terça-feira, 21 de março de 2017

SEPE TEVE AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO DIA 16/3



A direção do Sepe teve uma audiência com o secretário municipal de Educação, César Benjamin, no dia 16 de março. Veja o que foi discutido na reunião:
1- Abono da greve
O Secretário afirmou que não vê nenhum problema com a solicitação de abono para fins funcionais das faltas das greves de 2013/2014 e todas as paralisações. O Secretário disse que levará a solicitação ao prefeito, a quem caberá a palavra final.
2-DEVOLUÇÃO DOS DESCONTOS
O secretário afirmou que não será possível a devolução em 2017, por causa dos problemas de caixa do município. A direção do SEPE argumentou que essa é uma dívida do município com a categoria e que vários profissionais enfrentam problemas financeiros, por causa desses descontos realizados de forma totalmente ilegal.
3- PRÉ-ESCOLA
O secretário relatou que é inaceitável a existência de turmas com 25 alunos na faixa etária de 4 anos com apenas um regente. Ele informou que irá convocar professores para resolver o problema.
3- SITUAÇÃO DAS MERENDEIRAS-
César Benjamin concordou que as merendeiras atuam sem condições ideais de trabalho, adoecendo após cinco anos de exercício da função e que a tarefa das mesmas não é de merendeiras e sim de cozinheiras. Ele informou que está estudando uma solução para a situação delas e pediu um prazo até abril. A direção do SEPE fez um histórico da situação desse segmento da categoria e a sua luta para serem reconhecidas como cozinheiras, pois é o que elas são na prática e reforçou os problemas sofridos pelas readaptadas. Outra questão tratada foi com relação à reivindicação de 30 horas para todos os funcionários. O secretário informou que irá marcar uma reunião com uma comissão de funcionários proposta pelo SEPE para abrir um diálogo e ouvir as propostas desse setor.
4 - CARTEIRA FUNCIONAL
O SEPE pautou a necessidade da carteira funcional para todos. Benjamin se comprometeu em verificar esta questão.
5- CHAMADA DE CONCURSADOS
O secretário informou que pretende fazer nova convocação, já que, só nesse ano, 500 professores se aposentaram. Mas Benjamin explicou que ainda não pode adiantar a data desta convocação, por causa da situação financeira do município. A direção do Sepe argumentou que o prazo do concurso expira no mês de abril e, portanto, essa chamada tem que ser feita com urgência. Ele solicitou à sua nova chefe de gabinete, professora Talma, que recebesse o levantamento feito pelo SEPE, apontando a carência de professoras em várias CREs. Informou também que a chefe de gabinete também está fazendo esse levantamento de carências junto às CREs e que informará ao sindicato sobre o resultado desta pesquisa.
O SEPE denunciou a informação de que a Secretaria Municipal de Cultura contratará um ator para trabalhar como professor de artes cênicas da rede. O secretário afirmou desconhecer o fato e disse que o mesmo não tem relação com a convocação de concursados. O SEPE afirmou ser contrário aos contratos e defendeu concurso e convocação dos concursados.
6 - 1/3 DE PLANEJAMENTO
Cobramos a participação do SEPE nas discussões do GT organizado pela SME e CREs. O secretário vai organizar projeto sobre o 1/3 e vai chamar o SEPE em abril para apresentar o planejamento. Reafirmamos que o 1/3 é Lei e precisar ser cumprido imediatamente.
7 - ABONO DE PONTO PARA O SEMINÁRIO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Solicitamos abono de ponto para as CREs que tiveram a participação acima de 10 profissionais no Seminário do SEPE sobre a Reforma da Previdência (dias 8 e 9/3). O secretário concordou com a solicitação e o SEPE enviará a listagem para que seja processado o abono de ponto.
8 - REESTRUTURAÇÃO
Mais uma vez denunciamos os vários problemas causados pela reestruturação, principalmente no decorrer do ano. Professores estão perdendo seu direito de origem. Apresentamos a relação dos problemas de várias escolas e o secretário orientou que a professora Talma acompanhassse a situação. O Sepe solicitou uma reunião com o secretário e equipe para tratar exclusivamente sobre o turno único.
Ao final da audiência, formalizamos mais uma vez a necessidade de audiência com o prefeito Marcelo Crivella e informamos sobre a campanha salarial dos profissionais de educação em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário