A
Mostra Internacional da Mulher Negra MIMUNEGRA- 2012 - A Mulher Negra em Cena
saúda Tia Ciata é a celebração da Resistência da mulher negra na cena teatral
brasileira. Celebração e indignação pela ausência de políticas públicas, que
valorizem suas histórias, trajetórias, que permitam que produzam, escrevam,
atuem e sejam capazes de sobreviver dignamente do ofício de ser artista.
Apesar
de todos os entraves, na década passada, exaustas do obscurantismo e descaso a
que estavam submetidas na cena teatral brasileira, mulheres negras artistas,
por iniciativas próprias, é importante ressaltar, por iniciativas próprias,
escreveram, dirigiram, atuaram e produziram espetáculos, resgatando para si o
protagonismo da cena.
No
intuito de celebrar, festejar e convidar para a reflexão toda a nossa sociedade
sobre a temática, será realizado no dia 18 de outubro de 2012 no horário das
15h Às 22h no Teatro Gonzaguinha, situado no Centro de Artes Calouste
Gulbenkian, localizado na Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro / RJ,
a II Mostra Internacional da Mulher Negra - Mimunegra
O
evento do ano passado contou com diversas personalidades presentes, e foi onde
pode comprovar que Mimunegra veio para ficar, mostrar e contribuir para uma
sociedade mais justa e igualitária.
Veja
as fotos: http://estimativa.org.br/home/index.php/multimidia/galeria-de-imagens/verlbum/5/cinemina/mimunegra-mostra-internacional-da-mulher-negra
Curta
nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/Estimativa-Page/222389237812025
Serviço:
Dia:
18 de outubro de 2012 (Quinta-feira)
Horário:
15h às 22h
Local:
Teatro Gonzaguinha - Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço:
Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI ( Em frente ao terreirão do Samba)
Entrada
Gratuita
Maiores informações: www.estimativa.org.br
_______________________________________________________________________
Após os 7 dias de Concertos
Interativos pelas escolas públicas do Rio de Janeiro, o Brasil de Tuhu vai
realizar três dias de Vivências Musicais. O intuito é estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música como prática coletiva.
A nossa proposta é fazer um bate-papo
musical com pessoas que estão à beira de enfrentar uma sala de aula com
crianças de todos os temperamentos. Cada criança reage de uma forma ao que lhe
vai ser oferecido e a nossa vontade é possibilitar essa relação entre professores
‘formandos’ e professores que já possuem uma prática musical coletiva em seu
cotidiano. Vamos conversar, exemplificar, mostrar possibilidades, mostrar
vídeos, conversar e ouvir.
Acreditamos que uma boa receita para
a musicalização infantil nas escolas é ouvir e ser ouvido. A busca do prazer
musical nas crianças deve ser incansavelmente perseguida e motivada e estamos
dispostos a trabalhar essa busca com quem quer de fato trabalhar com
educação musical, seja na escola, seja na vida. Estamos abertos a trocas, mais
do que a ensinamentos, e assim vamos construindo um fio condutor que nos
levará a uma proximidade maior com quem queremos trabalhar: as
crianças.
As vivências serão realizadas por Carla Rincón, Josiane Kevorkian e Bruno Jardim, com a proposta de abordar sempre a três itens básicos: audição, prática e escrita. Os oficineiros estão dispostos a mostrarem e discutirem fórmulas que
certamente farão das aulas de música nas escolas uma atividade muito mais
prazerosa.
Esperamos vocês!
DATAS:
24/10, 30/10 e 05/11
Horário: 18h às 21h.
Local: Universidade Estácio de Sá –
Rua do Bispo, 83 – Rio Comprido
Para se inscrever, basta preencher a
ficha de inscrição disponível no site www.brasildetuhu.com.br no post “Inscrições abertas para as Vivências Musicais do Brasil de
Tuhu”
A atividade é gratuita e as vagas são limitadas.
(Aguarde a
confirmação de sua vaga via email ou telefone).
Prazo de inscrição: de 09/10/2012 a 16/10/2012
Público: alunos e professores de pedagogia e música, professores em geral e
demais interessados no tema.
Veja o perfil de cada um dos
oficineiros:
Bruno Jardim - Licenciado em Música pela UniRio, diretor musical e
regente da Orquestra do Projeto Bem Me Quer Paquetá. É professor de Prática de
Conjunto na Casa de Artes Paquetá, no Instituto Zeca Pagodinho e no Segundo
Turno Cultural, projeto da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria
de Educação em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Carla Rincón - Primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali,
coordenadora pedagógica do Projeto Brasil de Tuhu – Concertos Interativos e do
Projeto social Mata Virgem. Atualmente, assina a condenação pedagógica dos
concertos interativos “Brasil de Tuhu” do quarteto Radamés e do projeto social
Mata Virgem em Xerém. No projeto Bem me quer Paquetá atua como
professora, implantando junto à comunidade o mesmo sistema musical que
propiciou sua aproximação à atividade sinfônica. Para esta nova geração de
pessoas e artistas, Carla Rincón, que regeu corais quando criança, exemplifica
com cada passo de sua trajetória o feliz encontro da música com a vida.
Josiane Kevorkian - Pianista, Master of Arts in Performance Studies -City University –
Londres UK. Diretora Cultural da Casa de Artes Paquetá e Coordenadora
Artística do Instituto Zeca Pagodinho. Josiane é membro-titular da Academia
Internacional de Cultura, recebendo em 2000 o prêmio “Troféu Mulher-2000″ e da
Academia de Letras e Música do Brasil, ambas com sede em Brasília. É Diretora
Cultural da Casa de Artes Paquetá – Prêmio Cultura 2011 do Governo do Estado do
Rio de Janeiro – Empreendedorismo Cultural – onde coordena o projeto Bem Me
Quer Paquetá (na Ilha de Paquetá) e Coordenadora Artística do Instituto Zeca
Pagodinho (em Xerém), trabalhando entusiasticamente pelo desenvolvimento
artístico e cultural de crianças e jovens, alunos das escolas municipais e
estaduais de ensino. Promove e participa de Concertos Didáticos para escolas
públicas do Rio de Janeiro através de parcerias com a Funarte e com a
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Desenvolve oficinas de música dentro do
Projeto Segundo Turno Cultural para crianças da rede municipal de ensino
fomentando o ensino das músicas nas escolas através de uma prática musical em
grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário