sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra terá comemorações no Rio


 A festa começa no sábado (19/11), às 23h, com show de Arlindo Cruz no Campo da Ordem, na Vila Cruzeiro, na Penha.
  No Dia da Consciência Negra, domingo (20/11), as comemorações serão realizadas na Praça XI, na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. As atividades começam às 8h, com apresentações de Capoeira, Afoxé, Black Music e Teatro. Uma animada roda de samba, com os grupos Balacobaco, Marquinho Sathan e Só Damas, agitam a festa a partir das 11h.
 A partir das 16h, as escolas de samba Vila Isabel, Unidos da Tijuca e União da Ilha animam as comemorações. O encerramento fica por conta do grupo Reflexo do Batuque e convidados.
 *TIRADENTES CULTURAL - atividades culturais do projeto de revitalização da histórica praça do centro da cidade.
Dia 19, sábado | Programação: Orquestra Berimbau do Mestre Camisa, às 18h; Jongo da Serrinha, às 19h30; e Rio Maracatu, às 21h.
Praça Tiradentes.
Classificação: livre. Gratuito.

*RUTH DE SOUZA: A SACERDOTISA DA DRAMATURGIA – a exposição é uma retrospectiva da vida e carreira da atriz, com fotografias, pinturas e objetos pessoais. Um tributo ao aniversário da grande dama.
Abertura: 20 de novembro, domingo, às 14h. 
De 21 de novembro a 18 de dezembro (de terça a domingo, das 14h às 18h).
Salão Guarani do Teatro Carlos Gomes (Rua Pedro I, 4 – Centro. Tels: 2215-0556 / 2224-3602).
Classificação: livre. Gratuito.
*REVISTA ÁFRICA DIVERSA – lançamento da revista que leva ao público informações do evento “África Diversa: I encontro de cultura afro-brasileira” - realizado em julho deste ano pela SMC, com curadoria da produtora Daniele Ramalho, e que continha em seu programa seminário, mostra de cinema, danças, oficinas, shows e duas exposições com trabalhos de artistas africanos. 
A publicação mostra novas questões, olhares e reflexões às temáticas afro-brasileira e africana, colaborando para a criação de uma sociedade mais justa e respeitosa à diversidade humana, rememorando a nós, brasileiros, quem somos e os diversos caminhos, experiências e realidades que encontramos dos dois lados do Atlântico. A revista traz artigos de Alberto da Costa e Silva e entrevistas com o percursionista Naná Vasconcelos e com o artista, curador e museólogo Emanoel Araujo, entre fotografias do evento e das suas obras.
Lançamento: dia 19, sábado, às 19h. Somente para convidados.
Teatro Carlos Gomes (Rua Pedro I, 4 – Centro. Tels: 2215-0556 / 2224-3602).
DOMINGO NO PARQUE – shows e oficinas em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – Dia de Zumbi.
Dia 20, domingo, das 10h às 17h30
Realengo - Praça do Canhão: Jongo Banto (oficina e espetáculo), grupo Maracutaia (oficina de percussão e espetáculo), oficinas de rima e beatbox com DJ Saddam, MC Nissin, MC Logri o Squizo Beat e encerramento com batalhas de MCs.
Dia 20, domingo, das 16h às 20h
Classificação: livre. Gratuito.

SHOW A PEDRA DO CAIS – o espetáculo reúne cantores, bailarinos, atores e músicos. Direção de Luiz Fernando Lobo e direção musical de Túlio Mourão
Elenco: Cia Ensaio Aberto e convidados.
Dia 20, domingo, às 20h30
Armazém da Utopia (Av Rodrigues Alves, s/nº - Armazém 6 – Cais do Porto).
Classificação: 12 anos. Gratuito.

5º ENCONTRO DE CINEMA BRASIL ÁFRICA E CARIBE – com apoio da SMC, o encontro acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro
Centro Afro Carioca de Cinema (Rua Joaquim Silva, 40, Lapa) e Centro Cultural da Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, Centro)
Curadoria: Zózimo Bubul
Palestrantes: Jards Macalé, Paulo Lins, Hilton Cobra, Carmem Luz, Walter Carvalho, Januário Garcia, José Carlos Avellar, Claudia Miranda e Júlio Cesar Tavares.
tem como parte de suas atividades este ano os “Diálogos entre as artes: Brasil – África, um universo comum”.
Informações: www.afrocariocadecinema.org.br e tel.: 2508 7381.
Gratuito.

ARUANDA, PEQUENA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA – em comemorações ao Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo apresenta exposição com mais de 100 fotos inéditas. São ensaios realizados em diferentes épocas e espaços de socialização dos angolanos. O trabalho do fotojornalista Ricardo Beliel tem por objetivo mostrar as influências, a presença e a herança desta cultura Banto na cidade do Rio de Janeiro.
Até 30 de novembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).
Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306. Santa Teresa. Tel.: 2215 0618).
Classificação: livre. Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário