segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Em janeiro: Fórum Mundial Temático e Fórum Mundial de Educação

Em 2014, o Fórum Social Mundial será temático e abordará as questões da Crise do Capitalismo, da Democracia e da Justiça Social e Ambiental. Será realizado em Porto Alegre, de 21 a 26 de janeiro, e já está com inscrições abertas para participantes, atividades autogestionárias, voluntários, expositores e Economia Solidária. Ao mesmo tempo, na cidade de Canoas, estará acontecendo o Fórum Mundial de Educação, com a temática Pedagogia, Região Metropolitana e Periferia, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Reunião de Confraternização da Regional VI

Convidamos a todos para um encontro de confraternização, no dia 27 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17h. Pensamos em fazer um churrasco e pedimos que cada um leve a bebida que vai consumir e um pedaço de carne, ou asa de frango, ou linguiça, queijo coalho etc. O encontro acontecerá no Salão de Festas do Condomínio Reserva do Rio Grande – Estrada do Rio Grande, 1240, Taquara.
Aqueles que puderem confirmar a presença por telefone ou e-mail, indicando o que pretendem levar, ajudarão muito a nossa organização. Vamos viver mais um momento de renovação de forças porque a luta continua em janeiro. Não haverá trégua. 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Escolhidos os primeiros representantes da base para os GTs

No dia 09 de dezembro, foi realizada, na sede do SEPE, a reunião que definiu os representantes de escolas que participarão das comissões formadoras de alguns dos Grupos de Trabalho da Rede Municipal. Para o GT do 1/3 para atividades extraclasses, ficou acordado que irão, além da direção, seis representantes da base. A prof.ª Graça, da EM Didia Machado Fortes, é a representante da Regional VI, tendo como suplente a profª Alexssandra, da EM Juliano Moreira. Para o Fórum de Valorização da Carreira, nossa representante é a merendeira Arlete, da EM Augusto Cony.

Durante a reunião, foi feito o debate sobre as propostas a serem levadas para o GT do 1/3 para planejamento. Defendemos sua implementação para todos, não só para os profissionais mais antigos, como pretende a SME. É preciso cobrar das CREs o estudo do quantitativo necessário de professores para a implantação do 1/3, que já deveria ter sido feito e enviado ao GT. Defendemos a proposta de abertura imediata de concursos públicos para suprir esse quantitativo. A reunião deste GT, que estava marcada para este dia 11/12, foi adiada por causa das fortes chuvas que caíram na cidade, desde a noite do dia 10.


Em uma nova reunião, na sede do sindicato, serão escolhidos mais nomes para representarem a base em ouros GTs com os governos.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Atenção Rede Municipal!!!!!

Paralisação e Ato em frente à Prefeitura, nesta segunda-feira, dia 09/12, às 14h, em protesto pelos descontos indevidos que centenas de profissionais sofreram neste mês de novembro!

Maiores detalhes no site do SEPE, clck aqui e leia maiores detalhes. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Prefeitura do Rio e a verba da Educação

Apesar de condenada a repor mais de R$2,2 bilhões que deveriam ter sido aplicados em Educação, desde 1999, e não foram por conta de manobras contábeis apontadas pelo Ministério Público, a prefeitura do Rio mantém o discurso da falta de recursos para justificar o prazo de cinco anos para concluir a equiparação salarial entre o Professor II e o Professor I, uma dívida de 30 anos de distorção que a Rede Municipal de Ensino não tolera mais, e oferecer percentuais de reajustes irrisórios entre os níveis, na progressão por tempo de serviço e por formação, no Plano de Carreira.

Vejam um resumo do trâmite da Ação que o Ministério Público do Rio de Janeiro abriu contra a prefeitura do Rio, por deixar de aplicar o percentual de 25% da arrecadação de impostos, em Educação, conforme determina a Constituição do Brasil.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Composição das Comissões dos GTs das Redes Estadual e Municipal

Uma das deliberações da última Assembleia Geral Unificada, realizada neste 30/11, foi a definição do dia 09 de dezembro para a reunião que organizará a formação das Comissões representativas do SEPE nos Grupos de Trabalho que negociam, com os governos do estado e do município, as questões pedagógicas e a implementação do 1/3 para atividades extraclasse. O atraso na organização formal dessas comissões não favorece a luta, pois o fato é que as reuniões dos GTs já se iniciaram e a representação da categoria ainda não está clara, com diretores do sindicato se alternando nos encontros com os governos, sem uma definição oficial de nomes.

Precisamos ocupar todos os espaços de negociação, com seriedade e transparência, pois só assim teremos alguma chance de avançar. Acreditamos que cada Grupo de Trabalho deva ter uma comissão específica, com nomes que só atuem em um GT, para ampliarmos a participação na representatividade da categoria e possibilitarmos, a cada comissão, condições de se preparar, de forma coletiva e objetiva, na busca de informações e argumentos, direcionados ao objetivo do GT, que possam pesar no momento do confronto com os governos, na mesa de negociações.


A Regional VI, através da diretora Dorotéa, já se posicionou e se propôs, desde o início, a participar do Fórum de Valorização da Carreira. Outros diretores da Regional estão prontos e dispostos a colaborar em qualquer dos GTs, tanto da rede municipal, quanto da estadual, inclusive durante as férias de janeiro, se for necessário. Vamos tirar, na próxima reunião de representantes de escolas, um nome que representará a base da Regional no dia 09 de dezembro, na expectativa de incluí-lo na formação de uma das comissões. Acreditamos que o envolvimento de vários diretores do sindicato e profissionais da base na composição dos diferentes GTs democratiza e amplia a participação de todos nas ações do SEPE e favorece a socialização e troca de informações. Esperamos que, independente das divergências internas que estão acontecendo entre os grupos majoritários, todos possam dedicar um maior tempo e uma maior atenção ao trabalho dessas comissões e se disponham a participar, ao lado dos profissionais representantes de escolas, desse processo de negociação de forma efetiva, até para que não caia nos ombros de poucos a responsabilidade que é de todos.