segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Vejam as Deliberações da Assembleia Geral da Rede Estadual, do dia 29 de agosto!

A assembleia da rede estadual, realizada no ISERJ, no último sábado (dia 29/8), aprovou uma campanha de mobilização dos profissionais de educação durante o mês de setembro. Intitulada como “Setembro de Luta Pela Valorização dos Profissionais de Educação da Rede Estadual”, a campanha inclui o seguinte calendário de luta:


- Durante todo o mês de setembro haverá mobilização, com corrida às escolas para esclarecer a categoria sobre as reivindicações da rede, com materiais que demonstrem que existem recursos no orçamento estadual para reajuste salarial para a Educação, inclusive materiais que subsidiem os profissionais no sentido de garantir seus direitos emrelação a temas, como os sábados letivos, planejamento nas escolas, autonomia pedagógica etc.


- O mês de setembro será também o mês de campanha para eleição de representantes de escola.


Veja as datas da mobilização definidas pela assembleia da rede estadual:


3 de setembro: Reunião com o conjunto de servidores públicos, no auditório do Sepe, às 18h.


7 de setembro: Participação dos profissionais da rede estadual no Ato “Grito dos Excluídos”, com panfletagem, faixas, etc.


9 de setembro: Plenária dos aposentados, no Sepe, às 10h.


14 de setembro: Plenária de funcionários da rede estadual, no Sepe, às 10h.


14 e 15 de setembro: Recreios estendidos para que os profissionais possam debater os eixos da Campanha Salarial e apauta de reivindicações e receberem todos os esclarecimentos com relação ao processo de negociação com o governador Pezão.


15 de setembro: Indicativo para que núcleos e regionais realizem as assembleias locais da rede estadual.


16 de setembro: Assembleia geral na ABI, às 11h. A partir das 16h, ato público na Alerj: Vamos Exigir Reajuste Já: AHora é Agora! Vamos às Ruas

Atenção Rede Estadual!

Vejam os orientações enviadas pela SEEDUC a respeito dos sábados letivos!

Orientações para os Sábados Letivos
Em atendimento à Resolução SEEDUC Nº 5.161 de 4 de dezembro de 2014 e cumprimento da Lei Nº 9.394/96 faz-se necessária a complementação de sábados letivos no 2º semestre. A equipe gestora, juntamente com o corpo docente possui autonomia para planejar as atividades que deverão ser realizadas nestes dias.
 Sábados Letivos previstos:
22/08, 19/09, 24/10, 14/11 e 28/11.
 Essas datas não poderão ser alteradas, exceto em caso de necessidade, comunicada previamente a Diretoria Regional.  
 O importante é que nesses dias ocorram atividades pedagógicas, com dias agradáveis e participação dos alunos. Lembramos que estas atividades devem estar articuladas à aprendizagem dos estudantes.  As Unidades Escolares que já oferecem projetos/programas regulares aos sábados devem conciliar as atividades dos mesmos com o sábado letivo.
Sugestões e orientações para os sábados letivos nas unidades escolares, a serem organizadas, em comum acordo, com equipe diretiva e professores.
 1- Por áreas de conhecimento:
1º sábado- Matemática
2º sábado- Linguagens
3º sábado- Ciências da Natureza
4º sábado- Matemática – com instituição do “Dia da Matemática” em toda a rede estadual de educação
5º sábado- Ciências Humanas
 2- Simulados e Olimpíadas Pedagógicas utilizando o Currículo Mínimo, Base Saerjinho e Saerj,
 3- Culminâncias de projetos, Feiras Integradas e outros,
 4- Ações de cunho esportivo e/ou cultural.
 ATENÇÃO!
Os professores que comprovadamente tenham, no ano de 2015, compromissos assumidos de formação em caráter de graduação, pós-graduação ou aperfeiçoamento em instituição de ensino devidamente certificada não devem ser convocados para lecionar nos referidos sábados.
Nos casos em que professores tenham faltas registradas em sua ficha de frequência por motivo de ausência nos sábados letivos para acompanhamento de formação, os referidos servidores poderão ter sua vida funcional regularizada por atuação de processo com solicitação de dispensa de ponto, desde que apresentem documentação comprobatória.
Agradecemos a parceria e atenção dos gestores escolares e desejamos um ano produtivo para todos!
Superintendência Pedagógica - SUPED
Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas - SUPGE
Superintendência de Administração de Pessoas - SUPAP


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vejam, no link, o que foi discutido na audiência do SEPE com o governador Pezão


Click aqui e leia

A Educação Especial e o uso das verbas na Rede Municipal do Rio

As escolas da Rede Municipal de Educação do Rio vivem dificuldades de toda ordem. Em 2015, está sendo praticada uma redução drástica da verba que as unidades costumam receber, ao longo de cada ano, para pequenas reformas, consertos, compra de material etc. Não haverá verba, sequer, para a Bienal do Livro! Apesar desse quadro de aparente falta de dinheiro, os materiais externos, como os livros de inglês, apostilas e provas continuam sendo muito bem pagos pela prefeitura, numa demonstração clara das opções que o governo municipal estabelece como prioritárias.

A situação é ainda mais grave quando se vive a realidade da Educação Especial e da inclusão, na rede. Alunos com dificuldades importantes de comportamento e mobilidade superlotam as salas de recursos que abrigam, muitas vezes, até 25 alunos ao mesmo tempo, com diferentes tipos de deficiência, sendo “atendidos” por um único professor, muitas vezes sem formação. A falta de mediadores nas turmas regulares compromete a qualidade da experiência de inclusão em sala de aula e nas provas externas. Falta um olhar mais sensível e responsável para esses alunos que precisam e têm direito a uma melhor estrutura e rede de apoio em suas escolas. A atual situação da Ed. Especial no ensino público do município é de total falta de dignidade e respeito aos alunos e seus familiares. É primordial que a categoria e a comunidade escolar não tenham uma postura condescendente em relação a essa questão. Vamos nos mobilizar também por esta causa, também por esta luta! Sempre juntos!

Visita à E.M. Leila Barcellos

No dia 20 de agosto, a coordenação da Regional VI – SEPE esteve na Escola Leila Barcellos, Cidade de Deus, para acompanhar a suposta denúncia de pressão e constrangimento sobre funcionários responsáveis pela confecção da merenda, após o episódio ocorrido no mês de julho em que 32 alunos saíram da escola, no final do turno, passando mal.
A escola ficou nos dias 15,16 e 17 e de 20 a 24 de julho com aulas suspensas para a apuração dos fatos e até o momento não há laudo definitivo sobre a causa da contaminação alimentar, contrariando informação divulgada pela imprensa.
Sobre a situação atual , a direção da escola e professora que estava presente durante a conversa informaram que todos os alunos receberam alta, passam bem e já retornaram à rotina escolar, exceto um por motivos particulares e que não há nenhum problema na realização da perícia com os funcionários
Também foi relatado que a comunidade apoiou a Escola no momento em que os alunos foram encaminhados para o hospital, auxiliando no transporte e contato com os responsáveis.
A escola, neste momento , encontra-se em sindicância.
A Coordenação da Regional continuará disponível e acompanhando este processo dando todo apoio necessário à comunidade escolar.

Mostra+Educação do Museu Bispo do Rosário - 29 de agosto, às 14h! Entrada franca!

Nos últimos dois anos, o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea tem desenvolvido uma série de ações voltadas para a difusão da memória da Zona Oeste, da Colônia Juliano Moreira, de Arthur Bispo do Rosário e da Arte contemporânea, apresentando-se como um equipamento potente de cultura na cidade, criando novos fluxos para a arte e fora dos eixos já estabelecidos.
Nesse contexto, a Ação Educativa do Museu tem atuado para aproximar comunidade, escolas e o público em geral da obra de Arthur Bispo do Rosário, empoderando principalmente moradores da Zona Oeste, parte do lugar em que atuamos.
No processo de escuta desse público, diversos instrumentos estão sendo desenvolvidos para auxiliar na difusão cultural e artística dos temas que permeiam a existência do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Na educação, o primeiro deles é a publicação Bispo para Educação, desenvolvido a partir da exposição Um Canto, Dois Sertões: Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira.
O material, composto por 11 pranchas em tamanho A3, com textos desenvolvidos pelo Museu e imagens em alta resolução de obras de Arthur Bispo do Rosário, será distribuído GRATUITAMENTE para educadores e tem como propósito contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos em ambientes formais e não-formais de educação, aproximando e discutindo questões ligadas à obra de Arthur Bispo do Rosário, à Arte contemporânea, à Colônia Juliano Moreira e à memória social de Jacarepaguá.
Confira aqui a programação do Mostra+ Educação, no próximo sábado, 29/8
14h - Pra que serve a escola?, da Cia de Arte Cadê
15h30 - Roda (des)educadora
16h30 - Coquetel de lançamento e distribuição de Bispo para Educação

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Atenção aos Informes!

Nesta terça-feira, dia 25 de agosto, o SEPE terá uma audiência com o governador Pezão. Todos os profissionais da rede estadual devem comparecer ao trabalho com roupas pretas - Dia de Luto!

Encontro de Lideranças de Aposentados - dia 25 de agosto, de 10 às 15h, no auditório do SEPE Central.

A Assembleia Geral da rede estadual será realizada no próximo sábado, dia 29 de agosto, às 14h, no ISERJ - Rua Mariz e Barros, 273 - Praça da Bandeira.
No próprio dia 29, pela manhã, será realizado o Conselho Deliberativo para a Assembleia Geral da tarde.

A Regional VI apresenta a composição de sua nova diretoria, eleita para o triênio 2015/2018

Coordenação Geral - Maria das Graças Oliveira Silva e Maria José da Conceição Lourenço.
Secretaria de Assuntos Educacionais e Aposentados - Elizete Morião de Carvalho e Felipe Mello Campos.
Secretaria de Cultura, Formação Sindical e Funcionários - Arlete Pereira da Silva e Maria Aparecida Rocha de Camargo.
Secretaria de Finanças - Ivano Costa Souza.
Suplente - Dorotéa Frota Santana.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Votação do PL “Escola sem Partido” sai de pauta! Mas voltará em duas semanas...

Nesta terça-feira, dia 18 de agosto, diretores do SEPE foram à Câmara Municipal acompanhar mais um dia de discussão do Projeto de Lei “Escola sem partido”, de autoria do vereador Carlos Bolsonaro. O vereador Jefferson Moura apresentou uma emenda, com 17 assinaturas, alegando a inconstitucionalidade do PL, fato que tirou da pauta a sua votação, que aconteceria nesse mesmo dia. Agora, temos cerca de duas semanas até que o PL entre em pauta novamente. 
Temos que fazer um grande esforço para reunirmos o maior número de pessoas que possam estar presentes no próximo dia de votação para pressionar os vereadores a votarem contra este PL, que pretende impedir a livre discussão e debate de diferentes ideias dentro de sala de aula.
No mesmo dia, também foi entregue ao líder do governo na Câmara uma cópia do ofício levado à SME, solicitando à secretária de Educação a abertura de diálogo com o sindicato, numa tentativa de mostrar à Casa que o sindicato está buscando abrir um canal de comunicação com o governo, que tem se mostrado intransigente, arrogante e insensível às dificuldades vividas pela categoria.

Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e Grupo THESE convidam para evento sobre a Geopolítica Europeia e Latino-americana

Conferências:
A DANÇA DAS MÁSCARAS. UM OLHAR SOBRE "A EUROPA"
José Barata-Moura
Professor Titular da Universidade de Lisboa
Ex-Reitor da Universidade de Lisboa

GEOPOLÍTICA LATINO-AMERICANA: PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS

Samuel Pinheiro Guimarães Neto

Embaixador e Ex-Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores
Ex-Ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

Dia 27 de agosto de 2015

UERJ MARACANÃ, AUDITÓRIO 11 - 1º ANDAR, ÀS 18H 30MIN


sábado, 15 de agosto de 2015

O SEPE CONVOCA A REDE MUNICIPAL PARA ACOMPANHAR A VOTAÇÃO, NA CÂMARA MUNICIPAL, DO PROJETO DE LEI QUE CRIA O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO, DE AUTORIA DO VEREADOR CARLOS BOLSONARO!

 O início da tramitação e discussão deste projeto de lei está marcado para esta quinta-feira, dia 13, com previsão de realização da primeira votação ainda neste mesmo dia. O projeto compromete a livre expressão de opinião, em sala de aula, além de limitar e até censurar o debate democrático e pedagógico sobre as diferentes ideologias presentes na conjuntura histórica nacional e internacional. Vejam o conteúdo deste projeto de lei...


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ATENÇÃO REDE ESTADUAL: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ SOBRE PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: DIA 12 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA, 10H!

Discussões e deliberações da Assembleia Geral da Rede Municipal (dia 08/08).
Informes :
1- Apresentação do resultado das eleições para o SEPE Central
2- Descontos da greve de 2014 - Campanha pública exigindo a devolução dos descontos, envolvendo entidades sociais como a OAB, ABI etc.
O desembargador chamou a atenção da prefeitura e está cobrando a devolução dos descontos.
A prof. Marcele recebeu a devolução integral dos descontos e o advogado Ítalo, baseando-se neste fato novo, abre processo para que a devolução seja estendida para os demais profissionais da educação.
3- Reestruturação das Escolas: A SME baseia-se em dados do Instituto Pereira Passos para a distribuição dos segmentos por região: 3 escolas de EDI, 3 escolas do primário e 2 do ginásio. É preciso convidar instituições públicas ligadas à educação a discutir a reestruturação proposta pela prefeitura.
4- Plano Municipal de Educação - Construção de emendas e apresentação aos vereadores e entidades relacionadas à educação. Participar das audiências promovidas pela Câmara Municipal, nas CREs, apresentando as questões referentes aos profissionais da educação. Participaremos da audiência pública de sexta-feira, dia 14, às 9 h, no ISERJ.
Na 7ª CRE, a discussão ocorrerá no dia 19/08.
4- O representante dos funcionários denuncia o uso de profissionais readaptados para substituir os porteiros e o prejuízo na saúde.
5- O Concurso de Agente Educador se aproxima e os funcionários reivindicam que seja exigido o Ensino Médio, com salário compatível e que a remuneração valorize o piso salarial, no lugar de gratificações. O representante informa que as próximas plenárias dos funcionários serão feitas nas regionais.
Propostas aprovadas na Assembleia:
· Moção de apoio aos 23 militantes que estão sendo punidos.
· Mapeamento das escolas que estão sendo e já foram reestruturadas
· Levantamento do déficit de professores e funcionários nas escolas.
· Reuniões com as comunidades para discutir a reestruturação.
· Plenária sobre violência nas escolas.
· Priorizar a discussão da autonomia nas escolas nas discussões do PME
· Campanha de filiação e representantes de escolas.
· Campanha da devolução dos descontos envolvendo as Instituições da OAB, ABI etc.
· Cobrança do reajuste
· Próxima assembleia deverá ser separada do Estado, no dia 12 de setembro
· Paralisação da Rede Municipal no dia da votação do PME
· A Assembleia decidiu pelo apoio às mobilizações dos trabalhadores, como a do dia 18 de agosto.

domingo, 9 de agosto de 2015

Informes Rede Municipal

Atenção Rede Municipal!
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara do Rio está organizando audiências públicas pelas CREs, para discussão do Plano Municipal de Educação.
A primeira, na 9ª CRE, reuniu cerca de 300 pessoas. Vamos defender que a diretoria do SEPE participe e aproveite estes espaços para reverberar a nossa pauta de reivindicações. Na sexta-feira, dia 07/8, acontecerá a audiência da 1ª CRE. No dia 14/08, devemos jogar peso na audiência da 2ª CRE, que acontecerá no ISERJ.
Vejam as demais datas:                         
3ª CRE - 21/08  
4ª CRE - 28/8  
5ª CRE - 04/09  
6ª CRE - 11/09  
7ª CRE - 18/09  
8ª CRE - 25/09  
É importante sinalizar que, diariamente, o SEPE cobra audiência da SME, através de telefonemas e ofícios, já enviando, inclusive, a pauta da audiência e a formação da comissão de diretores do sindicato, conforme solicitado pela secretaria.

Informes Rede Estadual

Atenção Rede Estadual!
Em Audiência Pública com a Comissão de Educação da ALERJ,sobre a política de saúde dos educadores da rede, ocorrida nesta quarta-feira, dia 05 de agosto,o SEPE  destacou, entre outras coisas, a questão do fechamento das perícias do interior do estado e as licenças médicas com o prazo de 120 dias, quando o servidor se vê obrigado à retornar ao seu local de trabalho, mesmo doente, com receio de perder sua origem. O deputado Comte Bittencourt, presidente da comissão de educação, se comprometeu em rever essa situação através de projeto de lei, o que poderá ser feito antes mesmo da audiência com o governador, marcada para o próximo dia 25. Também foi sinalizado o problema da obrigatoriedade dos atestados médicos serem somente da rede pública, mesmo quando se referem a poucos dias de faltas.

A SEDUC apresentou um quadro, pouco preciso, para afirmar que o número de licenças caiu, como um possível resultado de uma política de prevenção adotada pela secretaria, o que foi questionado, imediatamente, pelo SEPE e vários deputados.
A SEDUC apresentou, ainda, uma proposta de convênio com as prefeituras, onde as mesmas arcariam com os custos de manutenção das perícias locais, embora não haja nada, ainda, de mais concreto, nem previsão de começo, a não ser com a prefeitura de Resende.

Foi questionado e reivindicado:
1- perícia por polo e a cargo do estado (prefeituras já têm dificuldades de bancar o próprio sistema).
2- fim do limite de 120 dias de licença médica para não perder origem (Comte afirmou ser possível, inclusive sobre forma de lei, se o estado não resolver).
3- liberar apresentação de atestado - de até 3 dias - de médicos particulares.
4- estado apresentar a sua proposta de perícia médica, sob sua gerência.
5- envolver os sindicatos numa política pública de prevenção à saúde do trabalhador, com destaque para a síndrome de burnout. Montar um GT.
6- dados sobre o número de licenças no interior de professores e funcionários.

O SEPE espera por respostas até o dia 25/8, dia da audiência com o governador, momento em que aguarda, também, a proposta de índice de reajuste salarial para 2015.

A próxima Assembleia Geral da Rede Estadual está marcada para o dia 29 de agosto, quando serão levadas as questões discutidas com o governador, no dia 25.