terça-feira, 29 de agosto de 2017

REDE ESTADUAL: Sepe realizará plenária para discutir a Grade Curricular na quinta-feira (dia 31/8)

O Sepe convoca os profissionais da rede estadual para a plenária que será realizada na próxima quinta-feira (dia 31/8). No encontro, a pauta será a discussão da Grade Curricular. Na audiência com a equipe pedagógica da SEEDUC, do dia 25/8, foi apresentada uma proposta de manutenção da disciplina Educação Artística no segundo ano em 2018, já que a BNCC ainda não está pronta. Na reunião, o Sepe reivindicou que é preciso discutir a grade com todas as disciplinas e que iríamos apresentar proposta na próxima reunião com a Secretaria de Educação. Por isso, é importante que os profissionais interessados compareçam à plenária para que possamos debater a proposta que será apresentada para a SEEDUC.

No dia 25 de agosto o SEPE teve uma reunião com a equipe pedagógica da SEEDUC, debatendo a seguinte pauta:

1) Resolução 5538 - A SEEDUC informou que a resolução foi feita para atender solicitação da Comissão de Educação da ALERJ.

Reivindicamos a imediata revogação das resoluções 5538, 5531, 5532, 5533, o fim do fechamento de escolas, turnos e turmas, política de acesso e permanência. Cobramos os casos encaminhados ainda não solucionados, lotação. Pontuamos que não poderíamos tratar o problema de maneira individual, que a solução não poderia ser encaminhar lista e sim o fim das resoluções.

A SEEDUC informou que tinham alocação maior de professores do que o quantitativo de teto das escolas, gerando muitos servidores com a carga horária livre, mas que o melhor momento para informes sobre a resolução 5538 e as outras será no dia 30 de agosto, durante a audiência pública na Alerj.

A SEEDUC também afirmou que o período de otimização ocorre no início de cada semestre, tendo acabado agora. Portanto, NÃO haverá mais fechamento de turma. Reivindicamos que o ensino regular não pode passar por processo de otimização no segundo semestre.

2) DOC II - Cobramos mais uma vez o fim do desvio de função, de segunda habilitação forçada. A SEEDUC afirmou que irá levar esta reivindicação à Subsecretaria de Gestão de Pessoas.

3) Sobre os sábados letivos, a SEEDUC afirmou que dia 2 de setembro será o último. Reivindicamos o fim dos sábados letivos.

4) Sobre nomeação das direções eleitas - A SEEDUC afirmou que até o dia 1 de setembro todas serão nomeadas.

5) Matriz curricular - A SEEDUC apresentou proposta de manutenção de Artes no 2º ano em 2018, já que a BNCC ainda não está pronta. Reivindicamos que precisamos discutir a grade com todas as disciplinas e apresentaremos proposta na próxima reunião com setor pedagógico que ocorrerá na próxima sexta. Lembramos que é necessário marcar a reunião com a disciplinas de espanhol educação no campo. As representantes da SEEDUC concordaram e será marcada em setembro. O Sepe convoca para a Plenária para discussão sobre a Grade Curricular no dia 31 de agosto (quinta-feira), às 17h30m, no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 - 7º andar).

6) Sobre o CE LUIZ CARLOS DA VILA - fizemos a denúncia sobre o abandono do poder público com a Comunidade Escolar; mostramos as piscinas olímpicas interditadas que viraram foco de mosquitos da dengue; cobramos ações mais uma vez do Estado: que ele tenha um olhar cuidadoso com essas comunidades e não ter a política simples de fechamento de turmas, deixando vários alunos sem escola.

Dia da próxima audiência: sexta-feira (1/09), para apresentação da proposta da grade curricular de Arte e agendamento dos GTS Espanhol, Educação do Campo.

A direção do Sepe, mais uma vez, cobrou o fim do fechamento de escolas, principalmente os NEJAS, e que ocorra a consulta à comunidade escolar antes de qualquer medida arbitrária - fechar escolas é crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário