terça-feira, 27 de junho de 2017

ATENÇÃO REDE ESTADUAL: SEPE DENUNCIA O CAOS PROVOCADO PELO GOVERNO NA REDE ESTADUAL

A situação da rede estadual vem se agravando cada dia mais, em pleno final de segundo bimestre a SEEDUC está implementando o fechamento de turmas, turnos e até mesmo escolas. Em um primeiro levantamento temos mais de 150 escolas que fecharam turmas e turnos. (anexo) Estamos denunciando essa política desde o final do ano passado e como já publicizamos no site do sindicato a mesma vem se aprofundando.

A Secretaria vem implementado uma política de enxugamento de gastos, super explorando o trabalho de professores, não autorizou hora extra na maioria das Metros e não chamou concursados. A solução encontrada para suprir a carência é o fechamento de turma , turnos, com professores tendo que sair da sua turma no meio do ano, em pleno processo de avaliação bimestral, tratando alunos e professoras como números, penalizando toda comunidade escolar. Não há nenhuma orientação clara da Metro II sobre a avaliação desses alunos. Essas aulas perdidas precisam ser repostas. Nos preocupamos com a situação, pois recentemente foi denunciada a prática de lançamento de notas fictícias ou mesmo a de aplicação de provas ou trabalhos pela direção da escola.

Os professores/as são obrigados por sua vez a procurarem escolas em pleno final de segundo bimestre, levando esse profissional a ter que ficar em quatro, cinco escolas descumprindo o compromisso do governo final da greve em 2016 de uma Matrícula uma Escola. Como se não bastasse professores estão sendo habilitados pela inspeção escolar para darem aulas diferente da sua disciplina de ingresso e absurdos são vistos como: professores de Artes sendo chamados para darem aula de Inglês, Educação Física darem aula de Artes, Ciências sendo habilitado a dar aula de química etc. Vários professores/ as foram habilitados com apenas 120 horas de aula, descumprindo o mínimo exigido pelo MEC.

A Coordenação do SEPE /RJ denunciou essa situação à Comissão de Educação, e solicitou urgente audiência com Secretário de educação. Semana passada tivemos reunião com presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt e o mesmo oficiou pedido de esclarecimentos ao Secretário assim como se comprometeu em visitar escolas que estão sendo ameaçadas de fechamento de turmas . A primeira visita foi feita no dia 19 de junho no Colégio Estadual Souza Aguiar. Conseguimos também que fosse agendada uma Audiência pública para tratar da CI 33, da mobilidade de professoras e fechamento de turmas e turnos no dia 28 de junho de 2018, tentamos antecipar essa data mas não foi possível. A Comissão de Educação também protocolou junto a defensoria denúncia sobre a CI 33 e a direção de SEPE/RJ JÁ solicitou reunião com a defensoria para a próxima semana.

O movimento mais importante é o da comunidade escolar, alunos e profissionais estão lutando juntos pela manutenção dessas turmas! É inadmissível fechamento de turmas no final do segundo semestre! Professores estão em pleno período de avaliação e as turmas serão fechadas?

Professoras/es procurem a direção do SEPE/RJ em caso de qualquer dúvida e compareçam AUDIÊNCIA Publica no dia 28/06.

O Sepe está convocando os profissionais da rede estadual para participarem da audiência pública sobre mobilidade de professores excedentes por causa do fechamento de turmas, turnos e escolas da rede estadual. A audiência será realizada no dia 28 de junho, às 10h, na ALERJ. Lembramos que a participação de todos é muito importante para que possamos barrar mais este ataque do governo estadual/SEEDUC contra a educação estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário