terça-feira, 31 de maio de 2016

Publicações da Rede Municipal

BOLETIM REDE MUNICIPAL RIO 24 05 2016

Click aqui e Leia o Boletim

Publicações da Rede Estadual

BOLETIM DA REDE   ESTADUAL PARA ASSEMBLEIA DO DIA 02/ 06.
Click aqui e leia o Boletim

É urgente romper com a cultura do estupro!

A Regional VI do Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE), vem a público prestar toda a solidariedade à jovem que foi barbaramente estuprada por cerca de 30 homens, numa comunidade que pertence a nossa área de atuação. O sentimento de indignação, asco, o clamor por punição aos criminosos, a vergonha de uma sociedade que não protege seus jovens e suas jovens, tudo isso é muito pouco. Precisamos tomar para nós a responsabilidade por acontecimentos deploráveis e inaceitáveis como este. Mudar uma realidade implica em cada um entender e fazer o seu papel para concretizar o processo de mudança. E qual tem sido o papel da Educação no enfrentamento das questões de gênero presentes em nossa sociedade machista, que oprimem nossas meninas, adolescentes, jovens mulheres e senhoras? O momento é de reflexão sobre nossa ação no mundo. O momento é de questionamento. A Regional VI conclama todos os educadores a tomarem uma posição de ruptura com a cultura do estupro, com a banalização da violência contra a mulher e com a coisificação sexista do corpo feminino. Cada um que compartilhou o vídeo publicado nas redes sociais, de alguma forma, participou também desse estupro. Isso exige de nós, profissionais da Educação, a construção de uma prática que desmascare a crença do senso comum de que a mulher é quem provoca as agressões que sofre, de que ela quer ser violentada
quando usa roupas mais decotadas, porque essas formas de pensar estão presentes em nossas escolas, em nossas salas de aula já que essa cultura machista e sexista está nos comerciais de TV, nas piadas, nas novelas, nas letras de várias músicas. Ainda hoje, se ressalta na mídia mercantilizada a figura da mulher "linda, recatada e do lar". A mulher é sempre considerada uma prostituta quando foge às normas estabelecidas. Sobre o corpo feminino subsistem repressões legais, de controle patriarcal, exercido majoritariamente pelos homens, que precisam ser combatidas.
 É preciso que toda a sociedade assuma a responsabilidade de desconstruir essas ideias e nós, educadores, podemos dar uma importante contribuição nesse processo. A luta por uma escola de qualidade é a luta por uma escola libertária, que ajude na transformação da sociedade. Não podemos tolerar mais essa realidade. É preciso mudar!!




quarta-feira, 25 de maio de 2016

Greve continua no estado!

A assembleia da rede estadual realizada na quadra da São Clemente decidiu pela continuidade da greve.
Os profissionais de educação decidiram, também, sair em passeata da assembleia até a sede da SEEDUC, no Santo Cristo.
Foi um ato em protesto contra a postura do governo na repressão aos alunos do "Ocupa" e também na desocupação da sede da Secretaria. A categoria também reivindica que as negociações com o governo avancem - alguns pontos importantes, como o 1/3 de planejamento, o pagamento do enquadramento por formação e a pauta salarial não avançaram.

A próxima assembleia será no dia 02/06, às 10h, provavelmente na Hebraica (local aerá confirmado); em seguinda à assembleia, a categoria participará do ato em frente ao Palácio Guanabara - atenção, não haverá passeata até Palácio.


SEPE lança novo boletim para a Rede Municipal do Rio!
Vejam os últimos acontecimentos e informações sobre a luta dos educadores do Rio...

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rede Estadual

A Assembleia Geral da rede será realizada na próxima terça-feira, dia 24 de maio, às 10h, na Quadra da São Clemente, com Ato logo após a plenária. 

Rede Municipal

Seminário “Educação no Século XXI: Práticas Pedagógicas na Contemporaneidade”
Data: 31 de Maio de 2016
Local: ISERJ (A CONFIRMAR)
Horário: 9h às 17h

 Inscrições no site do SEPE!
ABAIXO CALENDÁRIO FUNDAMENTAL PARA A NOSSA LUTA.
 ATENÇÃO À PLENÁRIA DA CATEGORIA COM O JURÍDICO E A PARALISAÇÃO:
. 31/5 – seminário “EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONTEMPORANEIDADE” (com abono de ponto pedido). Das 8h30 às 17h. Local a confirmar.
• 01/06 – reunião da coordenação da capital ampliada, 18h, no SEPE.
• 05/06 – participação, em conjunto com a atividade independente da rede estadual, do ato de inauguração do VLT que terá a presença de Temer, Dornelles e Paes.
• 07/06 – Plenária da rede municipal do Rio com o Departamento Jurídico do SEPE, às 18h, no SEPE.
• 11/06 – conselho deliberativo da rede municipal RJ, às 18h, no SEPE.
• 16/06 – paralisação integral da rede municipal. Assembleia de manhã. À tarde, ato público com concentração na Cinelândia e passeata em direção ao Tribunal de Justiça.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

ATENÇÃO REDE ESTADUAL: SEPE TEVE AUDIÊNCIA COM O NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ONTEM (DIA 18/5)

A direção do SEPE/RJ, junto com um representante do comando de greve, participou de uma audiência no início da noite de quarta-feira (dia 18 de maio) com o novo secretário de educação, Wagner Victer.
A audiência teve início com a solicitação do secretário de apresentação de pontos ainda pendentes na pauta de negociação. A direção do Sepe apresentou a necessidade de publicação de pontos já discutidos e, em tese, resolvidos: Enquadramento por formação - publicação e data de início de pagamento; descentralização da Perícia Médica, publicação de cronograma de 1/3 de planejamento e reforma das escolas.
A seguir, a direção do sindicato apresentou pontos que não tiveram nenhum avanço no processo de negociação e que precisam de tratamento. São eles: reajuste salarial, retorno do calendário de pagamento, extinção da GIDE; e a questão da Animação Cultural.
Após todo debate, o secretário afirmou que apresentaria as demandas da categoria ao governador. Comprometeu-se também em tentar responder a algumas questões antes da próxima Assembleia da rede estadual. Ao final da audiência, a direção perguntou sobre o fim do Sistema de Avaliação Externa (SAERJ). O secretário afirmou que irá cumprir o que foi acordado. Quanto aos Grupos de Trabalho de Artes, Língua Estrangeira, Dupla Escola, Escola do Campo, será marcada pela SEEDUC uma reunião específica para tratar de cada um. Será marcada, também, reunião para o debate da suspensão do calendário.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Calendário da REDE ESTADUAL:

ASSEMBLEIA LOCAL - SEXTA-FEIRA, DIA 20, ÀS 18H, 
NA SEDE DA REGIONAL VI

Dia 22/5 (domingo): ato da Educação durante a inauguração do VLT no Centro (Av. Rio Branco), da qual participarão o presidente em exercício, Michel Temer; o governador Francisco Dornelles e o prefeito Eduardo Paes.

Dia 24/5: assembleia geral, às 10h, seguida de ato na SEPLAG.
O Coletivo de Arte Mudança Já se reuniu nesta terça-feira, dia 17, no auditório do Sepe. Na reunião foi decidido que os profissionais vão percorrer gabinetes dos deputados nesta quinta-feira, dia 19/05. A concentração será às 11h nas escadarias da ALERJ.
Depois de percorrer os gabinetes solicitando apoio aos parlamentares para a pauta de 2 tempos em todos os anos do ensino médio, os profissionais farão reunião no Sepe para fechar pendências.

Dia 19/05 - Escadaria da ALERJ, a partir das 11h, para percorrer gabinetes. Logo após, reunião no Sepe.

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL RJ, DIA 18/5/16:

CALENDÁRIO:
1 – participação, em conjunto com a atividade da rede estadual, do ato de inauguração do VLT que terá a presença de Temer, Dornelles e Paes.
31/5 – seminário “EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONTEMPORANEIDADE” (com abono de ponto aprovado). Das 8h30 às 17h. Local a confirmar.
16/06 – paralisação integral da rede municipal. Assembleia de manhã. À tarde, ato público com concentração na Cinelândia e passeata em direção ao Tribunal de Justiça.
Datas a serem marcadas: Plenária da categoria com o Departamento Jurídico do SEPE/ Conselho deliberativo da rede municipal RJ.
2. EIXOS DA LUTA POLÍTICA GERAL:
Rumo à construção da greve geral! Contra o PL 257 e em defesa dos nossos direitos! Contra Eduardo Paes, Temer e Dornelles!
3. EIXOS DA PAUTA DE LUTA E DE NEGOCIAÇÃO:
Pelo respeito ao direito à origem na unidade escolar!
Contra a precarização do trabalho de professores e funcionários!
Pela implantação imediata do 1/3 de atividade extraclasse!
Pagamento já do reajuste do IPCA!
Pelo reajuste do vale alimentação/refeição!
Pela jornada de 30h do funcionário da educação!
Pela realização de concurso para todos os cargos da educação e pela convocação imediata dos concursados!
Pelo fim da reestruturação e da circular 03!
Pela devolução imediata dos descontos da greve de 2014!
Pelo retorno do difícil acesso das unidades prejudicadas, e pela revisão dos critérios de concessão!
Pelo fim da política da meritocracia!
Contra o Projeto Escola sem Partido!
Contra a Base Nacional Comum Curricular!
Aprovação já da lei da Data-base!
Além disso, foram aprovadas:
Incluir no cartaz de divulgação da paralisação uma chamada relembrando os 2 anos da greve de 2014.
Elaboração de uma carta do sindicato aos novos concursados, panfletando-a na posse dos mesmos.
Retomar a organização do MOVIMENTO UNIFICADO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL.
Elaborar um documento para a categoria, apresentando a grave situação do fundo de previdência do servidor municipal, incentivando a participação da categoria nas eleições para o conselho de administração do PREVI-RIO.
Discutir, na próxima assembleia, a proposta de atos descentralizados nas CRE’s com paralisação integral.
Lutar pelo abono deste dia de paralisação e das demais datas ainda não abonadas.
MOÇÃO APROVADA POR ACLAMAÇÃO:
Apoio à luta dos militantes da cultura que ocupam o Palácio Capanema pelo retorno do Ministério da Cultura, pelo Fora Temer, em defesa da democracia e contra o golpe.
OUTRAS PROPOSTAS APRESENTADAS NA ASSEMBLEIA FORAM REMETIDAS AO CONSELHO DELIBERATIVO DA REDE MUNICIPAL RJ, DEVIDO AO HORÁRIO.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

REDE ESTADUAL! ASSEMBLEIA DECIDIU: GREVE CONTINUA!

PROXIMA ASSEMBLEIA NA TERÇA FEIRA, 
DIA 24 DE MAIO, ÀS 10H, COM ATO DEPOIS DA 
PLENÁRIA.
A assembleia aprovou também o "Fora Victer", novo secretário de Estado de Educação, nomeado no lugar de Antônio Neto. O novo secretário não é ligado à área da educação, tem uma visão favorável à privatização do estado e teve uma péssima relação com os profissionais da FAETEC, enquanto foi presidente da instituição.
Calendário:
Dia 22/5 (domingo): ato da Educação durante a inauguração do VLT no Centro (Av. Rio Branco), da qual participarão o presidente em exercício, Michel Temer; o governador Francisco Dornelles e o prefeito Eduardo Paes.
Dia 24/5: assembleia geral, às 10h, seguida de ato na SEPLAG.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

INFORMES

A assembleia das escolas da rede estadual que ocorria na ABI, no dia 13 de maio, foi suspensa e os profissionais de educação decidiram ir para o Colégio Estadual prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador (Rua Pio Dutra 353, Bairro da Freguesia). A assembleia recebeu denúncias de que os alunos que estavam ocupando a escola estavam sendo agredidos pelo movimento Desocupa; os professores e funcionários exigem que a PM e a SEEDUC garantam a integridade dos alunos.
Por este motivo, o ato-show marcado para o mesmo dia, às 18h, na Lapa, foi cancelado. 

Próxima assembleia será na terça (17), às 10h, na Quadra da São Clemente - Av. Presidente Vargas, 3102 - Cidade Nova

Também no dia 17, na parte da tarde, a categoria vai acompanhar a votação na ALERJ do PL que estabelece as 30 horas para os funcionários.

ATENÇÃO!!!

O GOVERNO PUBLICOU NO D.O. DE SEXTA (13) O ABONO DE PONTO DAS GREVES E PARALISAÇÕES DE 1993 A 2015 - O ABONO ESTÁ NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

ATENÇÃO REDE MUNICIPAL!

Em virtude da realização de AUDIÊNCIA PÚBLICA na CÂMARA MUNICIPAL, no próximo dia 18/5 (QUARTA-FEIRA), às 10 horas, a direção do Sepe-RJ, reunida no dia de ontem (5/5) decidiu por remarcar o horário da Assembleia Geral da Rede Municipal para às 14 horas, no auditório da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro).
Lembramos que neste mesmo dia (18/5) a categoria estará em PARALISAÇÃO DE 24 HORAS.

ALERJ aprovou as eleições para diretor das escolas estaduais

O PL 584/2015 que cria a eleição direta para as direções das escolas estaduais e da FAETEC acaba de ser aprovado na ALERJ e com uma mudança importante: o curso de gestão não será eliminatório e será feito somente e após as eleições. Dessa forma, as candidaturas não serão condicionadas à aprovação de um plano de gestão por parte do governo.

As eleições ocorrerão no primeiro semestre de 2017, com a possibilidade de serem realizadas eleições ainda em 2016 em algumas escolas.
O Sepe reivindica que as eleições ocorram ainda em 2016.
A eleição direta é uma reivindicação histórica da categoria.

Assembleia da rede Estadual será nos ARCOS DA LAPA!

A assembleia da rede estadual dessa sexta-feira, dia 13, será feita nos Arcos da Lapa, às 14h. Logo em seguida, às 18h, ocorrerá o Ato-Show em defesa da educação pública.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ATENÇÃO REDE MUNICIPAL!

A ASSEMBLEIA LOCAL DA REDE SERÁ REALIZADA NO DIA 12 DE MAIO, QUINTA-FEIRA, ÁS 18H, NA SEDE DA REGIONAL VI. 

Vamos avaliar o que está sendo discutido nas escolas e tirar propostas de pressão para sermos recebidos e ouvidos pelo prefeito e pela secretária de educação!



CALENDÁRIO:

14/05: SÁBADO - Conselho Deliberativo da rede MUNICIPAL às 10h no auditório do SEPE.
18/05: quarta – PARALISAÇÃO DE 24H: Assembleia 10h no Club Municipal seguido de ato;
21/05: sábado – Núcleo de Estudo da Educação Infantil – 10h no auditório do SEPE;
31/05 – terça – Seminário sobre Reestruturação da Rede Municipal: “DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONTEMPORANEIDADE” – horário e local a confirmar. Foi solicitado abono de ponto para SME;
Estado/Município:
17/05: terça – Roda de conversa sobre a saúde mental dos profissionais da educação às 17h no SEPE;

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Calendário:

10/05: terça - Ato dos aposentados nas escadarias da ALERJ - a partir das 14h, em defesa dos aposentados (a Secretaria de Aposentados do SEPE solicita que os participantes levem para o ato CAIXAS DE REMÉDIOS VAZIAS);

Assembleia Local - dia 11 de maio, quarta-feira, às 18h, na sede da Regional VI!

Sepe se reuniu nessa segunda-feira (dia 09) com Dornelles - veja o que foi discutido!

• ABONO DAS GREVES: será publicada nessa semana retificação do Decreto, abonando as greves de 1993 até 2016 para todos os fins;
• NENHUMA DISCIPLINA COM MENOS DE DOIS TEMPOS: será publicada nova matriz curricular para 2017 até o dia 11/05/2016, garantindo 2 tempos de Filosofia e Sociologia na 1ª série. Com relação à 2ª série, Seeduc estuda a proposta do Sepe de garantir também no próximo ano letivo. Já as disciplinas de Língua Estrangeira e Artes haverá reunião específica no dia 12/05/16;
• 1/3 DE CARGA HORÁRIA MÍNIMA PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE: será apresentado cronograma de implementação no dia 12/05/16;
• 30 HORAS PARA FUNCIONÁRIO: haverá publicação de Decreto, como projeto de iniciativa do Executivo;
• ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO: projeto será votado essa semana sem os pré-requisitos apresentados pela Seeduc. Sepe cobrou que o pleito seja em 2016 para todas as escolas, no entanto Seeduc esclarece ser inviável. Sepe cobrou, conforme deliberado na assembleia do dia 05/05, eleição nas escolas ocupadas. Seeduc garante que ocorrerá eleição nessas unidades no prazo de 60 dias após a desocupação das mesmas;
• LICENÇA ESPECIAL: publicada no Diário Oficial do dia 09/05/2016;
• GIDE: Seeduc afirma ser inegociável;
• RETORNO DO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO: Sepe exigiu calendário unificado. Governador reafirmou proposta de retorno gradativo do calendário para o 2º dia útil apenas para os profissionais de educação na ativa. Diante de nossa recusa, Governador reafirma calendário de pagamento unificado no 10º dia útil;
• REAJUSTE SALARIAL: Governador reafirmou impossibilidade de reajuste no momento.
• OBRAS NAS ESCOLAS: Seeduc liberou R$ 15 mil para obras emergenciais.
• DENÚNCIAS: Sepe denunciou: a forma violenta com que o movimento Desocupa entra nas escolas ocupadas, a ameaça de perda do ano letivo feita pela Seeduc, dentre outras.

SEEDUC publicou Resolução que libera licenças-prêmio!

O Diário Oficial do Estado publicou a Resolução SEEDUC 5437, de 06 de maio de 2016, que permite aos profissionais de educação solicitarem licença-prêmio no Estado sem precisar esperar pela aposentadoria. Trata-se de uma das reivindicações que consta da pauta da categoria entregue ao governo do estado.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Calendário Geral - Rede Estadual e Municipal

Rede Estadual: A GREVE CONTINUA!

10/05: terça - Ato dos aposentados nas escadarias da ALERJ - a partir das 14h em defesa dos aposentados (a Secretaria de Aposentados do SEPE solicita que os participantes levem para o ato CAIXAS DE REMÉDIOS VAZIAS);

12/05: quinta - Conselho Deliberativo da rede estadual, às 17h no auditório do SEPE.
13/05: sexta – Assembleia Geral, às 14h (local a definir), seguida de ato na Lapa em defesa da educação pública de qualidade;
18/05: quarta - acompanhamento na Alerj da votação da lei que institui o cargo de professor indígena;
Rede Municipal:
07/05: SÁBADO – Point Cultural do SEPE na feira do Lavradio de 10h/13h – este será o primeiro evento, que a partir de agora acontecerá dia todo primeiro sábado de cada mês;

11/05: quarta – Debate: “A situação da Previdência Social no Município do Rio de Janeiro” às 18h no auditório do SEPE;
14/05: SÁBADO - Conselho Deliberativo da rede MUNICIPAL às 10h no auditório do SEPE.
18/05: quarta – PARALISAÇÃO DE 24H: Assembleia 10h no Club Municipal seguido de ato;
21/05: sábado – Núcleo de Estudo da Educação Infantil – 10h no auditório do SEPE;
31/05 – terça – Seminário sobre Reestruturação da Rede Municipal: “DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONTEMPORANEIDADE” – horário e local a confirmar. Foi solicitado abono de ponto para SME;

Estado/Município:
17/05: terça – Roda de conversa sobre a saúde mental dos profissionais da educação às 17h no SEPE;

SECRETÁRIO DE GOVERNO RECEBE SEPE NO PALÁCIO

Após a passeata dos servidores estaduais, na tarde da quarta-feira, dia 04, ter chegado ao Palácio Guanabara, logo após a Assembleia, o secretário de Governo, Affonso Monnerat, recebeu uma comissão do Sepe, FAETEC e Cecierj; os coordenadores gerais do Sepe entregaram as novas reivindicações aprovadas na assembleia; foi cobrado, também, uma reposta sobre a pauta original – Monerat afirmou que o governo responderá sobre as reivindicações. Eis o que foi cobrado do governo hoje na audiência:
1) Saída de Antonio Neto do cargo de secretário da SEEDUC;
2) Oficialização das propostas do governo (divulgadas no site da SEEDUC dia 27/04), com a publicação em Diário Oficial – foi cobrado, nesse ponto, a realização esse ano ainda de eleições das direções de escolas;
3) Regularização do calendário de pagamento dos salários, incluindo aposentados e pensionistas;
4) Fim do Gide (gratificação para os professores que fazem avaliações dos profissionais para a Secretaria) e do SAEJ (prova de avaliação dos alunos);
5) Audiência específica para discutir a animação cultural, que ainda não foi regularizada – nesse ponto, Monerat marcou a reunião para a próxima terça, dia 10, às 17h, no Palácio;
6) Foi denunciado que a PM tem entrado nas escolas ocupadas e assediado os alunos.
Veja a pauta de reivindicações da greve na rede estadual
1) Reajuste salarial de 30%;
2) Retorno do calendário anterior de pagamento;
3) Fim do parcelamento de salários;
4) Pagamento integral do 13º salário;
5) Arquivamento do Projeto de Lei do governo de reforma do Rioprevidência;
6) Realização de concurso público para funcionários técnico-administrativos;
7) Atendimento da pauta pedagógica (cumprimento da reserva de um terço da carga horária docente para realizações de atividades extraclasse - Lei nº 11.738/2008), nenhuma disciplina com menos de dois tempos semanais, carga horária concentrada em uma única escola, eleição direta para direções escolares, redução do número de alunos em sala de aula e fim da política meritocrática com imposição de avaliações externas sem amplo e prévio debate com as comunidades escolares);
8) Plano unificado de cargos e salários e formação em serviço para os funcionários;
9) Redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais para funcionários técnico-administrativos, formalizando o acordo em curso desde meados da década de 90;
10) Efetivação dos enquadramentos por formação dos docentes, incorporando os valores à remuneração docente e pagando os valores pretéritos;
11) Descentralização da perícia médica e fim da terceirização da mesma;
12) Abono de greves anteriores.

13) Resolução assegurando a concessão da licença especial para todos os servidores, independentemente do período de aposentadoria.
ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL( 04-05) DECIDE PELA CONTINUAÇÃO DA GREVE!

Relato da colaboradora Mariana Filgueiras sobre visita e atividade realizada no Ocupa Marechal no dia 27 de abril:

Estive hoje pela manhã na ‪#‎OcupaMarechal‬, a ocupação da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, em Marechal Hermes. Faz parte do complexo de escolas técnicas da Faetec. Fui com a minha amiga Janaína Pinto dar a oficina “Diário da Ocupação” em que lemos com os alunos trechos de diários clássicos (Anne Frank, Frida Kahlo, Lima Barreto, Racionais MCs, etc) para estimular a produção de um diário deste período em que eles estão à frente da escola. O que vimos lá:
1. Fomos recebidos às 9h por duas alunas, de cerca de 15 anos, que cuidavam da entrada e saída da escola: anotavam nomes, horários, etc. Era o turno delas na portaria --- todos revezam as funções na ocupação: na portaria, na cozinha, na limpeza, no pernoite.
2. A despensa também tinha um responsável, que tudo limpava e ordenava. Os alunos disseram que os professores e moradores do entorno são os que mais colaboram com mantimentos, e quando estávamos lá, chegavam duas caixas de feira de frutas;
3. Assim como nas outras escolas, eles também encontraram uma sala cheia de livros escolares inutilizados. É praxe, pelo que percebi. Contei quatro caixas de dicionários.
4. Este ano, eles só tiveram uma aula de Biologia, uma de Literatura. O curso de Contabilidade será extinto este ano, o de Administração também. Por falta de verbas.
5. A escola é enorme, tem laguinho, quintal, é ventilada, tem uma quadra de esportes e muitos laboratórios. É inacreditável que um equipamento deste esteja sucateado desta forma: com cursos acabando, e alunos pedindo o básico para estudar. Está na pauta de reivindicações: "retorno da janta" e "funcionamento dos laboratórios".
6. Alunos que me pareceram muito organizados e conscientes da responsabilidade de gerir uma escola --- em dado momento, apareceu lá uma inspetora do Estado para “conferir” se os alunos tinham acesso aos arquivos da secretaria. Resolveram o suposto flagrante com desenvoltura. Ela anotou o nome de todo mundo que estava lá, inclusive o meu e o da Janaína.
7. Havia avisos por toda parte, colocados por eles, e uma área havia sido isolada para que ninguém entrasse: outro dia encontraram uma cobra no local, próximo ao matagal que não é capinado pelo Estado. Um aluno tirou o animal do local “com uma régua”.
8. Hoje ainda haveria uma oficina de cartazes e uma assembleia. Ao final, eles me pediram ajuda para falar com o MV Bill a ver se conseguiam marcar uma apresentação do rapper na escola. A ocupação completará amanhã duas semanas.

Relato do colaborador Ronaldo Pelli sobre a experiência no Ocupa Hispano no Méier em 03/05/2016:

Seguindo sugestão de minha guru Mariana Filgueiras, vou tentar fazer um curto relato sobre a conversa que rolou lá no Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, no Méier, hoje.
1/ A primeira impressão ao entrar numa escola ocupada [essa é a minha segunda escola visitada] é: os meninos e as meninas estão experimentando uma liberdade bem maior do que eles estavam acostumados. Eles claramente estão testando os limites disso. As atividades seguem regras menos ortodoxas que estamos acostumados pelos padrões estabelecidos. Os horários, por exemplo, são mais flexíveis. Eles estão criando a própria organização - e aprendendo que é necessário isso. Uma organização mais lúdica. Mas ainda assim, uma organização.
2/ Exemplo disso foi a discussão sobre como, numa assembleia, fazer com que todas as vozes fossem ouvidas sem que ninguém fosse deixado de lado. E também como abrir mão do que você tem plena e concreta convicção de que é o certo para que haja diálogo com o seu amigo ali do lado. Ou seja, aprendendo o jogo democrático, da maneira mais dura e duradoura.
3/ Eles estão sendo pressionados para desocupar a escola. Por professores que dizem que eles só são bons para fazer bagunça, mas nunca para tirar boas notas em suas provas. Pelo Estado que cortou o vale-transporte. Pela própria consciência que olha para o futuro em curto prazo e mostram que eles terão Enem no fim do ano.
4/ Uma discussão que parece urgente é uma tentativa de flexibilização curricular. As questões são antigas: por que tenho que estudar isso se vou fazer aquilo? Às vezes, porém, há um insight menos óbvio. Uma menina disse que uma amiga não quer fazer vestibular e é pressionada pelos professores a tentar ir para uma faculdade. Será que é necessário ter uma graduação para "ser alguém"?, eles se perguntaram.
4.1 / Houve questionamento sobre o Enem, citando casos diferentes para se ingressar numa universidade de lugares como EUA e Argentina.
5/ Eles estão totalmente divididos entre o que querem fazer de coração e o que devem fazer por obrigação. Devemos nos adaptar ao que há ou tentar criar novos caminhos? Tentei dizer que temos que ter um pé no pragmatismo e outro na utopia. E todas as vezes que eles duvidassem da própria potência, bastaria lembrar que eles estavam ocupando a própria escola para repensá-la, e que isso não é pouca coisa.
6/ Talvez o maior choque de geração que eu sofri foi a maneira muito mais "natural" [no sentido de ser imperceptível a diferença] em que os meninos e as meninas homoafetivos são tratados pelos heteroafetivos. Na minha época - e isso tem menos de 20 anos - gays e lésbicas ou se escondiam ou eram tratados pelos demais como excêntricos. Agora, e vi isso acontecer algumas vezes nessas apenas duas visitas, todos são iguais, muito iguais. Isso dá um pouco de esperança.
7/ Vocês sabiam dessa escola estadual bilíngue? Os meninos têm aulas de espanhol em todas as matérias - não em 100% do tempo - e até estudam geografia e história da Espanha, além da literatura em espanhol. Há mais duas escolas públicas bilíngues, uma em Niterói [CIEP Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, português - francês] e outra em Nova Iguaçu [CIEP Carlos Drummond de Andrade, português - inglês]. Achei isso excelente.
8/ Claro que eles reclamaram da falta de material didático - das 19 matérias, eles teriam recebido apenas livros de três. Além disso, estavam sem acesso a internet. Mas a biblioteca estava organizada, com projetor, telão, televisão, um vídeo game, jogos de tabuleiro e, claro, livros.
9/ O agendamento da conversa rolou após o cadastramento no índice geral deles. Houve uma pequena demora, há uma dificuldade de unir tantos pedidos e tantas escolas que, muitas vezes estão sem internet, mas com um pouco de boa-vontade, é possível, sim, ajudar a mudar o horizonte.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Assembleia da Rede Estadual será no Hebraica!

O Sepe informa aos profissionais da rede estadual que a assembleia geral da próxima quarta-feira (dia 04 de maio) será realizada no Clube Hebraica (Rua das Laranjeiras 346 - Laranjeiras), a partir das 10h. Venha discutir os rumos da nossa greve nas escolas. Juntos, somos mais fortes!

Rede Municipal paralisa no dia 18 de maio!

Companheiros! Esta semana, o material de apoio para as discussões dos profissionais das escolas municipais está chegando, em cada unidade. Este é o primeiro passo de nossa mobilização para o enfrentamento dos problemas que os educadores da rede estão vivendo, desde o ano passado. Este início de mobilização será marcado pela paralisação do dia 18 de maio, quando teremos uma nova Assembleia, no Clube Municipal, às 10h, no auditório do 6º andar, seguida de Ato Público. Precisamos pressionar o prefeito e a SME a receber a categoria, que tem muito a dizer e quer ser ouvida! Vamos tirar o prefeito da zona de conforto em que se encontra!