quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Regional volta a receber doações a partir de 03 de janeiro!

A Regional VI agradece as contribuições que estão chegando em sua sede e irão somar às doações de cestas básicas que estão sendo realizadas pelo MUSPE aos servidores ativos, aposentados e pensionistas que estão sendo tão duramente penalizados, nesse momento de luta e resistência contra as arbitrariedades e atitudes inconsequentes do governo do estado.

A categoria mostra seu sentido de coletividade e de mobilização nesse movimento que valoriza o reconhecimento, o respeito e a dignidade que todos têm direito. 
Temos muita luta pela frente! Ativos e aposentados! Precisamos nos manter firmes!! 


A imagem pode conter: sapatos

Graças à nossa luta neste ano, cinco meses de greve, o governo se viu obrigado a usar o Fundeb e hoje a Educação é uma das poucas categorias em nosso Estado a receber o salário integral, bem como o décimo terceiro.

Precisamos reconhecer a legitimidade da nossa luta e seguir lutando por nossos ideais, em especial, neste momento, pela dignidade do servidor público da ativa ou aposentado!
Parabéns aos envolvidos.

Resistir sempre! Desistir jamais!
Feliz 2017 a todos!


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Campanha Solidária


Pessoal, sabemos todos da situação dos funcionários do Estado. O SEPE e MUSPE estão arrecadando mantimentos para doar aos que têm necessidade. Estaremos recebendo na SEDE da Regional VI, mantimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza. 

Quem puder, entregue doações na SEDE da Regional nos dias 27 e 28, das 14 às 18h. As doações recebidas serão enviadas para o MUSPE.( Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado).

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ATENÇÃO

A direção do Sepe convoca em caráter de urgência os aposentados e aposentadas para  participarem do ato dos servidores estaduais no Palácio Guanabara, nesta sexta (23). 
A concentração será no Largo do Machado, às 10 horas.

SERVIDORES DO ESTADO : PASSEATA SEXTA (10H) ATÉ O PALÁCIO GUANABARA
O Muspe convoca os servidores para a "Ceia da Miséria" em frente ao Palácio Guanabara, na sexta (23), véspera de natal. Para isso, os servidores farão uma passeata do Largo do Machado até o Palácio, com concentração às 10h. O Sepe convoca os profissionais de educação a participarem da manifestação.
As categorias em luta sairão em caminhada até o Palácio, onde será realizada a ceia, com objetivo de denunciar para a população a situação de penúria de milhares de funcionários ativos e inativos por causa dos atrasos e parcelamentos de salários. 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Paralisação da rede estadual terça (20/12) contra o pacote de Pezão!

O Sepe convoca os profissionais da rede estadual a paralisarem as atividades nessa terça, dia 20, contra o pacote de Pezão.
Nesse dia, está prevista a votação do aumento da alíquota da previdência social dos servidores de 11% para 14% e também o congelamento dos gastos com pessoal no estado.
Na terça também ocorrerá um grande ato dos servidores para barrar o pacote.
A concentração será às 8h, na Candelária.
O Sepe também chama a categoria a apoiar o acampamento do Muspe que está sendo feito em frente à Alerj.
Vamos manter a pressão!!

Sepe saúda o processo eleitoral realizado pelas comunidades das escolas estaduais!

Terminou nessa quarta-feira (14/12) o processo eleitoral para a escolha das direções de escolas da rede estadual que foram ocupadas por estudantes na greve de 2016. A quase totalidade das 79 escolas que fizeram a ocupação realizou o processo eleitoral.
O processo eleitoral será estendido a toda a rede em 2017.
O Sepe saúda a realização da eleição, lembrando que essa foi uma das conquistas da greve dos profissionais, do movimento estudantil que ocupou as escolas e das comunidades escolares em 2016.
Esse pleito, mesmo com todas as suas limitações, comprova como foi importante, nesses anos todos, a defesa pelo sindicato e categoria da democracia nas escolas.
A eleição finalizada ontem foi mais um importante passo na luta contra o desmonte da escola pública e contra o processo gerencial tecnocrático que o governo vinha implantando.



quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

NÃO À REMOÇÃO COMPULSÓRIA!!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A Regional VI esteve presente em várias escolas onde os professores de 16h sofrem ameaça de perda de origem, ao longo desta semana. A intenção foi dialogar com as equipes de direção para que a decisão dos profissionais de não atender a determinação da SME, em se apresentarem para nova lotação, fosse compreendida e oficialmente comunicada, com o respaldo do sindicato. Nenhum professor deve se submeter à remoção compulsória!!!


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

PARALISAÇÃO DA REDE ESTADUAL MARCADA PARA ESSA QUARTA-FEIRA, 14/12, FOI CANCELADA.

A Assembleia Legislativa suspendeu, mais uma vez, a votação final do pacote de Pezão. A presidência da ALERJ tenta, com esses sucessivos adiamentos, driblar as manifestações e a pressão dos servidores, que estão firmes na luta para impedir a aprovação das medidas que implicam em mais descontos de salário.
Assim que tivermos informações concretas, comunicaremos quando ocorrerá a votação final do pacote, com a nossa consequente paralisação, como foi aprovado em assembleia. Pedimos que todos fiquem atentos aos canais de comunicação do sindicato e da Regional VI, na internet!

Nota de Repúdio

A Regional VI manifesta seu total repúdio ao verdadeiro aparato de guerra montado pelo governo do estado e pela presidência da ALERJ para inibir as manifestações dos servidores, neste dia 12 de dezembro, numa clara disposição de conter os profissionais com atos de truculência e violência, o que tem sido uma prática constante que tenta, através da força, impedir que os servidores do estado exerçam seus direitos.
A sociedade não tolera a discrepância que existe entre, de um lado, trabalhadores que manifestam sua insatisfação pelo atraso e parcelamento de seus salários e lutam contra o pacote de maldades que os pune, e, de outro lado, a força policial de repressão, fortemente armada, disposta a tratar os profissionais não como cidadãos, mas, sim, como inimigos de guerra! Esta é uma situação absurda que rompe com a Democracia e que não pode continuar acontecendo!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SEPE CONVOCA REDE ESTADUAL A PARALISAR ATIVIDADES DIA 12/12!

Nota do Sepe sobre o palco de guerra promovido pelo governo em frente à ALERJ!

Hoje, dia 6 de dezembro de 2016, a Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro iniciou a votação do pacote de maldades do governo Pezão, que apenas ataca direitos de trabalhadores e os serviços públicos, numa verdadeira afronta ao conjunto de servidores e à própria população. Cercada por um forte aparato de segurança, fazendo a ‘casa do povo’ parecer mais um presídio do que um parlamento, a ALERJ praticamente declarou guerra, impondo uma forte repressão aos manifestantes, com policiais atirando bombas e balas de borracha até mesmo das janelas da Igreja de São José, levando o caos às principais ruas do centro da cidade em um período de confrontos que totalizou mais de 5 horas de massacre.

O Sindicato Estadual de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro vêm a público para condenar veementemente a postura autoritária, violenta e antidemocrática do governo do estado e da presidência da ALERJ, que tentam impor um pacote impopular, sem debates com a população, e sem atacar os verdadeiros problemas que levaram à crise como as isenções fiscais feitas para os empresários e o dinheiro desviado pelo grupo de Cabral. Não apenas a prisão do ex-governador vem descortinando um amplo esquema de corrupção, que envolve diretamente seu sucessor Pezão, como as isenções fiscais bilionárias passam a ser questionadas até mesmo na grande imprensa, que até então blindava esse governo. Com o governo politicamente em frangalhos, não é possível que insistam nessa afronta aos nossos direitos e no desmonte dos serviços públicos, de que a população tanto precisa. Nós servidores públicos que atendemos a população no seu dia a dia não podemos pagar pela crise econômica feita por esse governo.

A direção do Sepe convoca a categoria a paralisar as atividades no dia 12/12 (segunda), com ato a partir das 10h, com a educação se concentrando antes no "Buraco do Lume".
Conclamamos o conjunto dos servidores, através do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais, à construção urgente da Greve Geral para barrar esses ataques. Somente com a união de nossas forças, e com o apoio da população, é que teremos condições de impedir a votação do pacote de maldades e reverter o desmonte dos serviços públicos.

Direção do Sepe-RJ

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ATENÇÃO: ALERJ MUDOU O CALENDÁRIO DE VOTAÇÕES: ÚLTIMA DATA DE VOTAÇÃO SERÁ DIA 12!

Os deputados aprovaram, há pouco, na Alerj, mudanças no calendário de votações das medidas que fazem parte do pacote de maldades de Pezão.
Com isso, os projetos serão votados até a próxima segunda-feira, dia 12/12, e não mais até o dia 15.
Os 11 projetos restantes serão votados em três sessões ordinárias e três extraordinárias, com início às 13h.
Os projetos que aumentam a alíquota da previdência de 11% para 14% e limita o crescimento da despesa de pessoal serão votados dia 12.
O SEPE ORIENTA A CATEGORIA A AGUARDAR A DECISÃO DA DIRETORIA SOBRE O NOVO CALENDÁRIO.
No site da ALERJ... Novo calendário de votações.

Polícia tenta isolar o entorno da ALERJ e agride manifestantes!

Numa clara demonstração dos tempos de arbítrio em que vivemos, com governantes rasgando a Constituição e cassando direitos adquiridos, a polícia militar dá mais um exemplo do caos que tomou conta do Rio de Janeiro. Soldados do Choque, tropas de cavalaria, blindados e muitas bombas de efeito moral estão sendo utilizados para criar uma "zona de exclusão" nas ruas que cercam a Assembleia Legislativa. Isso mesmo, aquela que deveria ser a casa do povo se transformou num verdadeiro bunker, onde os deputados se encastelaram para votar os projetos do "pacote de maldades" do governador Pezão.
A violência, ordenada por autoridades irresponsáveis, se espalhou pelo Centro do Rio, com manifestantes e transeuntes sendo agredidos pela tropa de choque, com ruas fechadas ao trânsito de automóveis e pedestres, o comércio fechado e uma chuva de bombas de efeito moral e de spray de pimenta lançados a esmo atingindo manifestantes e trabalhadores que não têm nada a ver com a manifestação e que tiveram o azar de passar pelo local a caminho do trabalho. A insanidade chegou ao ponto de soldados do choque invadirem a Igreja de São José para atirar bombas e balas de borracha nos manifestantes, conforme denunciou o portal do UOL.
Não é possível aceitar mais tal estado de coisas. O governo do Rio, há muito, tem se notabilizado por abrir os porões da ditadura e mandar a polícia agredir manifestantes com bombas e cassetetes. Para estes governos, o livre direito à manifestação não existe e os trabalhadores que ousam lutar por seus direitos têm que ser reprimidos a ferro e fogo. Mas mesmo em meio à violência da polícia e do governo, os servidores resistem e se recusam a pagar a conta de uma crise que não é sua
.

Deliberações da última Assembleia da Rede Municipal!

A assembleia da rede municipal realizada no auditório do Sinpro Rio nesse sábado, dia 3, aprovou:
- APOIAR E INCENTIVAR a participação dos profissionais da educação da rede municipal do Rio nas atividades e nos atos públicos dos servidores públicos estaduais contra o pacote de maldades do governo Pezão, que atinge a todas e todos os trabalhadores.
Dessa forma, o Sepe orienta que o profissional de educação da rede municipal do Rio de Janeiro que tiver condições participe dos atos e manifestações convocados pelos servidores estaduais e que o sindicato participará.
Atenção, não haverá paralisação da rede municipal do Rio de Janeiro, nesses dias.
- A Assembleia, entre outras, também aprovou uma nota de pesar pela morte de Fidel Castro. O Sepe irá publicar a nota no site do sindicato nessa segunda.

XXXIX ENCONTRO ESTADUAL DE APOSENTADOS DO SEPE-RJ BARRA DO PIRAÍ - RIO DE JANEIRO “A RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS E SEU EFEITO NOS DIREITOS E NAS VIDAS DOS APOSENTADOS” PLANO DE LUTAS


Prestação de contas de Janeiro a Setembro da Regional 06

Veja as prestações de contas de Janeiro a Setembro 2016 Click aqui

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Alerj realizou audiência pública para discutir as escolas fechadas na rede estadual

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, foi realizada audiência pública na Alerj, organizada pela Comissão de Educação e Cultura para debater o fechamento de escolas com a presença do secretário de Educação Wagner Victer. O Sepe, representantes de comunidades escolares afetadas pelo problema, a Defensoria Pública, O Ministério Público Estadual e 15 deputados participaram do encontro, que foi articulado pelo sindicato e pela Comissão de Educação da Alerj.
A audiência foi bastante proveitosa e, ao final, foi tirada uma proposta de solicitação de uma nova reunião na próxima semana, com a participação do Sepe, dos deputados da Comissão, da SEEDUC. O Ministério Público Estadual também será notificado sobre a nova discussão sobre o fechamento de unidades estaduais.
A orientação tirada após a audiência é de que os alunos façam normalmente a pré-matrícula nas escolas afetadas pela ameaça de fechamento por parte da SEEDUC.
A participação de Elaine Melchiades, estudante do CE Glauber Rocha, de Nova Friburgo, sensibilizou a todos os presentes à audiência. Em sua intervenção, Elaine protestou: "Faltou democracia em todo o momento. Aprendi que em uma democracia o povo é ouvido para que a política seja feita. Não é o que tem acontecido na comunidade, no Brasil e no mundo".
Elaine também disse que se o governo não dialogar com a comunidade, os estudantes continuarão unidos e mobilizados na luta por educação pública de qualidade: "Se não é assim, o que a gente tem que fazer é juntar todo mundo, ocupar onde for, falar onde for, gritar onde for. A gente vai vencer junto".

Atenção!

Dia 06/12 tem Roda de Conversa sobre a Saúde dos Profissionais da Educação.

Sepe realiza 18º Encontro Estadual de Funcionários de 9 a 11/12!

A Secretaria de Funcionários do Sepe realiza, de 09 a 11 de dezembro, o 18º Encontro Estadual de Funcionários. O evento será realizado no Hotel Arcos Palace, na Lapa e reunirá funcionários de todas as redes públicas do Rio de Janeiro para debater os principais problemas e ataques contra este importante segmento da categoria e traçar estratégias de luta e mobilização para garantir a valorização profissional.

REDE MUNICIPAL DO RIO: ASSEMBLEIA DO SÁBADO (DIA 03/12) SERÁ REALIZADA NO AUDITÓRIO DO SINPRO!

O Sepe informa aos profissionais de educação da rede municipal do Rio que a assembleia geral da categoria do próximo sábado (dia 03/12) será realizada no auditório do Sinpro (Rua Pedro Lessa, 35 - 2º andar).
A direção e um grupo de professores da Regional VI, acompanhados por diretores do SEPE Central, foram à reunião do Conselho Municipal de Educação, pressionar a secretária Helena Bomeny a receber o SEPE em audiência para resolver os vários problemas ligados à perda de origem causados pela reestruturação que a prefeitura insiste em fazer, mesmo nesse final de mandato. Esse mesmo grupo ocupou, na segunda-feira, dia 28, a 7ª CRE para deixar claro que nenhum profissional vai se submeter à remoção compulsória! Acreditamos na luta! Sempre! Todos à assembleia!