Nos últimos dois anos, o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea tem desenvolvido uma série de ações voltadas para a difusão da memória da Zona Oeste, da Colônia Juliano Moreira, de Arthur Bispo do Rosário e da Arte contemporânea, apresentando-se como um equipamento potente de cultura na cidade, criando novos fluxos para a arte e fora dos eixos já estabelecidos.
Nesse contexto, a Ação Educativa do Museu tem atuado para aproximar comunidade, escolas e o público em geral da obra de Arthur Bispo do Rosário, empoderando principalmente moradores da Zona Oeste, parte do lugar em que atuamos.
No processo de escuta desse público, diversos instrumentos estão sendo desenvolvidos para auxiliar na difusão cultural e artística dos temas que permeiam a existência do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Na educação, o primeiro deles é a publicação Bispo para Educação, desenvolvido a partir da exposição Um Canto, Dois Sertões: Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira.
O material, composto por 11 pranchas em tamanho A3, com textos desenvolvidos pelo Museu e imagens em alta resolução de obras de Arthur Bispo do Rosário, será distribuído GRATUITAMENTE para educadores e tem como propósito contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos em ambientes formais e não-formais de educação, aproximando e discutindo questões ligadas à obra de Arthur Bispo do Rosário, à Arte contemporânea, à Colônia Juliano Moreira e à memória social de Jacarepaguá.
Confira aqui a programação do Mostra+ Educação, no próximo sábado, 29/8
14h - Pra que serve a escola?, da Cia de Arte Cadê
15h30 - Roda (des)educadora
16h30 - Coquetel de lançamento e distribuição de Bispo para Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário