Mais de 2 mil escolas fluminenses e capixabas
poderão inscrever seus planos de atividade cultural do Programa Mais Cultura
nas Escolas, que será lançado em Brasília no dia 10 de setembro. A Secretaria
de Políticas Culturais do MinC, através das Representações Regionais, vai
promover reuniões de mobilização para orientar as escolas na elaboração de seus
planos e no processo de inscrição.
No total, 1746 escolas municipais e estaduais em 65
municípios fluminenses e 326 escolas de 36 municípios capixabas, participantes
dos projetos Mais Educação e Ensino Médio Inovador, poderão se inscrever no
programa, uma parceria entre os Ministérios da Cultura e da Educação.
Investimento
Este ano, cinco mil escolas públicas
de todo o país serão selecionadas para participar do Programa Mais Cultura nas Escolas. Serão investidos R$ 100 milhões no
programa e cada escola selecionada receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, de
acordo com o número de alunos registrados por cada uma no Censo 2011.
Os recursos serão pagos em parcela única
através do Programa Dinheiro Direto na Escola/FNDE.
As escolas deverão desenvolver
atividades culturais e artísticas contínuas, por um período mínimo de seis
meses, em articulação com o projeto pedagógico da instituição.
Os planos de atividades culturais serão elaborados
em conjunto pela escola e uma pessoa física ou jurídica ou grupo cultural
parceiro. Poderão ser parceiros artistas, pontos de cultura, espaços e grupos
culturais diversos, bibliotecas e museus, que desenvolvam trabalhos nas áreas
de artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, cultura afro-brasileira,
culturas indígenas, dança, livro e leitura, moda, música, teatro e patrimônio
material e/ou imaterial.
Tanto a escola quanto o parceiro só podem
apresentar uma proposta. Os planos podem adotar um dos nove eixos temáticos a
seguir: residência de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas;
criação, circulação e difusão da produção artística; promoção cultural e
pedagógica em espaços culturais; educação patrimonial – patrimônio material e
imaterial, memória, identidade e vínculo social; cultura digital e comunicação;
cultura afro-brasileira; culturas indígenas; tradição oral; e educação museal.
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