segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

URGENTE!

SME IGNORA FÓRUM E REAPRESENTA PROPOSTA DE HORA/AULA DE 60 MINUTOS
Apesar de todas as discussões realizadas nos encontros do Fórum do 1/3, com a presença do sindicato e de representantes das CREs, SME, funcionários, professores e diretores, a proposta de aumento do tempo de aula para 60 minutos, apresentada pela SME e rejeitada pela maioria dos participantes do fórum, será reapresentada a todas as unidades, nos Conselhos de Classe, a partir deste dia 1º de dezembro, e oferecido um link para que as pessoas possam manifestar sua opinião, através de voto.
Convocamos todos os companheiros educadores a manifestarem sua indignação ao desrespeito que esta atitude representa ao processo de discussão e formulação de propostas que estava em curso no Fórum. O sindicato, através de assembleias e plenárias específicas sempre representou o posicionamento da categoria na urgência do cumprimento da Lei do 1/3 e na formulação de propostas que levassem em conta a qualidade da prática pedagógica das escolas, com o apoio da maioria dos participantes do Fórum.
O SEPE é contrário à matriz com hora/aula de 60 minutos porque aumenta a sobrecarga de trabalho (mais alunos, mais turmas, mais planejamentos, mais provas para corrigir) e empobrece o currículo de nossos estudantes.
Os estudantes da rede municipal têm hoje, nas escolas de horário parcial, 25 tempos de 50 minutos que totalizam 1.250 minutos. 25 tempos semanais totalizam 100 tempos em 4 semanas.
Com essa matriz de 60 minutos, esses mesmos estudantes passarão a ter 20 tempos semanais de 60 minutos, totalizando 1.200 minutos. Ou seja, 50 minutos a menos por semana. É bom saber que 20 tempos semanais totalizam 80 tempos em 4 semanas.
Essa proposição reduz a matriz em tempos semanais e, com isso, nossos alunos poderão ter dois meses a menos de tempos de aula. Disciplinas importantes no currículo como História, Ciências e Geografia perdem 30 minutos de aula por semana, 120 minutos por mês, aproximadamente 855 minutos por ano! Tal medida prejudica o currículo e impossibilita trabalhos diferenciados em sala de aula.
Defendemos a matriz com hora/aula de 50 minutos, respeitando um consenso construído com todos os conselhos participantes do Fórum,além de CEs mensais e CEs parciais, previstos no calendário anual, com garantia de recesso de 2 semanas no mês de julho e o cumprimento do restante do 1/3 fora da unidade.


NÃO À MATRIZ DE 60 MINUTOS PARA HORA/AULA!



NÃO À MUDANÇA DA MATRIZ POR QUESTÕES APENAS ECONÔMICAS!

SIM À VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA!
SEPE - Regional VI Barra / Jacarepaguá / Recreio / Vila Valqueire

Nenhum comentário:

Postar um comentário