segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ALERJ APROVOU HOJE (DIA 20/2) PROJETO QUE AVANÇA COM A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE

Por 48 votos a favor, 28 contra e uma ausência, a Assembleia Legislativa (Alerj) acaba de aprovar o projeto de lei que permite a privatização da Cedae, por meio da venda das ações da empresa. No momento, as bancadas parlamentares irão destacar as emendas ao projeto de lei 2.345/17, de autoria do governador Pezão que oferece os serviços de água e esgoto para a iniciativa privada em troca da aprovação pelo governo federal da transferência de recursos para conter a crise no caixa estadual.
Nessa terça (21/02), ocorrerá a paralisação da rede estadual, com ato na Alerj com o conjunto dos servidores pela manhã: "todos contra a privatização da Cedae!"; nossa paralisação será também contra o pacote de maldades de pezão, que quer aprovar o aumento da contribuição da Rio Previdência de 11% para 14%.
PRIVATIZAÇÃO É INCONSTITUCIONAL
Especialistas no setor afirmam que o governo do estado ao avançar com a privatização da CEDAE descumpre com um dever constitucional do Estado que é o de gerir o seu abastecimento. Temos no país e no próprio estado do Rio de Janeiro experiências que mostram que água e saneamento tem que ser geridos pelo poder público, já que a iniciativa privada, que sempre visa ao lucro, não é capaz de abarcar e atender toda a população e sempre dará preferência para as áreas "mais lucrativas". Em São Paulo, a privatização da Sabesp redundou na maior crise hídrica da história do estado nos anos de 2013/14 e 2015. No interior do Rio de Janeiro, em municípios que passaram a gestão hídrica para empresas, o serviço também é bastante precário e não supre as necessidades da população.
Os profissionais de educação e a população em geral não podem aceitar que Pezão, para pagar a conta dos desvios e os escândalos da corrupção dos governos do PMDB, joguem nas costas do povo do Rio de Janeiro mais uma medida que vai contra o bem comum e dilapida o patrimônio público
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário