quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Reestruturação da Rede Municipal de Ensino


A Secretaria Municipal de Educação pretende realizar uma reestruturação na rede municipal de ensino, já a partir de 2013. A iniciativa prevê o remanejamento de turmas inteiras de uma escola para outra, em função de uma nova divisão das unidades em três tipos: A Casa de Alfabetização, que atenderia da Ed. Infantil ao terceiro ano, o Primário Carioca, que atenderia do quarto ao sexto ano e o Ginásio Carioca, que atenderia do sétimo ao nono ano.
Além de implicar na remoção forçada de professores e alunos, desfazendo equipes de profissionais e separando crianças de uma mesma família (muitas vezes, o irmão mais velho leva os mais novos para a escola), coloca o sexto ano como parte do Primário Carioca, com atendimento feito por professores docentes II, que não têm formação para dar conta das diversas disciplinas ensinadas, hoje, por professores com licenciatura plena específica. Como se não bastasse, ainda há a ameaça de algumas escolas não abrirem matrícula para classes especiais.
A forma arbitrária como a Secretaria Claudia Costin conduz sua prática, ignorando e desqualificando a realidade das escolas e seus diferentes atores, denuncia como a SME está voltada para objetivos externos à Escola Pública, na tentativa de submetê-la às necessidades das empresas e do mercado.

O Sindicato convoca a todos para:

- Denunciar à Regional ou ao SEPE Central os casos de escolas que não abrirem matrículas para classes especiais, para que o fato seja levado à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores.

- Participar do Conselho Deliberativo ampliado, no dia 7/11, às 18h, no SEPE Central, para avaliação da situação e planejamento de ações de resistência contra a reestruturação da rede municipal.

Endereço do SEPE Central: Rua Evaristo da Veiga, 55, 7º andar – Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário