A Educação Infantil, na rede municipal de ensino, está funcionando de forma precária, comprometendo a segurança de crianças de 4 e 5 anos que não dispõem dos profissionais necessários para seu atendimento. As turmas, com 25 alunos, possuem apenas um professor, o que já compromete a qualidade do trabalho pedagógico. Além disso, este professor, sozinho, sem a ajuda de um professor auxiliar, não pode acompanhar os alunos que precisarem ir ao banheiro, por exemplo, o que implica na circulação dessas crianças pelo espaço escolar, com todos os riscos que isto representa. As escolas de horário integral têm no almoço e no banho mais dois momentos delicados, onde os professores precisam orientar os alunos sobre noções de higiene, sem perder as 25 crianças de vista, já que esses espaços não facilitam esse controle. Infelizmente, já tivemos casos, na rede, de crianças que perderam suas vidas por se afastarem de suas turmas e se colocarem em situação de risco, sem ninguém perceber. É inadmissível a rede municipal de ensino, de uma cidade como o Rio de Janeiro, permitir uma situação de total precariedade no atendimento da Ed. Infantil. A construção de creches e EDIs devem vir acompanhadas de uma estrutura profissional séria que permita experiências ricas de aprendizagem num ambiente de total segurança e acolhimento. Quando chegarão os professores auxiliares?
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