quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CARTA DOS PROFESSORES DA E.M. FRANCISCO CAMPOS EM APOIO À DIREÇÃO

Carta dos professores da Escola Municipal Francisco Campos à comunidade escolar


"Os profissionais da Escola Municipal Francisco Campos (Grajaú) querem expressar seu apoio à Direção desta unidade escolar, a respeito do seu posicionamento diante do aluno e seu responsável, sobre a entrada do mesmo na unidade sem estar devidamente uniformizado, e com boné, exigência esta orientada pelas instâncias superiores (Resolução SME Nº 1074, DE 14 DE ABRIL DE 2010). Vale lembrar que confirmado por professores e funcionários presentes, em nenhum momento houve desrespeito, desacato ou qualquer tipo de atitude preconceituosa por parte da diretora. No entanto, da parte do responsável que acompanhava a criança, como declarado pelo responsável ao portal G1 Eu discuti, falei palavrão feio para ela, eu admito...”, fato presenciado por outros responsáveis e também profissionais da Unidade.
 "Em nossa escola agimos a todo o momento oferecendo a todos os alunos um tratamento igualitário, onde nãoconcordamos com distinções de qualquer natureza e prezamos por uma educação inclusiva.
 "Enquanto profissionais da educação queremos deixar claro que nosso trabalho e 

 Esforço cotidiano primam pela educação de qualidade, respeito ao próximo e as diferenças, diálogos constantes e combate a todo tipo de intolerância. "Esperamos que a verdade dos fatos seja esclarecida para a sociedade em geral que sempre demonstrou apoio ao ensino de qualidade, valor intensamente defendido por nós profissionais da Escola Municipal Francisco Campos".

Um comentário:

  1. O povo da religião de candomblé tem uns preceitos a cumprir, quando está de quelê, sabemos que de axé para axé muda alguma coisa, porém o sentido é sempre o mesmo.

    21 dias ou 3 meses de preceito?
    A- 3 meses de preceito, durante a iniciação e 21 dias no caso de obrigação de 1, 3 e 7 anos.
    O Quelê
    Ele é o símbolo de aliança com orixá. Suas contas e firmas tem todo um significado. Geralmente são 21 contas e 7 "pernas". as 21 contas são referentes aos 21 dias que o yaô carregará e 7 "pernas" ou fios, fazem simbologia aos 7 anos que o yaô estará em estado de aprendizagem. O quelê também dizia os antigos protegia e acompanhava o resguardo desse filho e caso ele quebrasse algum fio ou estourasse, poderia ser porque o filho quebrou alguma ewó (quizila) ou alguma energia muito ruim pelo qual o yaô passou e foi protegido.

    O Branco
    A cor branca no candomblé, é marcante, ela representa a paz, a mudança e principalmente a transformação. Pois segundo as lendas, ser iniciado no orixá, é ganhar um novo destino. Eu já vi casos de zeladores que quebram o branco, para que o filho passa trabalhar. Caso o yaô trabalhe em um lugar que tenha uniforme ou algo assim, acho que o zelador tem que ter o bom senso, mas saindo dali, o yaô deve colocar a sua roupa branca, cobrir sua cabeça e colocar seus fios de conta sim. E hoje como tantas lojas de departamento, temos uma variedade enorme de roupas brancas, assim não tem como ficar mal vestido ou não encontrar roupa.
    As instituições deveriam entende, que como os Judeus e Muçulmanos usam o Solidéu. Nós precisamos usar o Ojá na cabeça e modernamente substituido pelos bonés e iketes.

    Reinaldo Sant´ ana

    ResponderExcluir