quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nota de Repúdio

A Regional VI vem a público manifestar seu repúdio a toda e qualquer ação violenta e truculenta praticada dentro do sindicato, fruto da intolerância e falta de respeito a opiniões divergentes e à representatividade de diretores e diretoras. Desde 2013, presenciamos e denunciamos agressões verbais e até físicas em diferentes fóruns da entidade que sempre primaram, na história do sindicato, pela postura democrática de seus integrantes, com espaço garantido para a diversidade de opiniões e encaminhamentos decididos pela maioria.
É profundamente lamentável o ocorrido neste último dia 24 de maio, durante o Ato promovido em protesto à truculência desproporcional usada pela polícia visando à desocupação dos estudantes do prédio da SEEDUC, quando nos vimos diante de uma situação inadmissível de violência contra a diretora Dorotéa, que teve seu braço seguro abruptamente por um agressor, professor Ralf, que queria retirar o microfone de sua mão, através da violência física. Essa é uma atitude covarde, machista, misógina e antidemocrática. Não podemos aceitar esse tipo de prática num sindicato formado, predominantemente, por mulheres nem em qualquer outro espaço da sociedade! Atitudes sexistas como essas com uso da força bruta para, de forma autoritária e truculenta, fazer valer a vontade de alguns em detrimento da vontade da maioria deve ser repudiada pela categoria.O agressor foi detido por alguns companheiros e companheiras que perceberam, a tempo, sua intenção de continuar usando de força física contra a diretora, o que acabou resultando num confronto, onde mais uma diretora se viu atingida pelo mesmo agressor.

Acreditamos que uma postura como essa não pode passar impune e exige a instauração de uma comissão de ética, para evitar que se abram precedentes comprometedores à prática democrática, igualitária e respeitosa que o sindicato sempre defendeu e garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário