sexta-feira, 23 de setembro de 2016

GT de Artes teve reunião dia 16 de setembro!

Participaram da Audiência: Coordenação Geral do SEPE/RJ, cinco professores de Artes e seis representantes da SEEDUC.
A Audiência foi iniciada com os professores de Arte fazendo um histórico das Plenárias e discussões feitas, assim como da importância dessa disciplina, inclusive no seu papel interdisciplinar no processo de formação dos estudantes. O papel central dessa como formuladora de perspectiva para esses estudantes, especialmente na conjuntura atual. A seguir foi feita toda uma argumentação construída ao longo desse período para manutenção da disciplina com dois tempos em todas as séries. A argumentação foi calcada em leis como, por exemplo, a LDB. A seguir foi, mais uma vez, apresentada toda documentação e proposta de grade curricular com seu embasamento teórico e legal.
Ao final do debate, a SEEDUC concordou em fazer, já para o final de setembro, uma nova reunião para dar respostas à proposta apresentada pelos professores de Arte e pelo SEPE/RJ. A reunião foi marcada para o dia 28 de setembro.
A direção do Sepe solicitou que fosse feita uma circular, explicando que a mudança da grade de Arte só ocorrerá a partir de 2018, ao contrário do que afirmam algumas direções. Portanto, a origem dos professores de Arte está mantida. Reforçamos, mais uma vez, a exigência de Arte em todas as séries.
Após a reunião de Arte, a direção pautou várias questões que estão atingindo a categoria:
a) Desconto de greve - A SEEDUC informou que essa questão somente será discutida com o Secretário e que o mesmo irá nos receber, mas ainda não fechou data. Insistimos que a resposta seja ainda essa semana e que ocorra antes da Assembleia. Cobramos também a questão dos professores que levaram código 30 no mês de agosto. Também será tratado com o secretário. Nos casos em que direções colocaram abandono de cargo, a SEEDUC irá ligar direto para a Metro para verificar o que aconteceu.
b) Desconto indevido no pagamento de agosto - Cobramos que os valores descontados INDEVIDAMENTE e devolvidos na sexta passada estavam errados. Os profissionais receberam metade do salário pois foi descontado, de novo, alimentação e passagem. A SEEDUC afirmou que foi erro sim e que será devolvido. Pressionamos para que essa devolução seja rápida pois os professores estão em grandes dificuldades com esse desconto. Ainda nesse ponto cobramos que alguns profissionais não receberam nenhum valor de devolução até o momento! SEEDUC solicitou envio dos contracheques para agilizar o processo de resolução dessas situações.
c) Remoção - Orientação continua sendo: fazer o termo de compromisso e garantir sua vaga na escola desejada. O termo precisa ser entregue nas Metros.
d) Conselho Indígena - Até semana que vem será publicado em D.O.
DENÚNCIAS
A direção do SEPE/RJ formalizou junto a SEEDUC denúncias sobre a Metropolitana Centro Sul, que está sob a coordenação da professora Mirella. A direção denunciou que essa Metro está agindo de forma extremamente autoritária, desrespeitosa e tratando a reposição como punição aos grevistas. Lembramos que a greve é um direito garantido pela Constituição e reposição é compromisso dos profissionais de educação com a comunidade escolar, mas - ao que parece - essa Metro entende que grevista tem que ser punido o que fere a democracia e o direito de greve.
A direção do sindicato também formalizou denúncia com relação a Serrana II pelo mesmo autoritarismo. A SEEDUC se comprometeu em verificar essas situações de assédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário