quinta-feira, 5 de maio de 2016

Relato da colaboradora Mariana Filgueiras sobre visita e atividade realizada no Ocupa Marechal no dia 27 de abril:

Estive hoje pela manhã na ‪#‎OcupaMarechal‬, a ocupação da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, em Marechal Hermes. Faz parte do complexo de escolas técnicas da Faetec. Fui com a minha amiga Janaína Pinto dar a oficina “Diário da Ocupação” em que lemos com os alunos trechos de diários clássicos (Anne Frank, Frida Kahlo, Lima Barreto, Racionais MCs, etc) para estimular a produção de um diário deste período em que eles estão à frente da escola. O que vimos lá:
1. Fomos recebidos às 9h por duas alunas, de cerca de 15 anos, que cuidavam da entrada e saída da escola: anotavam nomes, horários, etc. Era o turno delas na portaria --- todos revezam as funções na ocupação: na portaria, na cozinha, na limpeza, no pernoite.
2. A despensa também tinha um responsável, que tudo limpava e ordenava. Os alunos disseram que os professores e moradores do entorno são os que mais colaboram com mantimentos, e quando estávamos lá, chegavam duas caixas de feira de frutas;
3. Assim como nas outras escolas, eles também encontraram uma sala cheia de livros escolares inutilizados. É praxe, pelo que percebi. Contei quatro caixas de dicionários.
4. Este ano, eles só tiveram uma aula de Biologia, uma de Literatura. O curso de Contabilidade será extinto este ano, o de Administração também. Por falta de verbas.
5. A escola é enorme, tem laguinho, quintal, é ventilada, tem uma quadra de esportes e muitos laboratórios. É inacreditável que um equipamento deste esteja sucateado desta forma: com cursos acabando, e alunos pedindo o básico para estudar. Está na pauta de reivindicações: "retorno da janta" e "funcionamento dos laboratórios".
6. Alunos que me pareceram muito organizados e conscientes da responsabilidade de gerir uma escola --- em dado momento, apareceu lá uma inspetora do Estado para “conferir” se os alunos tinham acesso aos arquivos da secretaria. Resolveram o suposto flagrante com desenvoltura. Ela anotou o nome de todo mundo que estava lá, inclusive o meu e o da Janaína.
7. Havia avisos por toda parte, colocados por eles, e uma área havia sido isolada para que ninguém entrasse: outro dia encontraram uma cobra no local, próximo ao matagal que não é capinado pelo Estado. Um aluno tirou o animal do local “com uma régua”.
8. Hoje ainda haveria uma oficina de cartazes e uma assembleia. Ao final, eles me pediram ajuda para falar com o MV Bill a ver se conseguiam marcar uma apresentação do rapper na escola. A ocupação completará amanhã duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário