.
4) A próxima assembleia da rede estadual será no dia 19/11 (sábado), onde discutiremos se a categoria fará paralisação ou não no dia 25/11 - segunda data convocada pelas centrais sindicais para paralisar contra os ataques aos trabalhadores.
5) Nos dias 7 e 9 de novembro, o Sepe irá participar de atos públicos na Alerj, organizados pelo MUSPE, com concentração às 14h nas escadarias, para protestar contra o pacote ilegal de Pezão.



Participação da Rede Municipal no Dia Nacional de Lutas!



A Assembleia da Rede Municipal, ocorrida em 3 de novembro, no Sinpro-Rio, aprovou a realização de 1 hora de paralisação nas escolas, nos dias 11 e 25 de novembro. A ideia é que os profissionais discutam a situação da rede, com um novo prefeito que comunga com o desmonte de direitos promovido pelo governo federal, além de apoiar o PL Escola Sem Partido e o aprofundamento da meritocracia nas relações de trabalho. Somado a isso, temos um processo tortuoso de reestruturação ainda em curso, o descumprimento do 1/3 para planejamento e toda uma pauta de reivindicações que continuarão a nortear a nossa luta. O momento é crítico. Sofremos ataques em todas as esferas de governo e os educadores do Rio têm um papel importante a cumprir na construção de um movimento de resistência.
Cada escola organizará, internamente, o melhor momento para realizar a paralisação de uma hora.

Calendário aprovado:

11/11 – 1 hora de paralisação no dia nacional de lutas, com discussões nas escolas e participação no ato público, às 17h, na Candelária.

11/11 - Seminário de Gestão Democrática (para todas as redes), no Clube Municipal (Rua Haddock Lobo 359 – Tijuca) a partir das 10h. Os profissionais que não vão participar do seminário deverão fazer uma hora de luta contra a PEC 241/55 e demais ataques.

19/11 – 10h, no SEPE – reunião do núcleo de estudos da Educação Infantil.

14h – Assembleia da Rede Municipal (local a confirmar).

25/11 - 1 hora de paralisação no dia nacional de lutas, com discussões nas escolas e participação no ato público.

Segue o boletim da rede municipal que pode ser tomado como base para a discussão nas escolas, durante o período de paralisação de 1h, na próxima sexta-feira, dia 11/11.

domingo, 6 de novembro de 2016

ATENÇÃO!!!!

ATUALIZAÇÃO DE INFORME SOBRE O "NOVA ESCOLA INATIVOS" - NOVEMBRO/2016 - ATENÇÃO GRUPO II
http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=7991

ATENÇÃO REDE ESTADUAL: GOVERNO DESFERE ATAQUE FINAL AOS DIREITOS DOS SERVIDORES!


A volta do governador Pezão serviu para sacramentar os ataques contra os direitos dos funcionários públicos estaduais que já vinham sendo desferidos pelo seu substituto, Dornelles. Hoje, a imprensa está anunciando o golpe final contra servidor destes governantes que levaram o estado do Rio de Janeiro para o fundo do poço: um mega pacote, que embute congelamento salarial, aumento da contribuição previdenciária, fim de investimentos sociais e extinção dos triênios para os servidores. Este é o preço da conta de uma crise que não é da nossa responsabilidade, mas que Dornelles/Pezão fazem questão de colocar nas costas dos servidores e da população do estado.
Após anos de uma política sustentada pelos royalties do petróleo e no arrocho de servidores e falta de investimentos em setores como saúde e educação, o governo do estado agora assume o estado de calamidade em que ele deixou o Rio de Janeiro. Após sucessivas gestões de Cabral/Pezão e, agora, Pezão/Dornelles, marcadas pela concessão de serviços e isenções fiscais para empresas e empresários, que alcançam a marca de dezenas de bilhões de reais, o resultado não poderia ser outro. Só que o governo quer jogar a conta nas nossas costas e não podemos aceitar pagar a conta de uma crise que não é nossa.
Veja mais detalhes do pacote aqui

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

FESTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REGIONAL VI

Em mais uma edição de nossa tradicional festa, a direção da Regional VI vem registrar a sua imensa alegria pelo momento de celebração da Educação, da nossa profissão e da nossa luta, vivido neste encontro. Num período em que atravessamos dificuldades extremas na cidade, no estado e no país, é fundamental que a sociedade se organize e se mobilize para enfrentar o desmonte de direitos e do Estado Democrático, que presenciamos a cada dia. A categoria tem um papel importante neste movimento de resistência!!!





VITÓRIA DA LUTA DA CATEGORIA: SAI CRONOGRAMA PARA ELEIÇÃO DE DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS.

Vitória da categoria!

Foi publicada no D.O. do Estado do Rio de Janeiro, no dia 24 de outubro, portaria que estabelece o cronograma para a eleição de diretores das escolas estaduais.


A resolução que regulamentou o processo foi publicada no D.O. de 11/10/2016.

Quanto aos procedimentos para a realização da consulta à comunidade escolar para escolha dos membros dos conselhos escolares foram publicados no Diário Oficial de 26 de março de 2015.

ATENÇÃO PARA AS DATAS DAS PRÓXIMAS ASSEMBLEIAS! LEVEM CONTRACHEQUE!

REDE ESTADUAL - dia 05 de novembro, sábado, às 10h, na ABI.

REDE MUNICIPAL - dia 03 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no SINPRO-RIO (Rua Pedro Lessa, 35 - Centro. Próximo à Cinelândia)

Aposentados das Regionais farão reunião no Sepe, no dia 9 de novembro!

A Secretaria de Aposentados informa e convoca para Reunião de Aposentados das Regionais, para reunião que será realizada no dia 09 de novembro, às 14h, no auditório do SEPE Central.
Pauta:
1. Informes
2. Discussão sobre propostas para revisão dos proventos (Município/formulário administrativo)
3. Análise da tabela de pagamentos do Município e do Estado do Rio de Janeiro
4. Discussão do estudo do valor da aposentadoria proporcional
5. Estudo da legislação sobre paridade

ELEIÇÃO DE DIREÇÕES DE ESCOLA NO ESTADO: SEPE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA

O governo publicou em outubro a resolução nº 5749/2016. que regulamenta as eleições para as direções escolares, em uma conquista da nossa greve realizada este ano.
Mas a realização da eleição é o primeiro passo para que possamos ter em nossas escolas uma gestão democrática; é pensando nisso que o Sepe vai realizar, no dia 11 de novembro (sexta), no Clube Municipal, de 9h às 17h, um seminário sobre gestão democrática escolar.
A programação está sendo organizada e será divulgada aqui no site.
O sindicato pediu o abono de ponto para os profissionais que participarem do seminário.