quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Alerj realizou audiência pública para discutir as escolas fechadas na rede estadual

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, foi realizada audiência pública na Alerj, organizada pela Comissão de Educação e Cultura para debater o fechamento de escolas com a presença do secretário de Educação Wagner Victer. O Sepe, representantes de comunidades escolares afetadas pelo problema, a Defensoria Pública, O Ministério Público Estadual e 15 deputados participaram do encontro, que foi articulado pelo sindicato e pela Comissão de Educação da Alerj.
A audiência foi bastante proveitosa e, ao final, foi tirada uma proposta de solicitação de uma nova reunião na próxima semana, com a participação do Sepe, dos deputados da Comissão, da SEEDUC. O Ministério Público Estadual também será notificado sobre a nova discussão sobre o fechamento de unidades estaduais.
A orientação tirada após a audiência é de que os alunos façam normalmente a pré-matrícula nas escolas afetadas pela ameaça de fechamento por parte da SEEDUC.
A participação de Elaine Melchiades, estudante do CE Glauber Rocha, de Nova Friburgo, sensibilizou a todos os presentes à audiência. Em sua intervenção, Elaine protestou: "Faltou democracia em todo o momento. Aprendi que em uma democracia o povo é ouvido para que a política seja feita. Não é o que tem acontecido na comunidade, no Brasil e no mundo".
Elaine também disse que se o governo não dialogar com a comunidade, os estudantes continuarão unidos e mobilizados na luta por educação pública de qualidade: "Se não é assim, o que a gente tem que fazer é juntar todo mundo, ocupar onde for, falar onde for, gritar onde for. A gente vai vencer junto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário